Simulado Detran

Simulado Detran, conheça o melhor método de preparação para a prova teórica do Detran

Quem já fez cursinho para vestibular ou curso preparatório para concurso sabe o quanto são importantes os simulados. A explicação disso é que é a melhor forma de avaliar as dificuldades, dúvidas e conhecimentos para uma prova teórica.

A prova teórica do Detran não é nada de outro mundo, mas muitos são reprovados por não levarem a sério e acharem que apenas a prova prática reprova. 

A prova teórica tem uma taxa de reprovação considerável e diferente da prova prática que os candidatos muitas vezes são prejudicados pela ansiedade e nervosismo, na teórica os alunos são atrapalhados pelo despreparo.

Entender desde o início que por mais ansioso para já começar as aulas práticas, o candidato precisa absorver o máximo de informações das aulas, estudar e principalmente fazer o simulado detran se para que não seja surpreendido com questões.

No que o simulado Detran me ajuda?

Como o próprio nome sugere, o simulado te ajuda a vivenciar uma situação semelhante ao da prova e todos os aspectos.

Ter a oportunidade de testar se os conhecimentos obtidos nas aulas e nos estudos são suficientes para a aprovação é uma grande oportunidade que não pode ser desperdiçada. 

Tempo

Primeiramente, estar preparado para realizar a prova dentro de um determinado tempo. Algumas pessoas têm o conhecimento necessário para a prova, mas não conseguem administrar o tempo.

Caso você tenha problemas em realizar a prova dentro do tempo estipulado, ou seja, 30 questões de múltipla escolha em 40 minutos, você precisa trabalhar melhor isso e entender o que te leva a demorar mais do que o esperado.

Observe o que faz demorar mais, se é falta de concentração, dificuldade de leitura, ansiedade ou se questões específicas te tomam mais tempo que as outras.

Treine bastante, faça o simulado várias vezes e perceberá que conseguirá ter uma melhora considerável e suficiente para a aprovação.

Temas

O simulado possibilita avaliar quais temas você tem mais dificuldade dentre os seguintes:

  • legislação de trânsito – 12 questões;
  • direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas – 10 questões;
  • noções de primeiros socorros – 3 questões;
  • noções de proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito – 3 questões;
  • noções sobre o funcionamento do veículo de duas ou mais rodas – 2 questões.

Como observado, a prova contém 30 questões, distribuídas nos temas conforme indicados e para que o aluno seja aprovado, ele precisa acertar o mínimo de 21 questões.

Ter noção de onde está a sua dificuldade é importante, pois se é um tema muito cobrado, como legislação de trânsito, você tem uma maior probabilidade de errar, logo é importante dar uma atenção especial ao tema que você mais erra.

Nervosismo

O simulado Detran por imitar todo o contexto de uma prova teórica, também testa o controle das suas emoções. Normalmente a prova prática deixa os candidatos mais nervosos, mas a tensão pode ser um vilão na prova teórica também.

Mesmo que você consiga controlar a sua ansiedade, você precisa se concentrar o máximo possível e estar atento a todas as palavras que podem te fazer errar.

A prova não tem como objetivo eliminar ou fazer competição entre candidatos, e sim garantir que o aluno tenha os conhecimentos necessários para colocar em prática e com segurança tudo que lhe foi ensinado.

Durante o simulado, observe que palavras como “todo”, “alguns”, “apenas”, “somente”, podem fazer toda a diferença e você pode não ficar atento a isso.

O simulado é o momento de errar quantas vezes forem necessárias para que você aprenda e acerte na prova teórica do Detran.