Como tornar a fachada da sua empresa mais elegante e sofisticada

Como tornar a fachada da sua empresa mais elegante e sofisticada 

Em um mercado tão competitivo, os empreendedores têm uma só dúvida: como chamar a atenção das pessoas para que elas comprem na minha loja e não na do concorrente?

Existem diversas respostas para essa dúvida. Dentre elas está o investimento em uma fachada atrativa. Embora muitos empreendedores não dêem a devida atenção para isso, apostar em uma entrada bonita para seu estabelecimento é fundamental.

Segundo estudos de marketing, as pessoas demoram 2 segundos para decidir se vão entrar em um estabelecimento ou não. Esses 2 segundos são usados olhando a fachada do local.

Se ela for atrativa, as pessoas entram. Se não, elas optam pela loja do lado. É simples assim! Segundo uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), as fachadas são mais influentes do que muitos imaginam.

Essa pesquisa indica que 63% dos participantes disseram que a entrada do local é fundamental para identificá-lo em meio a tantos outros comércios – esse dado é óbvio, mas deve ser lembrado, os próximos dados são mais surpreendentes. 

Durante o estudo, 59% das pessoas disseram que avaliam se a loja é ou não confiável, se os produtos são de qualidade ou se os itens combinam com

seu gosto pessoal apenas olhando as fachadas dos estabelecimentos.

E não para por aí: 57% dos entrevistados indicaram que a fachada é o fator mais importante ao decidir se vão entrar ou não em uma loja pela primeira vez. Impressionante, não é mesmo?

A dúvida que resta neste ponto do conteúdo é: como tornar a fachada da minha empresa/loja mais atrativa, moderna e chamativa? É simples, basta investir nos elementos corretos.

Tudo isso pode ser feito sem gastar muito ainda por cima. A seguir, confira algumas dicas de como fazer fachadas bonitas e sofisticadas para aumentar as vendas e os números de clientes.

Acompanhe.

Dicas para tornar fachadas mais bonitas e chamativas

Como vimos, a parte exterior de uma loja é tão importante quanto a interior. Somente com esses dois fatores em equilíbrio é que o negócio conseguirá prosperar. 

É preciso lembrar que a fachada é o primeiro convite para que o cliente entre no estabelecimento, então, sua composição deve ser pensada com cuidado. O importante é que seja agradável, chamativa e passe uma boa impressão. 

Lembrando que fachada é o conjunto de vários aspectos, como a vitrine, disposição dos produtos, letreiros, placas, portão, portas, manequins e tudo que vai na entrada do estabelecimento. 

Com isso em mente, vamos às principais dicas.

Conheça o perfil de quem frequenta a sua loja

Ao conhecer o público-alvo da empresa, é muito mais fácil decidir o que ele gostaria de ver na fachada. Afinal, a entrada deve ser atraente para os possíveis clientes e não para o dono da loja, por exemplo.

Além disso, a definição do perfil ajuda a criar a identidade visual da loja, que é usada também para o design interior, nas publicações das redes sociais, publicidades e muito mais.

Conhecendo o público, é mais fácil montar uma fachada incrível, chamativa e sofisticada.

Não polua a fachada

Encher a fachada de cartazes, decorações e peças nem sempre é uma boa estratégia. Muitos itens podem gerar uma sensação de confusão e estranheza ao cliente, o que pode fazer com que ele desista de entrar na loja.

A fachada passa uma mensagem, aposte nisso. Se quer passar um tom de seriedade e sofisticação, talvez o branco, preto, bege e dourado sejam boas opções. Agora, se quer dar um ar descontraído para a loja, os tons mais coloridos são ótimos.

Tudo depende do que o público quer e da comunicação visual da empresa.

O portão também faz parte da fachada!

Muitos se esquecem desse detalhe, mas as portas e portões também fazem parte da fachada e devem ser usados em prol da empresa. Isso porque quando o local estiver fechado, as pessoas ainda poderão ver onde é a loja e se interessar por ele.

Existem diversos modelos de portões, os mais utilizados no comércio são as portas de enrolar automáticas. Eles podem ser pintados, decorados e estampados da forma como a empresa quiser.

É possível colocar o instagram, número de contato, entre outras informações importantes. Além da logo e comunicação visual. Os letreiros podem ser feitos de ACM, um material que também permite esse tipo de personalização.

Com esses materiais, a fachada inteira vai se conversar e passar uma mensagem positiva para os clientes. Vale a pena investir nisso!