As melhores trilhas para fazer no litoral brasileiro

As melhores trilhas para fazer no litoral brasileiro

Sabemos que com a correria do dia a dia, é necessário encontrar momentos de relaxamento e conexão com si mesmo. Sendo assim, uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é o contato com a natureza, que inclusive, já foi comprovado por diversos estudos que realmente é benéfico para nossa saúde física e mental. O litoral, portanto, é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros, visto que oferece diversas opções em meio à natureza, como o mar, areia, matas, trilhas, etc. Sendo assim, se você é um amante do meio ambiente ou quer apenas relaxar, continue acompanhando o post de hoje e conheça as melhores trilhas para fazer no litoral brasileiro.

1. Trilha da Praia da Solidão, Itajaí, Santa Catarina

Essa trilha se inicia no norte da Praia Brava em Itajaí, sendo considerada uma das mais badaladas e charmosas praias do litoral catarinense. Inclusive, por estar se desenvolvendo cada vez mais, imobiliárias na Praia Brava tornaram-se a grande atração do município, com diversos tipos de investimentos em apartamentos na planta, e imóveis usados em geral.

A Praia da Solidão recebeu esse nome por poder ser acessada somente pela trilha em meio à mata, que é bem sinalizada, com cordas para auxiliar na subida e descida. Outra maneira de chegar até ela é caminhar até o norte da Praia Brava e seguir até o fim. Contudo, esse trajeto pode ser feito somente em dias de maré baixa, pois quando ela sobe, o mar toma conta do caminho e impede a travessia. A trilha é realmente incrível e com certeza vai te ajudar a relaxar, assim como o destino final, visto que a Praia da Solidão é bem preservada e isolada.

2. Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro

Essa é uma das trilhas mais procuradas pelos turistas e moradores do Rio de Janeiro, oferecendo uma vista de 360˚ de toda a cidade e praias incríveis. No total são 1,6 km de extensão e que podem ser percorridos em 2 horas dependendo do seu ritmo. O ideal é fazer a trilha com alguém que já conheça o caminho ou pesquisar muito bem antes de ir, visto que a sinalização não é das melhores. Contudo, todo o esforço vale a pena quando se chega no topo da montanha. Não se esqueça de conferir a previsão do tempo para garantir céu aberto e uma paisagem mais bonita.

3. Jardim Elizabeth, Fernando de Noronha, Pernambuco

Com duração de aproximadamente uma hora e nível leve de esforço, essa trilha tem pouco mais de 1km, passando pela mata e por uma ponte antiga do século XVIII. O espaço foi batizado pelos imigrantes holandeses na época da colonização como Jardim Elizabeth. A principal vantagem dessa trilha é que ela acaba na Praia do Cachorro, uma praia incrível e ideal para se refrescar após a caminhada.

4. Praia do Bonete, Ilhabela, São Paulo

Essa praia já foi eleita como uma das mais bonitas do país e a trilha é indicada para pessoas com melhor preparo físico, visto que possui 15 km de extensão bem sinalizados e tem duração entre 3 a 5 horas. Com paisagem paradisíaca, esse é o passeio ideal para quem prefere um clima mais rústico e selvagem.

5. Trilha do Descobrimento, Bahia

Essa trilha exige um esforço físico intenso, visto que tem duração aproximada de cinco dias. Ela é a melhor forma de conhecer as praias incríveis da Bahia em um único roteiro. Com cerca de 80 km, você vai passar por lugares extremamente bonitos e pouco conhecidos, sendo um ótimo passeio para se desligar da rotina agitada. Inclusive, a trilha acaba em Trancoso, um dos lugares mais famosos e bonitos de toda a Bahia.

6. Praia do Aventureiro, Ilha Grande

Considerada um dos lugares mais bonitos e paradisíacos do Brasil, Ilha Grande encanta a todos os visitantes com suas belíssimas praias. A Praia do Aventureiro, que é cartão-postal da ilha, abriga um coqueiro tombado, com areias brancas e águas cristalinas em cor turquesa. Para chegar até ela por meio de trilha, você deve pegar a rota T9, com trajeto de aproximadamente 3 horas.

7. Calhetas, São Sebastião, São Paulo

Bastante preservada, a Praia de Calhetas fica próxima de Maresias, entre as praias de Toque Toque Grande. Por estar situada dentro de um condomínio fechado, o acesso é permitido somente para pedestres, sendo necessário fazer uma caminhada de cerca de 10 minutos para chegar até ela.

A trilha é considerada de nível fácil e com certeza o esforço vale a pena, com um visual paradisíaco e clima quase deserto e exótico da praia. É importante lembrar que a praia não possui infraestrutura, sendo recomendado levar lanche e sempre levar o lixo embora. Uma curiosidade, em Pernambuco existe uma praia de nome semelhante, praia das calhetas.

Então, agora que você conhece algumas das melhores trilhas para fazer no litoral brasileiro, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de confirmar o nível de dificuldade para garantir que será capaz de realizar todas elas, assim como contratar um guia especializado para casos específicos.