Serra catarinense 7 roteiros interessantes para conhecer

Serra catarinense: 7 roteiros interessantes para conhecer

A Serra Catarinense com certeza é um lugar que todos deveriam conhecer pelo menos uma vez na vida. Com paisagens incríveis, campos recheados de araucárias, cânions e montanhas, as atrações não param por aqui, contando ainda com cachoeiras maravilhosas e formações rochosas de tirar o fôlego. Ela é composta por cidades principais, como São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema, sendo que no inverno a neve é praticamente garantida. Contudo, é possível explorar a Serra Catarinense de um jeito diferente e é justamente sobre isso que vamos falar no post de hoje. Continue acompanhando até o fim e veja 7 roteiros interessantes para conhecer.

1. Rio do Sul, Santa Catarina

Nossa primeira dica é iniciar sua viagem mais ao norte do estado, no Vale Europeu Catarinense. A cidade de Rio do Sul possui localização estratégia, situada entre a Serra do Mar e a Serra Geral e justamente por isso, conta com paisagens naturais únicas formadas por montanhas, rios e cachoeiras. Com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), economia aquecida, desenvolvimento e muita natureza, muitas pessoas também optam por procurar uma imobiliária em Rio do Sul a fim de instalar-se de vez no município. Além disso, ela está a somente pouco mais de 2 horas de uma das cidades mais famosas da Serra Catarinense, Urubici.

2. Serra do Rio do Rastro

Esse é com certeza um dos lugares mais bonitos de Santa Catarina. A Serra do Rio do Rastro possui cerca de 12 km, sendo coberta por Mata Atlântica com um caminho de diversas curvas incríveis e sinuosas. Ela é tão bonita que é considerada uma das mais espetaculares do mundo e passar por ela é com certeza um privilegio. Além disso, ela possui luzes para promover melhor visibilidade, mas como a neblina é constante, é importante visitá-la até umas 16:00. A Serra ainda conta com mirantes de mais de 1400 metros de altitude para que você possa apreciar todo o trajeto, assim como os cânions e cachoeiras. Aqui também há excelentes opções de imóveis para locação e hospedagem.

3. Visitar cânions em Bom Jardim da Serra

A Serra do Rio do Rastro é porta de entrada para a cidade de Bom Jardim da Serra, que abriga diversos cânions incríveis para conhecer. O Cânion do Funil é o mais famoso e está à esquerda da estrada, possuindo quase 1600 metros de altitude. No entanto, o acesso deve ser feito somente a pé ou a cavalo pelas trilhas das fazendas locais. Outra opção é o Cânion das Laranjeiras que fica a 12 km do centro da cidade, oferecendo vista de tirar o fôlego.

4. Urubici

Essa é com certeza uma das cidades mais especiais da Serra Catarinense, cercada por montanhas, rios e cascatas a apenas 170 km de Florianópolis. Com ar interiorano, que desperta sensações de paz e tranquilidade, a cidade possui natureza extremamente preservada. Isso porque, a população procura manter a cidade sempre limpa e conscientizar novos moradores e turistas. Como consequência, tudo é muito bem organizado e existem guias turísticos para ajudar aqueles que querem praticar atividades mais radiciais, como fazer trilhas, rapel e trekking.

Principalmente para os amantes de ecoturismo, Urubici é uma cidade completa, oferecendo belezas naturais incríveis e muita aventura para seus visitantes. Nossa dica é ir de carro ou alugar um veículo para poder visitar com calma e maior liberdade todos os pontos turísticos do município.

5. Lages

Lages é a maior e mais conhecida cidade da Serra Catarinense, eleita como a Capital do Turismo Rural. Ela é muito famosa por seus eventos populares, como o Festival de Teatro de Lages e a Festa Nacional do Pinhão. Todos os anos a cidade recebe mais de 50 mil pessoas para apreciarem as paisagens, conhecer os pontos turísticos e saborear a gastronomia local. Na época do inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, as geadas fazem parte do dia a dia dos moradores e até mesmo a neve pode aparecer e cobrir os campos.

6. Alfredo Wagner

Localizada em uma área de transição entre a serra e o litoral, Alfredo Wagner possui boas atrações, principalmente na região serrana. No local em que o campo dos padres perde a altitude, encontra-se a formação rochosa dos Soldades de Sebold, considerada a paisagem mais bonita do município. Mas, além disso, outras atrações naturais completam o cenário, como a incrível Pedra Branca, o cânion do Rio Lajeado, a gruta do Poço Certo, entre outras cachoeiras.

7. Verão na Serra Catarinense        

Fora da época de inverno é mais fácil aproveitar as atrações naturais da Serra, podendo realizar diferentes atividades como conhecer os cânions, cavalgar, fazer passeios 4×4, rapel, escaladas, etc. Contudo, se pretende ver neve e aproveitar o frio, essa não é a melhor época para conhecer a região.

Então, agora que você conhece melhor a Serra Catarinense, já pode criar seu roteiro de viagem para poder aproveitar ao máximo seus dias na região.