Wolverine e Dentes-de-Sabre - Conheça mais sobre essa grande rivalidade dos quadrinhos

Wolverine e Dentes-de-Sabre – Conheça mais sobre essa grande rivalidade dos quadrinhos

Imagine uma dupla de mutantes que se odeiam e são talvez uma das maiores rivalidades dos quadrinhos. Wolverine e Dentes-de-Sabre possuem uma história complexa e com centenas de combates entre eles, sempre com muito sangue envolvido e até mesmo momentos de parceria por uma causa em comum.

Mas se você só acompanhou os X-Men nos cinemas pode ter se perdido com relação à dinâmica desses dois, especialmente em relação à ligação familiar que eles tinham entre si.

Por isso tentaremos aqui esclarecer e explicar melhor a relação dos dois nos quadrinhos em comparação com as adaptações cinematográficas. Portanto, prepare-se para embarcar nessa história de rivalidade cheia de sangue mutante da Marvel.

Quadrinhos

Victor Creed teve sua primeira aparição na HQ Iron Fist #14, no ano de 1977, sendo um mutante que foi criado originalmente para rivalizar com o Punho de Ferro. Dentes de Sabre nasceu com um instinto selvagem que aterrorizava e caçava diversos heróis, como um mercenário.

Aos poucos sua história começou a se cruzar com a de Logan, gerando alguns confrontos entre eles, o que foi causando uma sequência de retcons durante os anos, no intuito de Victor virar uma besta por completo e ter diversas ligações com o passado de Logan. Por conta disso os fãs faziam teorias de que ambos eram irmãos, mas com o tempo essa teoria foi desmentida ao ser apresentado o verdadeiro irmão de Logan, conhecido como Cão Logan.

Victor era maltratado por seu pai na infância, pois o mesmo desejava “expurgar o seu demônio” por conta dele ser um mutante. Mas um dia ele acaba matando seu pai, ficando responsável por cuidar de seu irmão Saul, passando anos o torturando. Até que em um dia alguém misterioso acaba matando Saul, fazendo com que Victor acredite que Wolverine tenha sido o culpado.

Trabalhando na época para o Senhor Sinistro, Victor captura Logan e o leva até a base do vilão para que seja cobaia em diversas experiências genéticas e psicológicas. Depois de algum tempo, a cientista Claudia Russell acaba libertando Wolverine, que desde então nutre um sentimento de rivalidade por aquele que o capturou.

Assim, durante os próximos anos os dois se atacariam feito inimigos mortais, fato que só piora no momento em que Dentes de Sabre mata a namorada de Wolverine, Silver Fox. Quando Wolverine se une à equipe dos X-Men os ataques continuaram, seja solo ou na parceria de alguma equipe de vilões, como os Carrascos ou a Irmandade dos Mutantes.

Mais recentemente, após os eventos da saga Vingadores e X-Men: EIXO, Victor acaba se tornando um herói, mas isso não durou muito tempo e logo ele retornou às origens vilanescas, sendo atualmente um dos únicos presos pela ilha Krakoa, que o engoliu por não concordar com suas práticas sangrentas.

Filmes

Agora embarcamos nas adaptações cinematográficas desses rivais e aqui a história fica um pouco diferente. No primeiro filme dos mutantes, X-Men: O Filme, do ano 2000, conhecemos os dois personagens e acompanhamos o Wolverine enfrentando Dentes de Sabre, que era um integrante da equipe de mutantes ao qual Magneto era o líder. Nesse filme só pudemos acompanhar algumas boas cenas de ação entre os personagens, já que o Dentes de Sabre não possui muitas falas.

Mas no ano de 2009 a Fox resolveu “resetar” a história do Wolverine e trazer um filme que mostrasse as raízes do personagem. Nasce assim o filme X-Men Origens: Wolverine, onde acompanhamos James Howlett, antes de mudar de nome para Logan, filho de uma rica família do Canadá, e meio-irmão de Victor Creed, devido ao caso extraconjugal que sua mãe teve com o caseiro da mansão.

Os dois acabam fugindo por anos, participando de algumas lutas nesse período até serem convocados para uma participação no projeto Arma X, atuando em parceria como mercenários por algumas missões ao redor do mundo. E foi durante uma das missões que Logan se recusou a assassinar inocentes, o que causou um desentendimento e o afastamento da dupla.

Mas o futuro com certeza reservava um reencontro aos dois e esse dia chegou, após Victor perseguir e assassinar todo participante do antigo projeto Arma X, atendendo a um pedido dos chefes do projeto. Com isso ele acaba matando a namorada do Logan, Silver Fox, desencadeando uma sede de vingança no herói, fazendo com que ele inclusive aceite que revistam seus ossos com adamantium na intenção de caçar seu meio-irmão.

Eles acabam se reencontrando para um embate final, mas devido a aparição do Deadpool, uma “arma especial” do projeto Arma X, os dois se unem pelo motivo da sobrevivência. Ao final do filme cada um acaba por seguir um rumo diferente, não sendo apresentada qualquer conexão com o primeiro filme dos X-Men, uma tremenda falha de continuidade da própria Fox.

Depois disso o personagem Dentes-de-Sabre até teria uma participação no filme Logan, onde ele chefiaria um cassino em Las Vegas, mas essa ideia não foi aprovada e não pudemos acompanhar mais uma vez uma luta entre os dois.