O que é Google SEO

O que é Google SEO? Entenda o poder dessa estratégia digital

SEO é uma das principais estratégias de marketing digital atualmente. A sigla significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) e se dá por um conjunto de técnicas práticas. 

Elas visam a otimização para sites, blogs e páginas na web. O intuito dessas otimizações é que essas páginas alcancem bons rankings orgânicos. Isso gera tráfego e autoridade para elas, portanto, são super importantes atualmente.

Para uma empresa ter sucesso na internet hoje em dia, ela precisa aplicar as técnicas de SEO. Somente assim será possível se destacar entre tantos concorrentes e alcançar seu público digital.

Sendo assim, essa estratégia está entre as mais importantes para empresas no momento. Conhecê-la e aplicá-la pode ser o caminho para o sucesso digital. Por isso, acompanhe este conteúdo.

Abordaremos o que é Google SEO, quais as principais técnicas dessa estratégia e porque  ela deve ser realizada. Também daremos uma dica de como aplicá-la da melhor forma possível.

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SEO: tudo que você precisa saber sobre essa estratégia

A pergunta que norteia a estratégia de SEO é:  você deseja que seu site apareça nas primeiras posições da busca orgânica do Google? Isto é, quando pesquisar algo sobre o segmento da sua marca, a sua página seja o primeiro resultado da pesquisa?

Isso seria incrível, não é mesmo? Isso porque nas primeiras posições de busca estão os links mais valorizados, visualizados e clicados pelos usuários. Perceba você mesmo (a):

Quantas vezes você foi para a página 2 do Google ao procurar algo no buscador? Pouquíssimas! Muitas pessoas nunca nem consideram sair da primeira página ao procurar alguma informação.

Então, os usuários não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam – isso é um hábito da população mundial. É um fato! SEO, portanto, é um caminho para colocar o seu site no lugar de maior evidência no Google.

Uma boa estratégia permite que você chegue lá, na tão estimada primeira posição do buscador. Com isso, o site da empresa se torna mais conhecido, ganha autoridade, recebe mais visitantes, cliques e tudo isso aumenta as chances de conversões online.

O melhor de tudo é que SEO é uma estratégia orgânica. Você consegue todos esses benefícios sem investir em mídia. Tudo pode ser feito com otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites.

Ou seja, não é preciso investir em anúncios para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários. Entenda o motivo dessa estratégia ser tão importante e eficiente!

Algoritmo do Google x SEO

Há centenas de milhares de sites disponíveis na internet atualmente. Como o Google organiza todos eles e mostra exatamente aqueles que abordam o tema que as pessoas estão procurando?

Pelos algoritmos. Eles são robôs que analisam todos os sites e classificam eles entre os melhores e os piores. Os mais qualificados são posicionados nos primeiros lugares de busca.

Os menos qualificados ficam nas últimas páginas do buscador. Esses robôs analisam diversos fatores em um site, como o tempo de carregamento, gramática dos textos, quantidade de links e muito mais fatores de ranqueamento.

SEO, portanto, se dá pela aplicação de técnicas que agradam esses robôs para que eles coloquem o site em boas posições no Google. Dentre os principais fatores de ranqueamento atualmente estão:

A quantidade de backlinks, diversidade de backlinks, contexto dos backlinks, menções à marca, sinais sociais, buscas diretas, criação de conteúdos, título e meta descrição, heading tags, imagens, qualidade das URLs, rich snippets, entre outros.

São cerca de 200 fatores e sempre surgem mais ano após ano. Com SEO, então, a empresa deve começar a produzir conteúdos, melhorar a usabilidade, tempo de carregamento, otimização de textos e URLs, entre outras técnicas.

Tudo que possa melhorar a experiência do usuário com o site deve ser feito pela marca para ser bem avaliada e, consequentemente, ranqueada nos primeiros lugares do Google.

Como aplicar SEO?

Embora seja uma estratégia gratuita, ela é bastante complexa e o ideal é que as empresas contratem agências e profissionais altamente qualificados para a aplicação dessas técnicas.

Isso porque há ferramentas, insights e estratégias específicas para conseguir resultados impactantes para o site. Além disso, há ações que podem piorar o desempenho da página, ao invés de melhorá-lo. 

Há as famosas black hats, que são técnicas vistas como negativas para o Google, as quais tentam burlar essa classificação positiva. Sendo assim, é importante ter bastante cuidado com a aplicação da estratégia SEO em um site.

Contrate um profissional ou agências de marketing digital especializadas em SEO e, com certeza, terá resultados positivos ao longo dos próximos meses.