dicas de como remover calos e calosidades e melhorar sua saúde

7 dicas de como remover calos e calosidades e melhorar sua saúde

Como se livrar dos calos? Quando esses engrossamentos irritantes da epiderme aparecem, você nem sempre sabe como se comportar. Os calos surgem principalmente nas palmas e solas dos pés. Para descobrir como remover calos e calosidades, continue lendo esse artigo, que iremos te ajudar.

1. O que são calos e o que são calos

Os calos, como já mencionado, são espessamentos da pele que se desenvolvem com muita frequência nas solas dos pés e, apenas às vezes, nas palmas das mãos. Eles não são nocivos ou perigosos, mas para removê-los a melhor recomendação é ir diretamente a um profissional. Na realidade, esse tipo de problema pode ser tratado de forma independente com os produtos certos. 

Embora não sejam expressões de um mal-estar grave ou importante, os calos devem ser tratados de forma adequada e rápida, pois podem causar o crescimento de bolhas, úlceras ou até infecções.

Os calos são um sintoma de uma condição conhecida como “hiperceratose” e surgem como resultado de fricção e pressão contínuas ou no caso de doenças como diabetes.

As pessoas que têm esse tipo de problema não pertencem a uma categoria ou faixa etária específica, jovens e idosos podem sofrer com calosidades e consequentemente comprometer sua postura ou sua forma de andar.  Os calos são fáceis de detectar e reconhecer porque são translúcidos, têm uma forma arredondada e são ásperos e irregulares ao toque. 

As calosidades são como calos, formas de espessamento da pele, por outro lado têm uma cor amarelada, superfície rígida e lisa e ao toque parecem ter uma consistência plástica. 

Eles surgem de lesões e estresses frequentes e tendem a se repetir no mesmo ponto de pressão. São basicamente a resposta defensiva da pele às pressões externas, geralmente se estendem do antepé até a parte superior do calcanhar. 

Aparecem sobretudo entre desportistas e pessoas acostumadas a realizar atividades manuais. Desconforto prolongado nos pés ou uso contínuo de calçados femininos errados também podem causar o seu desenvolvimento.

2. Causas

Os primeiros surgem como resultado do atrito ou fricção como forma de proteção da pele. Os calos se desenvolvem como um mecanismo de defesa para a epiderme danificada. Tanto nas mãos quanto nos pés os calos aparecem por isso nos pontos mais expostos ou submetidos a pressão.

3. Sintomas

O aparecimento de calos não envolve um sintoma preciso, geralmente são de fato indolores. No entanto, no caso de surgirem em pontos particularmente delicados do pé ou mais sujeitos a estresse, podem causar desconforto particular.

A partir dessa forma de desconforto, a postura e nossa maneira de andar podem ser prejudicadas pela presença de calos.

Por outro lado, entre os diabéticos o aparecimento do fenômeno é quase sempre indolor devido à alteração da sensibilidade do pé que a condição faz no indivíduo. Se despercebido e não tratado, um calo pode causar úlceras, infecções e, eventualmente, um estado de gangrena. 

4. Como distinguir calos e calosidades

Quando falamos de calos nos referimos a uma forma geralmente arredondada de hiperqueratose. No caso de um fenômeno caloso, a pele afetada parece quase translúcida e parece seca e áspera ao toque.

Como mencionado, os calos podem aparecer nas mãos e nos pés como resultado de fricção ou pressão. No entanto, com base em onde eles surgem, eles são identificados como calos duros ou calos moles. 

Os primeiros crescem na parte superior entre o quarto e o quinto dedo, ou nas mãos. Os últimos, por outro lado, são formados exclusivamente entre os dedos dos pés e têm uma consistência mais macia (também devido à sudorese da área de aparência).

5. Como evitá-los

Como os calos podem ser prevenidos? Para saber como evitar o seu aparecimento e não ter que perder tempo a tratá-los, aqui estão algumas dicas úteis a seguir:

  • Trate bem os pés, pois são as áreas de maior risco, usando meias de algodão sem costura;
  • Use apenas sapatos confortáveis ​​do tamanho certo;
  • Proteja sempre as mãos com o uso de luvas;
  • Faça banhos regulares nos pés;
  • Mantenha os pés limpos e secos;
  • Trocar sapatos e meias diariamente;
  • Escolha palmilhas macias;
  • Não ande descalço;
  • Nutrir a pele com hidratantes e massageá-la para mantê-la flexível.

6. Que tratamento adotar 

O melhor tratamento para calos e calosidades é evitar lesões. Manter uma boa higiene, hidratar as áreas de risco, usar apenas calçados confortáveis, como botas femininas são métodos de prevenção e tratamento que podem contribuir substancialmente para contrariar o aparecimento destas formas de espessamento epidérmico.

Quando o problema já está em curso, geralmente é recomendado o uso de medicamentos que vem em forma de pomada e creme.

Estes têm uma ação esfoliante capaz de destacar o excesso de pele do calo ou calo, graças ao seu efeito suavizante são capazes de remover o espessamento epidérmico de forma completamente indolor.

7. Como remover calos e calosidades

Optar por um tratamento de podologia em caso de calos é necessário apenas quando a lesão causa dor intensa e queixas mais graves. Se este não é o seu caso e você está simplesmente procurando um bom método para aplicar para remover calos e calosidades, então a primeira coisa a fazer é remover a fonte de atrito que está causando seu aparecimento. 

Se o seu pé estiver pressionando um par de sapatos inadequado ou um par de meias muito apertadas, evite usá-los mais. A forma mais adequada de eliminar o calo no caso de seu aparecimento envolve o uso de produtos que devem conter substâncias específicas como:

  • Ácido glicólico
  • Ácido salicílico
  • Ureia