Alergia a maquiagem

Alergia a maquiagem : O que você deve saber

Quais os sintomas de alergia a maquiagem?

Você tem ideia de quais sejam?

Para saber, com certeza, se você possui ou não possui esse tipo de alergia na pele, é preciso que você aprenda a diferenciar a alergia que é chamada de dermatite de contato alérgica de uma irritação que é chamada de dermatite de contato irritativa, que ocorre após o contato com a maquiagem.

Saiba que a irritação que é provocada pela maquiagem é localizada e se deve a sensibilidade da sua pele. Os sintomas são, por exemplo: coceira, queimação, sensação de picadas e até mesmo inchaço, que surgem geralmente minutos após os cosméticos aplicados no rosto ou na região onde a pele é bem mais sensível.

Quais providências tomar quando você tem alergia a maquiagem?

Inicialmente as medidas que você deve tomar para poder conter a irritação são as seguintes: fazer a remoção de forma imediata do produto do seu rosto, lavar com água em abundância e se estiver à disposição aplique um hidratante que seja hipoalérgico, mas, o mais recomendado é que você seja examinada por um dermatologista ou por um alergologista.

A alergia a maquiagem, no geral, surge de 12 a 48 horas após o uso do produto, entretanto ela pode ocorrer de forma imediata, se você estiver muito sensível pelo contato anterior com os produtos. Ocasionalmente os sintomas se espalham para além da área onde foi feita a aplicação do produto.

O sintoma mais comum é a coceira que geralmente aparece após a aplicação do produto na pele. Uma dica é fazer um pequeno teste com a amostra da maquiagem em uma região da sua pele e caso chegue a coçar não utilize mais.

O inchaço é um dos sintomas causados pela alergia a maquiagem podendo ser percebido nos lábios quando você utiliza batom ou nos olhos quando você aplica uma sombra, um rímel ou um lápis de olhos. A descamação da pele por sua vez é também um dos sintomas da alergia a maquiagem e acontece quando você aplica uma base ou um pó compacto, por exemplo.

Fique atenta e tome muito cuidado com os produtos que causam alergia a maquiagem e esses tipos de reações, pois, além deles darem um aspecto feio ao seu rosto por descamar, ele ainda deixa o local desprotegido totalmente.

Saiba o que fazer para evitar à alergia a maquiagem

Primeiramente leia sempre o rótulo da maquiagem, procure observar a data de validade, verifique se ele é indicado para as pessoas que possuem alergia, e caso não possua um tipo de indicação, escolha outro produto e evite as suas crises de alergias, como a dermatite de contato.

Procure adquirir produtos que sejam hipoalérgicos, procure tirar a maquiagem antes de ir dormir, tenha cuidado com as marcas que você não tem conhecimento algum sobre ela.

Tratamento das lesões de pele causadas pelo quadro alérgico

Primeiro, retire todo o produto de sua pele

Após, pode-se aplicar um creme hidratante

Se os sintomas forem intensos, uma pomada de corticoide pode ser aplicada no local 1-2x/dia até melhora.

Antialérgicos orais podem aliviar a coceira também

Caso não melhor, procure uma alergista