sintomas da má circulação nas pernas

Quais os sintomas da má circulação nas pernas e como tratar?

Você saberia identificar os sintomas da má circulação? A verdade é que a grande maioria das pessoas não entende o quão grave pode ser essa doença. Fato é que, a fim de garantir e preservar a sua saúde, é essencial manter atenção nestes sintomas.

Muitos acreditam que a má circulação se resume a dor, cansaço e sensação de peso ou formigamento. De fato, estes até podem ser sim alguns dos sintomas. No entanto, resumir toda a doença apenas nisso, é um erro gigante.

A verdade é que a má circulação pode se apresentar de diferentes modos a cada paciente. Por isso, deve-se saber identificar os sintomas o quanto antes. Afinal de contas, quanto antes se reconhece o problema, antes se tem o diagnóstico.

Por consequência, o médico é capaz de indicar o tratamento mais adequado para cada situação. E, quanto antes se começa a tratar, a recuperação tende a ser muito mais rápida. Então, entender melhor sobre esse assunto é essencial.

No entanto, para além de saber os sintomas, você também deve saber quais são os possíveis riscos ou mesmo quais são as melhores formas de tratar esse problema. Fora isso, será que se trata de um problema que tem ordem genética?

Ou ainda, quais são as melhores formas de evitar ter má circulação? Essas são apenas algumas das perguntas mais comuns a respeito desse assunto. Sendo assim, se você quer saber todos os detalhes a respeito desse problema, é só se manter nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa.

O que é má circulação?

É comum que as pessoas associem esse problema a dor e formigamento, além de outras sensações que são desconfortáveis. E, de fato, esses são alguns dos sintomas básicos da má circulação. Mas você saberia dizer a razão para isso? Muitas pessoas procuram por um ortopedista sem nem compreender direito o assunto.

Para entender melhor sobre o que é má circulação, deve-se ter alguns ensinamentos básicos. Em suma, o sangue passa por todo o nosso corpo e, junto dele, leva nutrientes e oxigênio, os quais são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O coração é o órgão principal que impulsiona o sangue para todo o corpo, por intermédio de um sistema de tubos, ou artéria, como é o nome técnico mais adequado. As artérias estão presentes em todo o corpo, a qual se divide para poder manter todo o corpo nutrido.

É responsabilidade das artérias nutrir ossos, pele, músculos etc. Contudo, à medida que chegam aos capilares, tornam-se mais finas. Então, ao chegar nos capilares, o sangue volta ao coração mas, dessa vez, pelas veias.

Ao fazer esse trajeto, o sangue é bombeado para os pulmões, oxigenado. Então, o ciclo recomeça. O sangue deve voltar das pernas para o coração, contra a ação da gravidade. Contudo, ao movimentar as pernas, contraindo-as, há compressão das veias.

Ou seja, o coração no interior é empurrado no sentido do coração. Ademais, a panturrilha também funciona como uma bomba, a fim de impulsionar o sangue de volta. Então, a má circulação pode acontecer de várias formas.

Desde o coração, artérias, capilares, veias ou falta de movimento das pernas, devido a alguma lesão muscular. No entanto, o mais comum é que isso ocorra devido alguma doença que afeta artéria e veias.

O que pode causar má circulação nas pernas?

Caso você já tenha passado por uma cirurgia no ombro, sabe que há vários problemas que podem acometer a articulação. Então, em relação às pernas, isso não é nem um pouco diferente, por mais que dificilmente precise de cirurgia.

Contudo, uma coisa que você precisa saber sobre esse assunto é que a grande parte das doenças que causam má circulação tem uma ordem hereditária. Então, se alguém da sua família já teve alguma doença parecida, as chances de você ter, são maiores.

Então, dentre as principais doenças que causam má circulação, podemos citar as seguintes:

Aterosclerose

Nada mais é que uma inflamação, a qual tende a formar placas de gordura, cálcio e outros elementos no interior das artérias. Ou seja, isso impede com que o sangue circule da forma correta, o que acaba por resultar na má circulação.

Gravidez

Às vezes, o motivo de uma pessoa sofrer de má circulação é pelo fato de estar grávida. Mas por que isso acontece? Porque, quando a mulher está grávida, há uma maior produção de líquidos, a fim de manter a irrigação da placenta.

Ou seja, isso acaba por dificultar um pouco o trabalho das veias, o que já contribui um pouco para a má circulação. Ademais, é durante a gestação que se produz o hormônio relaxina, o qual provoca a dilatação das veias, o que também dificulta o retorno do sangue ao coração.

Envelhecimento

É normal que algumas partes do nosso corpo se degenerem. Esse é um processo do qual todos estão suscetíveis. E nem os vasos sanguíneos estão imunes a isso. Por isso, à medida que envelhecemos, o mesmo ocorre com os nossos vasos.

Inclusive, esse é o principal motivo pelo fato de pessoas mais velhas serem as que mais sofrem de má circulação. Então, saber como evitar esse problema é essencial para todo mundo.

Excesso de peso e sedentarismo

Quando não há movimentação nas pernas, o sangue volta ao coração com muito mais dificuldade. Por isso, pessoas que são sedentárias ou têm excesso de peso, estão mais suscetíveis a sofrer desse problema.

Anticoncepcional

O anticoncepcional possui uma quantidade elevada de hormônios. Por isso, aumenta os riscos de a mulher desenvolver trombos, os quais afetam de forma direta na circulação, o que pode ocasionar algumas dores. Inclusive, devido a isso, algumas mulheres recorrem à acupuntura.

Quais são os sintomas mais comuns da má circulação?

Se você faz uso de forma constante de anticoncepcional, tem excesso de peso ou mesmo tem alguém na família que sofre de má circulação, é essencial saber identificar quais são os sintomas. A verdade é que eles podem ser bem distintos.

Assim como há aqueles que sentem dor, há pacientes que apenas sentem um certo desconforto ou formigamento. Então, para configurar um quadro de má circulação, não necessariamente se deve apresentar todos os sintomas. Dito isso, os mais comuns são:

  • Varizes;
  • Inchaço na região das pernas;
  • Cansaço de forma constante;
  • Formigamento nas pernas;
  • Pés e tornozelos inchados;
  • Sensação de peso nas pernas.

Não podemos deixar de citar que, em alguns casos, o paciente ainda pode ter manchas marrons na pele ou nas pernas. E, por conta disso, muitos tendem a procurar por uma clínica dermatológica Goiânia, a fim de saber do que se trata.

Além do mais, quando ocorre nas artérias das pernas, outros sintomas são:

  • Dor ao caminhar;
  • Pés frios e pálidos;
  • Feridas nas pontas dos dedos, pés e canelas.

Você pode gostar também: Como melhorar a qualidade de vida? Confira as dicas

Como evitar a má circulação?

Se você já tem uma certa predisposição genética a ter esse problema, é essencial tomar todas as atitudes a fim de evitar desenvolver. Por isso, ter alguns hábitos saudáveis, bem como mudar a alimentação, é fundamental.

Então, se você quer de fato saber como evitar a má circulação, algumas atitudes que você deve adaptar ao seu dia a dia, é:

  • Praticar exercícios físicos;
  • Prezar por uma alimentação balanceada;
  • Evitar ficar em pé ou mesmo sentado durante muito tempo;
  • Evite consumir cigarro;
  • Utilize meias de compressão;
  • Evite usar roupas muito apertadas.