Como Aprender a Fazer Crochê

Como Aprender a Fazer Crochê?

A arte do crochê é uma habilidade que, após ser aprendida, você leva para o resto da vida. Essa habilidade vitalícia te assegura não só um passatempo, como uma atividade que pode produzir presentes, itens para casa, além de uma fonte extra de renda.

Mas, para iniciantes, o mundo do crochê é uma imensa gama de possibilidades. São muitos tipos de técnicas, agulhas, linhas, pontos e tendências. No meio desse furacão de informações, é importante se organizar. Neste guia, criamos um pequeno plano com algumas dicas para você, iniciante do crochê, ficar expert nessa área.

O que é, afinal, o crochê? 

O crochê é uma técnica de artesanato que emprega agulhas e fios/linhas para a produção de tecidos. A agulha tem um gancho usado para entrelaçar os laços, formando os chamados pontos. A junção de pontos formam os tecidos texturizados.

O que eu preciso para começar?

Felizmente, o material para fazer crochê é bem acessível. Você precisa, para iniciar, um kit básico contendo três materiais: agulha de crochê, linha de crochê e uma tesoura afiada.

Como escolher a agulha?

O primeiro passo para começar a aprender o crochê é ter os materiais necessários. No geral, o material para fazer crochê é muito barato.

O item cujo investimento mais vale a pena é a agulha. Existem muitos tipos, formatos e tamanhos de agulha. É fato que, com o tempo, você pode ter mais de uma agulha – e algumas pessoas até mesmo colecionam.

O fato é que, pelo menos para iniciantes, é recomendado que se utilize uma agulha de alumínio, uma vez que ela permite um melhor deslize entre os fios.

Como segurar o fio de crochê? 

O fio deve ser segurado enrolando nos dedos da mão, passando o fio sobre o dedo mindinho, o terceiro e o médio.

Qual é a forma certa de segurar a agulha do crochê? 

A forma com que você segura a agulha faz toda a diferença na precisão de velocidade com que você dá os pontos. O ideal é segurar a agulha tal como você estivesse segurando uma caneta, com o polegar e o dedo indicador.

O ideal é que você encontre uma posição que fique confortável. Não existe um jeito mais correto, uma vez que isso pode ser muito individual.

Como fazer um nó corrediço? 

A primeira coisa que você precisa aprender, no mundo do crochê, é o nó corrediço. Ele serve para que você inicie os trabalhos, prendendo o fio a agulha. Não se preocupe se você não conseguir fazer nas primeiras vezes, uma vez que, com a experiência, você pode chegar a perfeição.

Quais pontos preciso aprender? 

Existem muitos tipos de pontos no crochê. Alguns são mais simples e versáteis, enquanto outros podem ser mais complexos e reservados aos artesãos mais experientes.

Um primeiro ponto que você deve aprender é o ponto corrente. Certamente, essa é uma das primeiras técnicas que as pessoas aprendem quando se introduzem ao mundo do crochê. Ele é um ponto básico, geralmente abreviado como “ch” em livros de crochê.

Depois de aprender o ponto corrente, você pode seguir para pontos mais sofisticados, como o ponto de crochê único, que é abreviado nos livros como “sc”.

Após aprender a fazer alguns tipos de pontos, você já consegue seguir padrões de crochê. Os padrões podem ser encontrados pela internet, em blogs de outros artesãos, redes sociais, buscadores, como também podem ser comprados em livros de gráficos vendidos pela internet.

O que são gráficos de crochê?

Os gráficos são ferramentas indicativas durante a produção de peças de crochê. Eles trazem pontos, padrões e guias para que as peças sejam replicadas corretamente.

Para fazer peças mais básicas, você pode conseguir sem utilizar gráficos, apenas usando técnicas de pontos. Caso queira confeccionar peças mais complexas, precisa ir para os gráficos.

Canhotos podem fazer crochê?

Se você é canhoto, saiba que você também pode fazer crochê. Existe um mito de que canhotos teriam mais dificuldade. Para falar a verdade, isso já foi uma realidade, uma vez que os gráficos e pontos foram desenvolvidos por pessoas destras. Hoje, existem programas, aplicativos e livros de gráficos especialmente adaptados para pessoas canhotas.

Dicas para Iniciantes no Crochê

  • Comece pelas peças que você mais gosta. Curte decoração? Começa com peças decorativas de crochê. Curte moda? Comece fazendo roupas. Começar pelo o que você mais gosta vai te surpreender e te ajudar a motivar durante o processo de aprendizagem.
  • Compartilhe suas produções em redes sociais como o Tumblr e o Pinterest, onde você encontra outros artesãos que também compartilham seus trabalhos e podem trocar ideias sobre essa velha arte.
  • O melhor fio para começar é o fio de acrílico, que costuma ser bem afiado e não se separar facilmente, facilitando o trabalho do artesão iniciante.
  • Uma forma legal de aprender a ler gráficos é acompanhá-los juntamente a artesãos que reproduzem o trabalho em vídeos do YouTube.

Boa sorte em sua jornada!