Os 5 tipos de cirurgia plástica mais procuradas

Os 5 tipos de cirurgia plástica mais procuradas

Atualmente, no setor de cirurgias plásticas, o Brasil se destaca como país de referência para a realização de diversos procedimentos, destacando-se ao ser o país onde todos os anos são realizados os maiores números de cirurgias plásticas, em todo o mundo.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, aproximadamente 1,2 milhões de cirurgias são realizadas anualmente no país, mesmo com o cenário de instabilidade econômica.

O cirurgião plástico é um especialista médico, capacitado para realizar cada cirurgia que citaremos ao longo do texto, seja com o objetivo de reconstruir ou reparar alguma parte do corpo humano, pela transferência ou da retirada de tecidos, de diferentes regiões do corpo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP),para que o paciente possa optar pela realização de uma cirurgia plástica, o cirurgião plástico deve avaliar as necessidades do paciente e os motivos que o levaram escolher aquela cirurgia.

Delineando esses fatores, a SBCP recomenda aos pacientes que procurem apenas por profissionais vinculados a ela, garantindo assim que o cirurgião seja reconhecido e credenciado.

Diante de tanta procura por cirurgias plásticas no país, a SBCP estabeleceu um ranking com os tipos de cirurgia plástica mais realizadas no Brasil ao longo dos últimos anos.

Confira a seguir quais são os principais tipos de cirurgia plástica

  1. Lipoaspiração:  A lipoaspiração é um procedimento indicado para casos onde há o excesso de acúmulo de gordura localizada em uma determinada região, como no abdômen, nas costas, nos glúteos, nas pernas, nos braços e na face. O objetivo da lipoaspiração é apenas retirar a gordura sobressalente, sem envolver fins de emagrecimento. A lipoaspiração também pode envolver a lipoescultura, um procedimento que remodela algumas partes do corpo e pode realocar a gordura retirada para outra região, aplicando ele no bumbum, como por exemplo.
  2. Mamoplastia: A mamoplastia é um procedimento que consiste na reconstrução da mama, ou na mudança de tamanho da mesma, através da mamoplastia redutora ou de aumento. No Brasil, a mamoplastia mais desejada é a de aumento, com o uso de próteses de silicone.
  3. Abdominoplastia: A abdominoplastia é uma das cirurgias mais realizadas no mundo, indicada para pessoas que perderam grandes quantidades de peso e ficaram com excesso de pele,  focando assim na retirada da flacidez. A abdominoplastia também é recomendada para mulheres que tiveram filhos, deixando a barriga mais firme e corrigindo até mesmo a postura.
  4. Blefaroplastia: A blefaroplastia é um procedimento realizado com o objetivo de retirar o excesso de pele das pálpebras. Na pálpebra inferior, o procedimento foca no reposicionamento das bolsas de gordura orbitais, localizadas abaixo dos olhos e dando um novo ar a aparência de cansaço que esse excesso de gordura causa.
  5. Rinoplastia: Mesmo por último no ranking, a rinoplastia é uma das cirurgias mais desejadas em todo o mundo. A rinoplastia consiste na correção da estrutura óssea do nariz, que exerce um papel central na face e dependendo do resultado, o procedimento pode mudar completamente o visual do paciente.

Processo pós-operatório

O processo de recuperação após a realização de cirurgia plástica varia de acordo com qual procedimento foi realizado, se foi um procedimento simples ou complexo, mas de maneira geral, o pós-operatório possui um período de 12 semanas, para que todas as atividades possam ser retomadas.

Durante os primeiros dias de recuperação, é comum que os pacientes sintam dores e surjam algumas manchas roxas pelo corpo.

Por fim, devemos ressaltar a importância de procurar por profissionais qualificados para a realização do procedimento, buscando por cirurgiões credenciados pela SBCP, principalmente pois hoje o mercado dispõe de uma grande variedade de profissionais e procedimentos, além dos que foram descritos no texto.