Conheça alguns filmes que mandaram muito bem na Netflix, mesmo tendo desempenho ruim nos cinemas

Fracasso de bilheteria? Conheça alguns filmes que mandaram muito bem na Netflix, mesmo tendo desempenho ruim nos cinemas

Um processo que era muito comum na época das videolocadoras, e que – mesmo com toda a modernidade dos serviços de streaming – continua existindo, é a possibilidade de que alguns filmes podem dar a volta por cima no fracasso do cinema, como se fosse uma “segunda chance”.

E a Netflix tem contribuído, e muito, para que esse fenômeno atinja uma escala ainda maior. Aliás, sejamos sinceros, todo filme deve ter uma segunda, terceira, quantas chances forem necessárias para que sejam redescobertos pelo público e assim se tornem “cult” ou um verdadeiro sucesso.

Por isso resolvemos trazer aqui uma lista com alguns filmes que não tiveram muito sucesso nos cinemas, mas quando chegaram na Netflix foram acolhidos pela famosa “geração Netflix” e hoje são um verdadeiro sucesso na plataforma. Confira!

47 Ronins

Essa superprodução de 2013 da Universal Pictures sofreu com atraso e necessidade de refilmagem, o que acabou por resultar em fracasso quando lançado nos cinemas, arrecadando menos do que o seu custo de produção.

Com o astro Keanu Reeves como protagonista, esse filme acabou tendo um grande sucesso com a geração atual ao ser incluído pela Netflix em seu catálogo, fazendo com que ficasse na lista dos 10 mais vistos. Tal sucesso inclusive gerou um boato de que uma continuação estaria sendo analisada pelo pessoal da Netflix.

Versões de um Crime

Mais um filme estrelado por Keanu Reeves nessa lista. Esse filme ficou tão pouco tempo em cartaz pelos cinemas do Brasil em 2017 que é muito provável que você nunca tenha ouvido falar.

A história do filme mostra Reeves interpretando um advogado que tem como objetivo provar que um jovem não é culpado de um assassinato. Além de Reeves, fazem parte do elenco a atriz Oscar Renée Zellweger e o ator Gugu Mbatha-Raw. 

Para vocês terem uma ideia do fracasso de bilheteria, ele não chegou a arrecadar 2 milhões de dólares e, mesmo assim, chegou a Netflix e acabou se tornando um sucesso, mesmo que de forma inesperada. 

Mas nem tudo são flores para nós brasileiros, pois ele está disponível somente no catálogo da Netflix americana.

Hacker

Outro astro bastante conhecido por nós é Chris Hemsworth, o eterno Thor, que também participa de algumas “furadas”, como recentemente no filme Homens de Preto Internacional, de 2019. 

Voltaremos um pouco no tempo, durante a escalada para a fama do ator, mais especificamente em 2015, quando ele aceitou participar do projeto Hacker, juntamente com Viola Davis. Essa produção custou 70 milhões de dólares e arrecadou apenas 19 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, um baita fiasco.

Mas, ao chegar na plataforma Netflix, todo o carisma do Chris ajudou a “hackear” e transformar aquele fiasco das telonas em um grande sucesso, fazendo o jogo virar a seu favor.

Férias Frustradas

Mais um filme que conta com a participação de Chris Hemsworth no seu elenco, é um reboot do clássico de comédia dos anos 1980 e foi lançado em 2015 nos cinemas, recebendo muitas críticas especializadas e também do público, que ajudou em seu fracasso nas bilheterias.

E mais uma vez, ao chegar na plataforma vermelhinha de streaming, teve uma calorosa recepção e contou com uma grande popularidade dos seus assinantes, apagando o fiasco das telonas. Mas infelizmente hoje em dia ele não está mais no acervo da Netflix.

A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell

Ser uma adaptação live action de um anime já é complicado, imagina quando é de um anime muito querido e prestigiado pelo público. Essa produção já começou com esse peso de comparativos, e ainda por cima contou com acusações de whitewashing, termo utilizado para o uso de atores caucasianos para interpretar algum papel que é pertencente a outra etnia, visto que a própria protagonista, Scarlett Johansson interpreta a protagonista asiática do filme.

E mesmo que o roteiro tenha tentado explicar a mudança da raça da protagonista, o filme no geral foi um fracasso de bilheteria, até que entrou no catálogo da Netflix e o público abraçou e o fez se tornar um dos grandes sucessos da plataforma.

Esquadrão Trovão

E pra finalizar vamos a um caso onde o fiasco foi de uma produção da própria Netflix. Da mesma maneira que ela consegue transformar algumas produções fracassadas do cinema em verdadeiros “tesouros” dentro do seu catálogo, ela consegue até reverter um fracasso próprio.

Quando Esquadrão Trovão chegou ele tinha uma sacada de transformar em heroínas duas mulheres que estão fora daquele arquétipo da jovem do corpo perfeito. As mulheres em questão eram as atrizes Melissa McCarthy e Octavia Spencer, duas excelentes comediantes mas que nunca pensaríamos ver como combatentes do crime e vestidas com um traje de herói.

E nesse caso, após receber muitas críticas, o público ficou curioso e acabou fazendo com que o filme entrasse no top 10 da plataforma.