10 dicas para você arrasar no ENEM – Confira!

As 10 dicas para você arrasar no ENEM que separamos hoje são realmente incríveis. Todas elas são facilmente alcançáveis, é claro, se você se dedicar para realizar tudo o que mencionamos. Seja você um aluno que recém saiu do ensino médio ou então alguém que já está fazendo o ENEM ou vestibular há anos e não consegue nota de corte para o curso que deseja, nossas dicas podem lhe ajudar.

Portanto, caso deseje ter uma boa nota em seu ENEM ou vestibular para entrar em uma das melhores universidades do Brasil, vale a pena ler nosso conteúdo e conhecer nossas 10 dicas para você arrasar no ENEM. Leia conosco, vamos lá!

10 dicas para você arrasar no ENEM

1. Tenha um cronograma de estudos

A primeira de nossas 10 dicas para você arrasar no ENEM, é ter um cronograma de estudos. Um cronograma consiste em separar matérias para estudar, organizá-las por dias da semana, e, principalmente, horas de estudo. É de suma importância a presença desse cronograma.

Somente dessa forma você conseguirá organizar da melhor forma possível o que deve realmente estudar, sem deixar nada para trás e podendo absorver o máximo de informações possíveis de suas apostilas, vídeos e cursos.

2. Faça pausas de 10 minutos a cada hora estudada

Fazer uma pausa também é importante para quem está estudando para o ENEM. Não somente para o ENEM, mas para qualquer prova que você queira se preparar, seja alguma prova de sua escola ou até mesmo para os concurseiros de plantão: arejar a sua mente alguns minutos é essencial.

Isso significa que, a cada hora de estudo, você deve parar 10 minutos. Levante-se, ande, relaxe a cabeça que está lotada de informações. Tome uma água, um café e veja a paisagem da janela de seu quarto ou local de estudos. De preferência, não estude mais do que 8 horas por dia, e se você trabalha diariamente, não ultrapasse 4 horas de estudos por dia.

3. Faça revisões quando iniciar o dia

Logo que iniciar o dia, faça revisões pontuais sobre o que estudou no dia anterior. Essa é uma forma de “refrescar” a sua mente e trabalhar um pouco mais a sua capacidade de memorização e raciocínio lógico. Mesmo que sejam matérias diferentes, faça isso por pelo menos uma hora diária.

4. Busque estudar com o auxílio de todos os seus sentidos

O que significa estudar com o auxílio de todos os seus sentidos? Algumas pessoas são mais visuais, outras mais auditivas, etc. Compreender o que você domina mais é essencial, mas trabalhar todos os sentidos é interessante para melhorar sua memorização: leia conteúdo, assista a vídeos e ouça podcasts para que ative todos os seus sentidos enquanto estuda.

5. Compre um curso para estudar para o ENEM

Continuando as nossas 10 dicas para você arrasar no ENEM, aqui vai uma dica que talvez não seja acessível para muitas pessoas, mas pode ajudar bastante: compre um curso. Em um curso, o conteúdo é mais organizado, padronizado, sendo que alguns até mesmo auxiliam na criação de cronograma de estudos.

6. Durma no mínimo 7 horas por dia

Saindo um pouco dos livros, vamos as dicas relacionadas a sua saúde. Acima de qualquer outra coisa, ter uma boa noite de sono é essencial para regular seus hormônios, ajudando no processo de memorização e aprendizagem. Busque dormir no mínimo 7 horas diárias.

7. Tome bastante água

A sétima de nossas 10 dicas para você arrasar no ENEM é: tome muita água. A água é a responsável pelo equilíbrio em nosso corpo, estimulando a circulação sanguínea, inclusive na região cerebral que é estimulada justamente por uma boa circulação. Tome no mínimo 2 litros de água por dia.

8. Alimente-se bem

Assim como a água, a alimentação é outro ponto essencial no bom desenvolvimento de um aluno e melhora de suas capacidades cognitivas. Ter uma rotina de alimentação com horários fixos é o ideal, comendo algo a cada 3 horas, totalizando no mínimo 4 refeições diárias: café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Coma frutas, carboidratos e proteínas, abastecendo seu corpo com todo o combustível que necessita para melhorar sua capacidade cognitiva.

9. Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos é uma recomendação que toda pessoa deveria seguir, não somente quem se prepara para uma prova difícil como o ENEM. Exercícios físicos regulares auxiliam na regulação hormonal, entregando tudo o que cada órgão necessita para funcionar da melhor maneira possível, inclusive o cérebro, já que hormônios do prazer e humor como serotonina e endorfina são liberados durante a atividade física.

10. Relaxe

Caso tenha seguido todas as nossas dicas até aqui, então essa última recomendação já deve estar sendo uma consequência de suas ações: relaxe. Mantenha sua mente relaxada, um aluno estressado pode até conseguir boas notas, mas em detrimento de sua saúde mental. Faça atividades que gosta, coma besteiras que gosta de vez enquanto, saia, ria com seus amigos, etc. Até a próxima!

10 dicas para você arrasar no ENEM