Financiamento de apartamento

Financiamento de apartamento: o que fazer com a alta nos juros?

Você quer fazer o financiamento de apartamento, mas ainda está com dúvidas em relação aos juros elevados? Neste conteúdo, vamos lhe mostrar como é possível adquirir um imóvel mesmo em momentos mais instáveis. 

Chegou a hora de adquirir uma cobertura no Rio de Janeiro, do jeito que sempre sonhou. Para isso, entenda mais sobre a questão dos juros e como se planejar para uma compra como essa! 

Juros em alta: entenda o atual cenário brasileiro

Ao falar sobre o financiamento de apartamento, precisamos também considerar a situação dos juros no país. Nesse caso, no final de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) subiu a taxa Selic. 

Com isso, a Selic passou de 9,25% para 10,75%. E como essa taxa é uma espécie de parâmetro para todas as outras, sua alta impacta diretamente os juros dos créditos, financiamentos e empréstimos. 

A elevação da taxa de juros tem como intuito combater a inflação, uma vez que ela dificulta o consumo e as pessoas tendem a gastar menos. E essa mudança é uma consequência da crise mundial causada pela pandemia.

Aliás, esse é um dos motivos para o aumento no preço de combustíveis, produtos e energia. Desse modo, fica claro o quanto a Selic é importante e como devemos ficar atentos às notícias sobre o assunto. 

Setor imobiliário é um sobrevivente às crises

Mesmo em momentos de crise, não podemos deixar de notar que o setor imobiliário ainda consegue manter movimentações favoráveis. Afinal de contas, as dificuldades do mercado não interrompem o sonho da casa própria. 

Para se ter ideia, apesar de os juros estarem acima da média, a Caixa Econômica Federal dobrou o crédito imobiliário em janeiro de 2022. Segundo dados da própria instituição, o crescimento chegou a 100%. 

Em janeiro de 2021, o volume de recursos destinados aos financiamentos chegou a R$5,8 bilhões. Quando comparamos o mesmo período em 2022, o resultado é de R$11,6 bilhões. 

Vale a pena fazer um financiamento de apartamento com os juros em alta?

Com a alta de juros é normal ter dúvidas sobre o melhor momento para fazer o financiamento de apartamento e ter a casa dos sonhos. No entanto, mesmo em uma situação mais complicada, ainda é possível fazer bons negócios

Isso porque, apesar de juros mais elevados, com um bom planejamento financeiro e pesquisa, é possível conseguir uma negociação favorável. Mas claro, é fundamental comparar as opções de financiamento disponíveis. 

Sendo assim, na hora de procurar por um crédito, é importante se manter focado em valores que podem ser quitados, sem comprometer sua renda.

Do mesmo modo, é fundamental analisar todos os detalhes, inclusive, o Custo Total Efetivo (CTE). Isso te dará uma visão ampla do contrato, ajudando-o a entender todas as taxas, encargos e despesas que envolvem a transação. 

Ao procurar financiamento com um banco, por exemplo, você precisa considerar o juros, assim como as taxas do banco, valor de seguro. Fazendo isso, ainda que os juros não estejam no patamar ideal, você consegue fazer um bom negócio. 

Como se planejar para essa compra

Como se planejar para essa compra

Após entender que é possível fazer o financiamento de apartamento, mesmo com juros mais altos no mercado, chegou a hora de conferir algumas dicas valiosas. 

Como já destacamos, com alguns cuidados prévios, você tem a chance de adquirir um imóvel de forma organizada e segura. Por isso, reunimos alguns passos fundamentais para te ajudar nesse momento. Acompanhe!

Escolha imóveis com potencial de valorização

Comprar um imóvel é um verdadeiro investimento e que vai exigir um comprometimento da sua parte. Desse modo, para que todo o seu esforço valha a pena, tente buscar por imóveis que vão se valorizar futuramente

Assim, caso seja necessário vendê-lo ou em algum momento, a valorização irá ajudar e evitar prejuízos. Para encontrar um bom imóvel, fique atento a detalhes, como a localização e a infraestrutura da região. 

Além disso, espaços mais seguros podem ser mais vantajosos, assim como regiões que contam com áreas verdes e espaços de convivência e lazer privativos. Um tipo de bem que está em alta são as coberturas e imóveis de médio e alto padrão. 

Organize suas finanças

O planejamento financeiro é outro detalhe muito importante para quem quer comprar um imóvel. É por meio dele que você saberá o quanto poderá pagar e como poderá lidar com o comprometimento da sua renda. 

Sendo assim, comece a organizar suas finanças o quanto antes. Saiba exatamente quanto ganha por mês e mapeie seus gastos fixos. Em seguida, encontre despesas que podem ser cortadas e pontos que geram desperdícios.  

Fazendo isso, você terá mais segurança para fazer um financiamento. Além disso, o controle financeiro é uma forma de demonstrar ao mercado que você é organizado e não tem o hábito de se tornar inadimplente. 

Compare as taxas em diferentes bancos

Como mencionamos anteriormente, na hora de procurar um financiamento, é essencial fazer uma boa pesquisa e comparar as taxas disponíveis. Por isso, não se esqueça de conferir todas as informações em diferentes bancos e instituições.

Quanto mais dados você tiver, de diferentes fontes, mais completa será a sua análise. Ao final, maiores são as chances de encontrar algo que cabe no seu orçamento, sem comprometer sua saúde financeira. 

Faça simulações

Outra forma muito útil para se planejar na hora de buscar um financiamento é por meio das simulações. Ou seja, ao entrar em contato com o banco, você pode solicitar uma simulação para ter uma visão completa do serviço. 

Com isso, você conseguirá visualizar de forma antecipada como serão os valores das parcelas e os juros envolvidos. Tudo isso favorece o planejamento e é um passo importante para fechar bons negócios. 

Conclusão

Para quem busca um financiamento de apartamento, é preciso ficar de olho em diversos detalhes. Afinal, em épocas de juros em alta, o custo dessa aquisição pode ficar ainda mais alto. 

Entretanto, mesmo no atual cenário, é possível conseguir bons financiamentos. Tudo o que você precisa fazer é se dedicar a uma boa pesquisa de mercado e agir de forma estratégica, inclusive na hora de escolher o imóvel certo.

Em outras palavras, compare as taxas de juros de diferentes instituições financeiras, organize suas contas e estude bem as possibilidades antes de assinar o contrato. Sem dúvidas, isso o ajudará a ficar mais perto do apartamento dos sonhos.