Destinos de inverno para conhecer no Brasil em 2022

Destinos de inverno para conhecer no Brasil em 2022

Ainda que estamos no mês de novembro, sabemos que decidir viajar exige muita organização e planejamento. Inclusive, dependendo do tipo de viagem, quanto antes for planejada melhor. O Brasil é um país com clima tropical e quando falamos em destinos de inverno, não existem infinitas opções. Sendo assim, quando a temporada de frio começa, os preços vão nas alturas e você chega até a desistir. Portanto, para garantir que você consiga aproveitar ao máximo sua experiência, separamos 7 cidades brasileiras para conhecer no inverno de 2022.

1. Gramado, Rio Grande do Sul

Essa pequena e charmosa cidade gaúcha não poderia ficar de fora de nossa lista, sendo conhecida como o principal destino de inverno no Brasil. Ainda que possa ser visitada durante todo o ano, ela fica ainda mais aconchegante no inverno devido às baixas temperaturas. Com muitas opções de lazer para os mais diferentes públicos, Gramado é uma cidade bem desenvolvida e com excelente infraestrutura. Além disso, esse conjunto de fatores aliado à economia aquecida, faz com que muitos decidam procurar uma imobiliária em Gramado a fim de instalar-se de vez no simpático e charmoso município. Aproveite e não deixe de conhecer Canela, cidade vizinha e pacata de Gramado, mas que também é um ótimo passeio no inverno.

2. Diamantina, Minas Gerais     

Localizada a cerca de 300 km de Belo Horizonte, Diamantina é ponto de partida de uma das rotas mais famosas do turismo mineiro: a Estrada Real. Em 1999, a pequena cidade recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e por isso tornou-se mais procurada pelos amantes de turismo.

Considerada uma cidade histórica, abriga casarões charmosos e igrejas centenárias em suas ruas de pedra. Mas, além disso, a culinária da região não deixa a desejar, sendo um ótimo destino para curtir o frio.

3. Domingos Martins, Espírito Santo

A cidade de Domingos Martins faz parte da Serra Capixaba e conta com belezas incríveis, recheada de montanhas e clima ameno. Colonizada por italianos e alemães, você vai encontrar pratos deliciosos por aqui. Além disso, para os amantes da natureza, esse é o lugar ideal, com diversas trilhas, ar puro e cachoeiras para observar. Inclusive, reserve um dia para conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, que se destaca entre as demais montanhas por ter um lagarto de pedra tentando subi-la.

4. Guaramiranga, Ceará

Ainda que possa parecer um pouco estranho, não podemos deixar de falar sobre um destino de frio localizado no estado do Ceará. Guaramiranga está a pouco mais de 100 km de Fortaleza, capital do estado e abriga belezas naturais incríveis que fogem das tradicionais praias cearenses. Não deixe de conhecer o Mirante do Pico Alto, que promove visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o nome sugere, oferece muitas trilhas em meio à natureza.

5. São Bento do Sapucaí, São Paulo

Para quem quer um destino próximo da capital paulista, mas sem o agito de Campos do Jordão, a cidade de São Bento do Sapucaí é um destino tranquilo, com preços mais amigáveis e menos badalada. Localizada na Serra da Mantiqueira, é perfeita para fazer turismo rural e conhecer pequenos produtores locais. Além disso, para os amantes de natureza, esse é um destino recheado de atrações. Não deixe de conhecer a Pedra do Baú, uma das principais atrações da cidade, e a Pedra do Bauzinho, que é menor e possui acesso mais simples.

6. Urubici, Santa Catarina

A cidade de Urubici é um destino da Serra Catarinense, localizada a aproximadamente 3 horas de carro da capital do estado, Florianópolis. Com diversas cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas, ela é um prato cheio para quem quer se conectar com a natureza e deixar de lado o agito da cidade. Com clima ameno, ela é considerada uma das cidades mais frias do Brasil e se você gosta de temperaturas extremas, esse é seu lugar ideal. Além disso, você também pode aproveitar e conhecer a Serra do Rio do Rastro, considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil.

7. Monte Verde, Minas Gerais

Por fim, outra cidade mineira que não poderia ficar de fora é Monte Verde, com clima ameno e localizada nas montanhas. Quase na divisa com o estado de São Paulo, é uma ótima opção para curtir o inverno brasileiro, possuindo um charme único e muito especial. Além de um centrinho delicioso com diversos restaurantes de qualidade e ótimas opções de hospedagens, você também pode explorar a natureza pelas trilhas bem sinalizadas. Também é considerado um destino romântico e perfeito para casais que querem uma cidade com estrutura de qualidade.

Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades para visitar no inverno, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de se planejar com antecedência para garantir os melhores preços e condições de viagem, além de evitar correrias e surpresas de última hora.