Caminhão munck substitui guindastes em operações leves

Caminhão munck substitui guindastes em operações leves, entenda!

O caminhão munck é um dos veículos mais conhecidos no segmento de transporte e cargas pesadas. Isso porque ele é versátil, prático e extremamente resistente – além de ter uma estrutura diferenciada.

O munck é formado pela carroceria de um caminhão comum e tem braços articulados, como os dos guindastes, presos na parte de trás. Com isso, ele pode movimentar, içar e transportar cargas.

É utilizado principalmente para o transporte e içamento de cargas pesadas, com centenas de quilos e até mesmo algumas toneladas. Por essas características, sempre surge uma dúvida em relação ao munck:

Ele substitui o guindaste? Quais as diferenças entre esses dois equipamentos? Então, vamos lá: começando pela diferença entre essas duas máquinas, embora elas sejam utilizadas para içar grandes cargas, elas apresentam algumas características diferentes. 

Os guindastes, por exemplo, são máquinas muito mais tecnológicas que os muncks. Eles contam com computadores de bordo que podem calcular altura, peso e até mesmo a distância necessária para elevar determinada carga.

Os muncks, por outro lado, não contam com essa mesma tecnologia. Além disso, existem guindastes capazes de içar grandes pesos, como centenas de toneladas.  O munck não eleva as cargas a grandes alturas e também suportam menos peso.

No entanto, o munck é uma excelente alternativa para transportar outras máquinas pesadas, movê-las e içá-las a alturas medianas. Um benefício do guindauto, como também são chamados, é que ele pode se locomover em ruas e avenidas. 

Dessa forma, é possível usar o munck para todas as etapas de um transporte de cargas. Por ter algumas semelhanças, há serviços em que é totalmente possível substituir os guindastes pelos muncks.

Isso acontece em apenas alguns casos e, claro, tudo deve ser feito com cuidado, seguindo as limitações de cada máquina. Saiba mais sobre isso no próximo tópico!

Os muncks substituem os guindastes?

Os caminhões muncks surgiram por volta do ano 1960 e chegaram ao Brasil anos depois. Eles foram criados para solucionar alguns problemas da indústria madeireira e tornar certas atividades mais práticas. 

Por ter a carroceria de caminhões comuns, o munck é excelente para transportar cargas com facilidade. Com os braços articulados acoplados, ele se torna uma boa opção para movimentar e içar os materiais transportados.

Com isso, se tornou um dos equipamentos mais práticos e versáteis do mercado. Com certeza um dos mais queridinhos do segmento. A verdade é que os muncks podem sim substituir os guindastes, mas apenas em algumas situações.

Isso porque existem modelos deste equipamento no Brasil que suportam de 4,5 a 25 toneladas, além de lanças com extensão de 10 a 30 metros. Saiba mais sobre isso a seguir!

Em que situações é possível substituir os guindastes?

O munck pode substituir os guindastes em serviços menores, mais simples e menos pesados. É possível usá-lo em mudanças domésticas, no transporte de máquinas, materiais de construção civil, entre outros exemplos.

No entanto, quando o assunto é a movimentação de cargas extremamente pesadas e para lugares muito altos, somente os guindastes podem ser usados. Vale lembrar que existem vários modelos de muncks e de guindastes.

Cada modelo suporta uma quantidade de peso diferente. Portanto, antes de realizar qualquer serviço, é mais do que fundamental entender se o equipamento consegue aguentar o peso do material que será transportado.

O ideal é sempre conversar com profissionais especializados para entender se o munck ou o guindaste é a melhor alternativa para o serviço que deseja realizar e qual a capacidade de peso mais indicada.

Com isso será possível realizar serviços mais tranquilos, seguros e ágeis. Em atividades mais simples, geralmente os muncks são mais escolhidos por serem mais práticos e versáteis.

Além disso, eles conseguem acessar locais em que os guindastes não conseguem e realizar a atividade do transporte de cargas – o que os outros modelos não conseguem.

De qualquer forma, ambas as alternativas são vantajosas e devem ser estudadas com cautela.

Onde ter acesso a caminhões muncks e guindastes?

Existem diversas empresas que alugam caminhões muncks e guindastes. É importante que as pessoas escolham organizações de confiança e qualidade, que realizam as manutenções necessárias com frequência.

Afinal, são máquinas de alta performance. O ideal é que as pessoas também optem por empresas que já realizam o plano rigger, um estudo obrigatório que viabiliza o serviço. 

Pesquise bastante antes de escolher o tipo de máquina utilizada, assim como a empresa que fará a locação do veículo para ter serviços mais seguros e eficientes.