Criar um site sozinho ou contratar alguém para fazê-lo

Criar um site sozinho ou contratar alguém para fazê-lo?

Este é um guia sobre quando você deve arregaçar as mangas e quando deve contratar um profissional.

Algumas coisas devem ser deixadas para os profissionais. Aprendi isso da maneira mais difícil quando tentei fazer Gin de banheira. No entanto, ao construir um site, o problema é mais complicado.

Então, você deve criar seu próprio site ou contratar um profissional?

A boa notícia é que construir um site por conta própria nunca foi tão fácil. Embora a proficiência em codificação fosse exigida alguns anos atrás, existem muitas ferramentas simples que permitem que você crie seu próprio site sem aprender a codificar – e são relativamente baratas.

Mas, primeiro, você precisa se perguntar algumas perguntas:

1. Quão complexo o seu site precisa ser?

Isto é muito importante. Se você só precisa de um site básico de uma página com endereço de e-mail, número de telefone e endereço da empresa, pode fazê-lo sozinho.

Você pode usar muitos construtores de sites, e modelos de uma página para começar a trabalhar rapidamente.

Agora, considere os recursos avançados que você costuma ver nos sites das empresas, quando são pensados para bons posicionamentos no Google através de SEO, quero dizer com isso que quando as pessoas pesquisam sobre seu produto ou serviço, seu site aparece entre as primeiras posições.

Você pode encontrar um plugin adequado (basicamente um aplicativo configurado para você), mas também pode considerar a contratação de alguém.

2. Quanto tempo você tem?

Esse é um fator fundamental para a maioria dos empresários, pois por não contarem com experiência na área, acabam demandando muito tempo para executar um site através dos construtores, e ainda assim não fica profissional.  

Hoje existem empresas que entregam um site profissional em até 3 dias, mas conforme a complexidade do projeto, vai demandar estipular o tempo caso a caso, mas normalmente empresas especializadas pedem até 60 dias.

Mas o ideal é conversar com uma agência que trabalha com a criação de sites para entender o melhor custo benefício.

3. Quanto vou gastar para criar meu site?

Existe um mal-entendido de que construir um site é caro. A verdade é que nunca teve tantas opções como hoje em dia, o valor vai depender do nível do Projeto, e qual a condição de contratação.

Para se ter ideia existem empresas que até mesmo alugam sites profissionais

Sem falar nos construtores de sites que tem valores variados para as estruturas profissionais que variam de $5 a $30 dólares.

E para comércio eletrônico, com excelentes preços é possível contratar Loja Integrada, Nuvem Shopping, e algumas outras.

Dito isso, mesmo que você planeje contratar desenvolvedores para construir seu site, a maioria agora usa modelos como base para começar, o que reduz significativamente os custos em comparação com a construção de algo do zero. Existem milhares de modelos disponíveis para plataformas como WordPress, Shopify ou Drupal, então realmente não há necessidade de construir algo do zero (a menos que você tenha muito dinheiro).

Com base na quantidade de conteúdo que você deseja adicionar ou personalizar, o valor aproximado de um site institucional, construído por uma agência especializada gira entre R$ 2.500,00 a R$ 5.000,00 para um sites profissional. 

4. Qual é o seu apetite por aprender?

Você gosta de aprender coisas novas ou pensar que código de computador o deixará doente?

A verdade é que aprender a codificar, mesmo que seja um pouco, é uma habilidade útil. Se você está curioso, aprender HTML e CSS básicos é um projeto paralelo interessante e pode abrir algumas outras opções para você, como personalizar os modelos disponíveis no construtor de sites, criar um site HTML simples do zero (muito adequado para uso pessoal Site) ou patching pequenas plataformas como Ghost.

“No passado, eu tinha que contratar uma empresa para criar meu site. Com o tempo, mais recursos para criar e gerenciar sites apareceram. Por fim, o Shopify, que é muito intuitivo e fácil de usar no back-end,”

5. Qual é a importância do seu site para o seu negócio?

Todo negócio deveria ter um site. No entanto, o tipo de negócio que você opera pode determinar a importância do seu site. Se o seu site é mais usado para fins de marketing e você não vende nada diretamente dele, construí-lo você mesmo não é um grande risco.

Se o seu site deve ser uma máquina de conversão bem ajustada com 100% de disponibilidade, você provavelmente deveria contratar alguém.

Os entusiastas muitas vezes perdem coisas como tempos de carregamento lentos, erros 404, problemas de segurança, certificados e outras vulnerabilidades que podem afetar o desempenho do seu site.

Se você estiver construindo seu próprio site, lembre-se de uma coisa: não se esqueça do seu certificado SSL.

6. Você é exigente?

Este é um ponto importante para todos vocês perfeccionistas. Se você é o tipo de pessoa que ficará frustrado se o conteúdo da página não for perfeito; se as cores forem diferentes do que você realmente deseja; ou se a navegação no menu não for tão eficiente quanto você deseja, você provavelmente deve contratar alguém .

Até mesmo os construtores de sites, embora seus templates sejam excelentes, mas se você for perfeccionista, vai ser uma dor de cabeça.

Os modelos não são tão flexíveis quanto algumas pessoas esperam e, a menos que você esteja familiarizado com HTML e CSS, nem sempre há uma maneira fácil de fazer com que eles façam o que você deseja.