Aviação, Conheça melhor as companhias aéreas consolidadas e coadjuvantes do cenário nacional

Aviação, Conheça melhor as companhias aéreas consolidadas e coadjuvantes do cenário nacional

As companhias aéreas brasileiras são contratadas para os mais diferentes propósitos: trabalho, férias ou uma simples ida de um lugar para o outro. Nesse meio tempo, certas características podem diferenciar uma companhia da outra.

Características como economia, segurança, conforto e serviços de bordo são avaliadas ao definir companhias aéreas como excelentes. Nisso, surgem as empresas consolidadas e as coadjuvantes no cenário nacional.

E quais são as melhores empresas desses dois grupos? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre as companhias aéreas nacionais!

Quais são as principais companhias aéreas brasileiras?

Para definir uma empresa de aviação comercial como boa ou ruim, é necessário avaliar as características que mais impactam na viagem do cliente.”

Companhias aéreas nacionais apresentam características positivas e negativas. Para avaliá-las, é necessário definir os principais critérios que impactam na viagem do consumidor. E quais são eles?

  • Preço das passagens aéreas;
  • Pontualidade das viagens aéreas;
  • Conforto nas viagens aéreas;
  • Serviços de bordo e opções de entretenimento;
  • Segurança nas viagens aéreas.

Observando esses critérios, quais são as companhias aéreas consolidadas no cenário nacional?

GOL Linhas Aéreas

Atuante desde 2001 no Brasil, a GOL Linhas Aéreas é uma empresa responsável por grandes inovações na aviação comercial. Para começar, foi pioneira ao trazer o serviço de check-in para celulares e ao ter um site preparado para deficientes visuais e motores.

Ela apresenta cerca de 119 aeronaves, que realizam mais de 700 voos por dia. Além disso, possui o programa de fidelidade GOL Smiles e internet a bordo com dados a partir de R$ 8.

Quanto às suas tarifas, a GOL Linhas Aéreas apresenta 4 opções de passagens aéreas:

  • Tarifa Light (sem bagagem despachada);
  • Tarifa Plus;
  • Tarifa Max;
  • Tarifa Promo (sem bagagem gratuita).

Por fim, entre as suas opções de entretenimento, apresenta a Revista GOL, GOL online e TV ao vivo.

Para saber mais, entre em contato com o telefone Gol.

LATAM Linhas Aéreas

A LATAM Linhas Aéreas representa o Grupo LATAM Airlines, que se trata da junção de TAM (empresa brasileira) e LAN (empresa chilena). A união ocorreu em 2012 e desde então vem ocorrendo outras, fazendo dela a maior companhia aérea da América Latina.

Ela apresenta cerca de 8 modelos de aviões, que variam entre Airbus e Boeing. Os aviões realizam mais de 1400 viagens aéreas diárias, transportando cerca de 67 milhões de passageiros ao ano.

Entre suas tarifas para passagens aéreas, a LATAM possui:

  • Tarifa Promo e Light (ambos sem bagagem despachada);
  • Tarifa Plus;
  • Tarifa Top;
  • Tarifa Premium (Economy Plus, Economy Top, Business Plus e Business Top).

A LATAM Linhas Aéreas apresenta programa de fidelidade, internet a bordo (a partir de R$ 7,50) e diferentes opções de entretenimento: revista VAMOS, aplicativo LATAM Entertainment e telas individuais para filmes e séries.

Para saber mais, entre em contato com o telefone LATAM: 0300-570-5700

Azul Linhas Aéreas

Atuante desde 2008, a Azul Linhas Aéreas é uma das principais companhias aéreas nacionais. Ela realiza cerca de 860 viagens diárias para 100 destinos diferentes, apresentando um excelente custo-benefício.

Os seus principais aviões são o Embraer 195 e 190 e o Airbus A320, que apresentam maior espaço para as pernas. Possui o programa de fidelidade Azul milhas e duas principais tarifas para passagens aéreas:

  • Tarifa Azul (sem bagagem despachada);
  • Tarifa Mais Azul.

Entre as suas opções de entretenimento, a Azul Linhas Aéreas apresenta TV ao vivo (com 48 canais da SKY), Azul Play e a revista Azul.

Para saber mais, entre em contato com o telefone Azul: 0800-887-1118

E quais são as empresas aéreas coadjuvantes no cenário nacional?

O mercado de empresas aéreas não é feito apenas de LATAM, GOL e Azul – existem também as companhias aéreas coadjuvantes. Mesmo sendo menos populares, seja por serem de aviação regional ou terem frota menor, ainda são ótimas opções.

Abaeté Linhas Aéreas

Em atividade desde 1979, a Abaeté Linhas Aéreas é de Salvador (BA) e é uma empresa de aviação regional. Sua frota é composta por 17 aeronaves, que apresentam voos regulares para destinos turísticos no interior e no litoral da Bahia.

Telefone Abaeté: (71) 3377-3955

Itapemirim Transportes Aéreos

Até então conhecida pelo transporte rodoviário, a Itapemirim busca agora ser uma das maiores companhias aéreas brasileiras. A empresa já apresenta passagens aéreas para 19 destinos e pretende adicionar 35 cidades em 2022.

telefone Itapemirim Aéreo: 0800-723-2121

Voepass Linhas Aéreas

Com sede em Ribeirão Preto (SP), a Voepass é a quarta maior companhia aérea em volume de passageiros. Ela apresenta 11 turboélices ATR, que realizam voos para quase 50 locais do país.

Telefone Voepass: (16) 3514-7100

Conclusão

No Brasil, não faltam companhias aéreas, seja em nível internacional, nacional ou regional. Por isso que é possível ser criterioso na hora de escolher a melhor companhia aérea, de forma a não ter dor de cabeça.

Para sua sorte, há excelentes companhias aéreas brasileiras disponíveis e novas empresas que estão surgindo!