Você sabia que a inteligência para aplicativos também é uma ótima forma de monetização? Afinal, não dá para negar como o mundo mobile aumentou o seu poder no mercado dos negócios.
Em quase todos os nossos momentos estamos conectados aos dispositivos móveis. Seja estudando, trabalhando, no transporte público ou mesmo em casa durante momentos de descontração. Os apps fazem parte da nossa rotina!
Há vários tipos de apps, incluindo serviços, entretenimento, esporte, saúde, pagamentos, entre outros.
Se você quer aprender como monetizar apps, continue aqui e entenda mais sobre o assunto!
Como monetizar apps? Saiba os primeiros passos!
Em primeiro lugar, entenda que no mercado mobile existem diferentes formas de monetizar apps.
Uma estratégia de monetização flexível aumenta as chances de maximizar os ganhos dos aplicativos.
De modo geral, se o app não apresentar uma boa proposta e utilidade para os usuários, dificilmente alguma dessas formas de ganhar dinheiro dará certo. Um dos motivos disso é que a base de público não vai gerar receita para o app.
Como os usuários estão migrando para os apps, o cenário não é diferente com a publicidade, que também encontrou este caminho. Algumas ferramentas são voltadas para desenvolver campanhas de ads otimizadas para os aplicativos.
Abaixo separamos as três formas que podem gerar mais lucro para os aplicativos. Veja:
Lançando duas versões do app
Uma das melhores formas de monetizar apps é criando duas versões do seu aplicativo, uma gratuita e a outra paga. Mas como isso funciona?
Simples. Ao criar duas versões do mesmo app, você dá mais opções para o usuário. A gratuita contém anúncios, enquanto a paga não possui nenhum tipo de propaganda. Assim, a pessoa pode escolher qual a melhor forma de usar o seu aplicativo.
Muitos usuários têm a preferência de escolher a versão gratuita. Mas a paga também tem chances de ser monetizada.
É preciso lembrar que o app pago pode apresentar um volume de downloads menor. Portanto, ajuste o seu preço para que ele seja mais acessível e atraente aos usuários, sem perder a sua margem de lucro.
Usando o Google Admob
Outra forma bem interessante de monetizar apps é com o Admob. Ele permite controlar por meio de filtros de categorias gerais e manter o alinhamento entre o Ad e o conteúdo do seu aplicativo.
Você também pode usar a Central de Revisão de Anúncios para rever individualmente cada anúncio, antes das exibições dentro do app.
No Admob, o formato dos anúncios precisa ser adequado para garantir uma melhor experiência ao usuário.
- banner: na parte de baixo da tela ou lateral;
- intersticiais: ocupam toda a tela e aparecem em intervalos;
- vídeo: o usuário pode pular o vídeo após 5 segundos.
Para criar uma campanha no Admob é preciso conectar a conta do Google Adwords. Com as campanhas é possível aplicar palavras-chaves e filtros.
Após a campanha ser criada, você pode acompanhar o desempenho usando métricas relevantes, como engajamento ou receita.
Fazendo campanhas na Rede de Públicos Facebook
Você também pode monetizar apps fazendo campanhas na Rede de Públicos do Facebook. É um sistema que funciona de forma semelhante ao Admob.
É possível aderir à Rede de Públicos tanto como desenvolvedor para monetizar ou como anunciante para promover.
Para monetizar o seu app com a Rede de Públicos você precisa integrá-lo no sistema por meio de um SDK.
Aqui você pode posicionar onde os Ads serão exibidos. Os formatos de anúncios, também são em banner, intersticial ou vídeo.
Depois, o próximo passo é enviar o seu app para análise do Facebook, que tem o prazo de 48 horas para resposta.
Seguindo esses três passos, o seu app fica ativo para download e visualização pelos usuários. Assim você já começa a gerar receita para o seu negócio por meio da ferramenta.
Os anúncios veiculados no seu app são as campanhas de Facebook Ads em que o anunciante optou por usar a Rede de Públicos.
Por que é importante monetizar os apps?
Monetizar os apps é uma das formas que os desenvolvedores mobile e empresas têm para ganhar dinheiro.
Nem todos os negócios conseguem parcerias para lançar o seu aplicativo, então usar esse método é ideal para gerar alguma conversão em dinheiro.
Quem quiser obter esse retorno financeiro de forma assertiva e eficiente pode apostar em monetizar os apps, que colherá bons resultados.
Como ganhar dinheiro sem monetizar os apps?
Mas se você quer saber se existe uma forma de ganhar dinheiro sem monetizar apps, saiba que trata-se de um processo bem mais difícil. Um dos pontos que pode ser feito é procurar um patrocinador ou disponibilizar o aplicativo apenas de forma paga.
Mas voltamos a pontuar que isso é difícil, pois os patrocinadores não estão “à disposição” no mercado.
Com relação à experiência do usuário, é importante que ele sinta que tem o poder de escolha pela opção gratuita. Certamente um aplicativo somente na versão paga não despertará interesse em grande escala para downloads.
Uma atitude interessante é vender o app por preços baixíssimos, que mostram uma grande vantagem para o usuário. Assim ele pode se interessar e baixar o seu sistema. Essa é uma forma um pouco mais complexa para monetizar apps, mas que vale o experimento.