Blade

Blade – Conheça alguns fatos e curiosidades desse clássico herói

Mesmo que a Marvel seja conhecida nos quadrinhos por ter um universo de heróis que atuam de forma tradicional e “amigável”, verdadeiros combatentes do crime, saiba que ela também já se aprofundou num universo de horrores, como é o caso do caçador de vampiros, o Blade!

Muitos conhecem o personagem através dos filmes estrelados por Wesley Snipes, por isso resolvemos compilar aqui alguns fatos e curiosidades que você deve saber sobre Blade, que futuramente irá integrar o universo cinematográfico da Marvel.

Sua criação e a primeira aparição

Criado por Marv Wolfman e Gene Colan, hoje em dia Blade se tornou um herói com certa popularidade dentro da Marvel, mas no início ele era apenas um personagem secundário de uma revista de terror chamada The Tomb of Dracula, aparecendo pela primeira vez no número 10 desta revista, sendo o caçador que se opõe ao temível Conde Drácula..

Logo de imediato o público adorou o personagem, que passou a frequentar a revista regularmente, participar de outras HQs da editora e até mesmo ter uma revista só sua.

Origem

Nascido em Londres, Eric Brooks (Blade) era filho de Lucas Cross, um participante de uma sociedade secreta que acabou sendo enviado para Latvéria para ser preso. Mas antes disso ele consegue fazer com que sua esposa, que estava grávida, fugisse para Londres a fim de ficar protegida.

Agora com o nome de Vanessa Brooks ela acaba passando por complicações durante o seu parto, tendo como médico um vampiro disfarçado e que acaba fazendo um banquete com seu sangue durante o parto, fazendo com que ela viesse a óbito e a criança ganhasse os poderes de um vampiro.

Treinamentos

Sendo criado como um órfão durante a infância e sofrendo por conta disso, Eric acaba se perdendo nas ruas de Londres, até que um dia acaba por salvar a vida de Jamal Afari, que foi atacado por um grupo de vampiros. Jamal possuía experiência em caçar criaturas sobrenaturais e, percebendo que aquele menino estava perdido na vida, ele resolve adotar Eric e assim acaba por virar seu mentor, passando todo ensinamento sobre os pontos fracos dos vampiros ao menino.

Agora com todo esse conhecimento em mãos, além dos poderes ganhos ao nascer, Eric resolve adotar o alter-ego de Blade, partindo numa missão de livrar a terra da ameaça dos vampiros e assim conseguir vingar a morte de sua mãe.

Uma equipe secreta dos Vingadores

Durante os anos 70, Blade se une a um grupo de heróis para uma investigação da morte de um ser que se parecia com um morcego. Assim, em NY eles formam uma versão dos Poderosos Vingadores.

Com o objetivo de derrotar um grupo de criaturas místicas que queriam acabar com toda a raça humana, eles acabam por derrotá-los e, logo após, se separam, fazendo com que a existência desse grupo só fosse descoberta durante a saga Pecado Original.

Membro de vários grupos

Desde então o Blade se aliou a diversos heróis ou criaturas místicas para continuar sua caçada. Alguns exemplos são o Doutor Estranho, Motoqueiro Fantasma e os X-Men. 

Inclusive ele já integrou a equipe Nightstalkers,  fazendo um trio com Hannibal King e Frank Drake na tentativa de derrotar o Drácula. Esse grupo já derrotou por diversas vezes o morcegão, mas ele sempre acaba achando um jeito de voltar à vida.

Além disso, já tivemos a união de Blade no grupo chamado Filhos da Meia-Noite, juntamente com Motoqueiro Fantasma, Morbius e Doutor Estranho dentre outros.

Vingadores e Strikeforce

Em algumas histórias mais recentes o Blade chegou a participar da equipe dos Vingadores, ao lado de alguns heróis como Capitão América, Thor e Homem de Ferro, onde ele acabou ajudando no combate contra uma horda de vampiros.

Ele inclusive ganhou uma equipe para chamar de sua, na HQ Strikeforce, um grupo de heróis composto por Mulher-Aranha, Soldado Invernal, Hellstrom, dentre outros e que lidam com ameaças sobrenaturais.

Poderes e habilidades

O personagem é um raro caso existente de daywalker, uma mistura entre humano e vampiro, e existem poucos no universo Marvel. Isso porque ele nasceu tendo os poderes de um vampiro mas a sua fisiologia é praticamente a de um humano. Seu sangue também é resistente ao chamado “vírus vampiro”, o que o deixa imune a qualquer mordida vampiresca.

Sua fisiologia também o ajudou a ser imune às fraquezas dos vampiros, como a luz do sol por exemplo, mas mesmo assim Blade acabou desenvolvendo uma boa parte das habilidades que um vampiro possui.

Dentre as habilidades estão a força, velocidade, resistência e longevidade que vão além de qualquer ser humano, somando-se a um poderoso fator de cura. Blade também é um mestre nas lutas, com ou sem armas, tendo um enorme conhecimento de magia também.