É vantagem fazer empréstimo

É vantagem fazer empréstimo? Veja quais os benefícios de solicitar crédito pessoal

É inegável o fato que a maioria dos planos e sonhos das pessoas hoje em dia, precisam de uma quantia em dinheiro para que sejam realizados.

Muitas das vezes o dinheiro se torna a ponte entre o tão sonhado carro ou a casa própria, por exemplo, e é exatamente por esse motivo que o mercado disponibiliza diversos tipos de crédito pessoal para ajudar nessa trajetória das pessoas que buscam formas de realizar seus sonhos. 

No entanto, com diversas possibilidades disponíveis, podem haver dúvidas sobre as melhores opções de empréstimo, apesar de ser uma boa alternativa, solicitar uma análise de crédito pessoal é uma decisão muito importante, que deve ser tomada com cautela para não comprometer ainda mais o seu planejamento financeiro e acabar virando tudo uma grande bola de neve.

Por isso, é necessário saber exatamente das vantagens e desvantagens de cada modalidade e entender qual se adequa mais à sua necessidade. 

Tipos de empréstimo 

Se você está pensando em solicitar um empréstimo, então você precisa conhecer melhor as opções que o mercado oferece, para isso, continue lendo esse artigo até o final. 

Empréstimo pessoal 

Esse é o crédito mais comum e acessível para a maioria da população, ele se baseia em uma relação direta entre a instituição financeira e o cliente que está contratando o serviço.

Ele funciona da seguinte forma: o solicitante pede um determinado valor para a instituição, de acordo com as regras e limites estabelecidos e, depois da análise de crédito, decide se vai ou não emprestar o dinheiro para a pessoa.   

Algumas das vantagens em fazer um empréstimo pessoal são: rápida disponibilidade, ele não exige nenhum procedimento demorado ou ampla documentação; acessibilidade, essa é uma modalidade acessível a maioria das pessoas, sem muitas restrições; 

Empréstimo consignado 

O empréstimo consignado tem como principal diferença do pessoal, o fato de ser descontado de forma automática da folha de pagamento do contratante, ou seja, aqui a pessoa não faz o pagamento mensal por conta própria.

Por causa disso, uma das exigências das instituições financeiras é que, para ter direito a essa modalidade de crédito, o solicitante seja aposentado, pensionista ou servidor público. 

A vantagem mais atrativa para solicitar um consignado está nos custos reduzidos, como os riscos desse tipo de operação são menores, a chance do banco ficar sem receber também diminui, o que acaba fazendo com que os juros sejam menores. 

Empréstimo por penhor 

Basicamente, o penhor nada mais é do que você entregar um bem de valor considerável como garantia de um empréstimo, ou seja, após solicitar um determinado valor, o contratante precisa deixar algum bem como forma de garantir o pagamento da dívida.

Alguns dos itens que geralmente são penhorados, são: joias, relógios, objetos de coleção e peças únicas. 

Ao quitar o contrato da dívida, o objeto lhe é devolvido. A principal vantagem desse tipo de empréstimo é a facilidade em acessar o crédito. Após o bem que será dado como garantia ser avaliado, a instituição já liberará o crédito.