Periodontite

Periodontite, tudo o que você precisa saber em um só lugar

Imagine enfrentar uma inflamação na boca capaz de gerar fortes dores? Pacientes com periodontite passam por esse problema e, em muitos casos, sequer entendem a gravidade do quadro. 

Felizmente, cuidar da saúde bucal está se tornando um hábito do brasileiro. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que procuram por dentista em Ceilândia e DF. Alguns buscam consultas de rotina e periódicas, outros já chegam queixando de muita dor e desconforto.

Se você está passando pelo mesmo, é importante buscar ajuda de um profissional o mais rápido possível. Para te ajudar a entender o que pode estar acontecendo, preparamos este post com tudo sobre o assunto. Confira!

O que é periodontite

O que é periodontite

Periodontite é uma infecção na gengiva considerada grave. Sua principal causa é o acúmulo de bactérias entre os dentes e na gengiva, gerando um quadro infeccioso que progride e piora com o tempo.

A doença começa leve e com sintomas brandos, porém pode afetar os dentes e os ossos da boca. Apesar disso, quando tratada de forma precoce e por profissionais qualificados, é possível reverter o quadro.

As fases da periodontite

Conforme destacado, a periodontite é uma infecção que piora ao longo do tempo. Aliás, esse é o primeiro alerta sobre a importância de procurar um dentista assim que os primeiros sintomas são identificados.

Quando o assunto é saúde bucal, muitas pessoas demoram a entender a gravidade de certos quadros. Por isso, preparamos um resumo sobre a evolução dessa doença. Acompanhe!

Inflamação na gengiva (Gengivite)

A primeira fase da periodontite é uma gengivite, ou seja, uma inflamação nas gengivas. Em geral, ela pode ser identificada pelo sangramento durante a escovação e uso do fio dental.

Mas esse não é o único sinal. Os pacientes podem enfrentar uma leve descoloração dos dentes e a presença de placas — acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos.

É válido destacar que todos nós temos inúmeras bactérias na boca. Porém, o aumento repentino e drástico desses microrganismos é prejudicial à nossa saúde.

Doença periodontal precoce

A segunda fase é conhecida como doença periodontal precoce. Nesse caso, é possível perceber a retração da gengiva e a formação de pequenas bolsas próximo aos dentes.

Esse é o início do agravamento da infecção, uma vez que essas bolsas acumulam muitas bactérias. Com isso, há uma reação do sistema imunológico na tentativa de interromper a infecção e os demais sintomas. Assim, os sangramentos se tornam mais comuns e pode haver perda óssea. 

Doença periodontal moderada

Se não tratada corretamente, a doença continua a evoluir até se tornar uma doença periodontal moderada. Nesse momento, além do sangramento e retração da gengiva, o paciente já se queixa de dor.

O que se percebe é que os dentes começam a perder parte da sua sustentação, ficando “soltos” na boca. Em casos mais graves, é possível que o quadro de infecção produza uma inflamação que extrapola a boca e chega a outros órgãos. 

Doença periodontal avançada

No estágio mais avançado da periodontite, o tecido conjuntivo que mantém os dentes no lugar começa a se deteriorar. Ou seja, há uma destruição da gengiva e dos ossos responsáveis pela sustentação da arcada dentária.

Pacientes com esse diagnóstico reclamam de dor intensa durante a mastigação, além de mau hálito e uma sensação de gosto ruim na boca. Infelizmente, a principal consequência é a perda dos dentes

O que causa a periodontite

Em síntese, a periodontite é uma doença que tem como causa principal a falta de uma higiene bucal adequada. Pessoas que escovam os dentes com frequência e usam o fio dental da forma certa dificilmente enfrentarão algum problema nesse sentido.

Quando esse cuidado não é levado a sério, vemos uma sequência de acontecimentos que conduzem ao agravamento das fases já mencionadas:

  1. As bactérias se multiplicam e formam uma placa dental.
  2. A placa não é removida durante a escovação e as bactérias começam a depositar minerais no local (conhecido como tártaro).
  3. O tártaro favorece que as bactérias cheguem à raiz do dente.
  4. O sistema imunológico começa a agir e gera uma inflamação na gengiva.
  5. A gengiva começa a se afastar do dente, gerando um espaço e expondo a raiz.
  6. Bactérias se multiplicam com ainda mais facilidade e liberam toxinas que danificam a gengiva, os dentes e os ossos.

Entretanto, precisamos destacar outros fatores de risco que podem desencadear a doença, como o tabagismo, a obesidade, Diabetes tipo 2, alterações hormonais e carência de vitamina C.

Que tipo de complicação o paciente pode enfrentar

Como dissemos, a falta de um tratamento adequado para a periodontite favorece o seu agravamento. Com isso, os dentes podem cair ou fica bem difícil de salvá-los. Além disso, existem outras complicações importantes, como:

  • formação de abscessos que geram muita dor;
  • deslocamento dos dentes, afetando a mastigação e alimentação;
  • retração gengival;
  • exposição da raiz dos dentes;
  • risco de complicações em mulheres grávidas;
  • aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.

Como é o tratamento da periodontite

Apesar de ser um quadro grave, a periodontite tem tratamento e pode ser curada. Para isso, o primeiro passo é procurar um especialista e seguir todas as suas orientações.

Em geral, os procedimentos realizados dentro do consultório visam retirar a placa bacteriana e o tártaro da boca. Além deles, existe uma série de possibilidades. Veja:

  • aumento da frequência e qualidade da escovação;
  • eliminação do hábito de fumar;
  • limpeza dental profissional 2 vezes ao ano;
  • prescrição de antibióticos para frear a multiplicação das bactérias;
  • cirurgia (para limpar locais difíceis de serem acessados).

Procure um dentista o mais rápido possível! 

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o assunto? Embora os sintomas e a evolução da doença gerem insegurança e medo, o tratamento adequado e precoce é capaz de impedir o seu avanço e salvar seus dentes.

A periodontite é grave, mas há muitas chances de cura. Lembrando que aquelas pessoas que já tiveram um episódio precisam ir ao dentista regularmente a fim de evitar que ela volte a avançar.

Além disso, hábitos de vida saudáveis e atenção redobrada à higienização bucal são cuidados básicos e trazem bons resultados. E se você ainda tiver dúvidas ou perceber algo estranho em suas gengivas, não demore para consultar um profissional de confiança.