pinheiro negro

Pinheiro Negro: Algumas curiosidades sobre essa árvore

Também conhecido por korumatsu, o Pinheiro Negro é a árvore mais popular e tradicional no cultivo de bonsai. Trata-se de uma conífera muito bela e de fácil cuidado.

Nas florestas japonesas, alguns chegam a medir 25 metros de altura e vivem até mais séculos, tornando-se um símbolo de longevidade. O bonsai, porém, cresce lentamente, necessitando de troca de vaso apenas de 5 em 5 anos.

O Pinheiro Negro, além de ornamental, é de fácil cultivo, possível mesmo no Brasil. As regiões consideradas adequadas para o cultivo da árvore são o Sul e São Paulo; em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, é adequado apenas em locais de inverno frio.

Onde encontrar

A forma mais direta de conseguir um bonsai de Pinheiro Negro é comprando, ou pela internet, ou fisicamente em alguma loja especializada.

Comprar pessoalmente pode ser vantajoso para quem mora perto de uma loja pelo valor de frete. Em São Paulo, na capital, por exemplo, é relativamente fácil de achar o Pinheiro Negro em lojas de floricultura ou paisagismo.

Alternativamente, algumas lojas online preparam o bonsai e o enviam já com a poda inicial.

Cuidados iniciais e plantio

O Pinheiro Negro requer sol direto durante o dia todo. Por isso, deixe-o em um local em que nada fará sombra sobre ele. Durante o inverno, ele deve ser deixado exposto ao frio, já que a espécie está acostumada a tempos rigorosos.

Se quiser plantar o Pinheiro Negro no solo, não o faça imediatamente. Devido ao estresse sofrido no transporte, é indicado esperar 2 a 3 meses antes do primeiro transplante.

Deve-se regar bastante o bonsai, até que a água comece a escorrer pelos furos inferiores do vaso. Regue todo dia quando a umidade estiver baixa; duas vezes ao dia quando estiver muito calor, borrifando também as folhas; em dias frios, regue dia sim, dia não.

Adubação

Um esquema adubação simples para quem não conhece muito do assunto ou não quer gastar tanto é usar torta de Mamona e farinha de osso, que são componentes fáceis de encontrar.

Para adubar o Pinheiro Negro com estes produtos, eles devem ser usados sempre alternadamente, de 2 em 2 meses, por exemplo, este mês torta de Mamona e daqui a dois meses farinha de osso.

Sempre siga as instruções e dosagens da embalagem. Se não houver, use metade da dosagem para vasos pequenos.

No entanto, o mais recomendado é uma adubação especializada, cujos produtos podem ser encontrados em lojas profissionais. Sendo assim, os adubos mais indicados para o Pinheiro Negro é o orgânico de decomposição lenta, ou liberação gradual.

Como exemplo, podemos citar os adubos ricos em nitrogênio compostos de N-P-K (Nitrogênio – Fósforo – Potássio) na proporção 10-10-10 ou 10-05-10.

Outra informação relevante é que uma vez por ano é necessária a
adubação com micro nutrientes: Cálcio, Magnésio, Boro, Enxofre, Cloro, Ferro, etc. Em caso de a planta adoecer, suspenda a adubação e consulte um profissional.

Manual completo

Para mais informações a respeito do plantio, transplante, cronograma de poda, pragas e cuidados específicos de cada estação, indicamos o guia da Bonsai Supreme, que contempla mais a fundo cada assunto para a manutenção do seu Pinheiro Negro.