Segurança no Brasil as 7 melhores cidades

Segurança no Brasil: as 7 melhores cidades

A preocupação com a segurança é um assunto que faz parte do dia a dia dos brasileiros, sejam eles moradores de grandes ou pequenas cidades. Afinal, sabemos que os municípios ficam cada vez mais violentos, independente do porte. Sendo assim, a busca por maior qualidade de vida e bem-estar no dia a dia aumenta, assim como a procura por cidades melhores. Mas, sabemos que essa escolha não é fácil, visto que além de levar em conta a segurança, também é importante analisar outros fatores, como educação, saúde, opções de lazer, entre outros quesitos para garantir uma cidade completa. Então, pensando nisso, preparamos para o post de hoje uma lista com as 7 cidades mais seguras e completas do país.

1. Itajaí, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense, Itajaí é uma das cidades mais seguras do estado. Mas, além de seus excelentes índices de segurança ela também oferece educação de qualidade, saúde, além de uma boa oferta de serviços e comércio. Com economia aquecida, o município detém o maior PIB catarinense, visto que abriga o segundo maior complexo portuário do Brasil. Justamente por esse conjunto de fatores, muitos procuram uma imobiliária em Itajaí a fim de instalar-se de vez no município. Por fim, mas não menos importante, Itajaí é uma cidade recheada de belezas naturais incríveis, como praias, montanhas e trilhas, contribuindo ainda mais para sua saúde e qualidade de vida.

2. São José do Rio Preto, São Paulo

Esse município localizado no interior de São Paulo, a pouco mais de 400 km da capital, possui cerca de 464 mil habitantes, sendo considerado um dos mais seguros do país para morar. Mas, além disso, a cidade destacou-se em outras áreas importantes, como educação, saúde, saneamento e sustentabilidade. Também devemos lembrar que ela é a segunda melhor dentre os cem maiores municípios para se aposentar no Brasil, oferecendo muitas opções de lazer para esse público, além de qualidade nos serviços.

3. Maringá, Paraná

Considerada uma das melhores cidades para morar no Brasil, Maringá foi planejada, possuindo avenidas largas, áreas verdes espalhadas e altíssima qualidade de vida. Obviamente, por estar presente no post de hoje, ela possui ótimos índices em segurança e educação, sendo que esses dois foram os principais responsáveis pela cidade ganhar o título de melhor lugar do Paraná para morar com os filhos. Além disso, esse é um dos poucos lugares do Brasil que conseguiu conciliar o crescimento econômico com a preservação do meio ambiente. Inclusive, a cidade é conhecida como Cidade Ecológica, possuindo cerca de 26 metros quadrados de área verde por habitante.

4. Brusque, Santa Catarina

Brusque está na lista de cidades mais seguras do Brasil para morar há alguns anos, sendo uma das melhores opções para quem quer unir segurança, qualidade de vida e tranquilidade. Além disso, é uma das cidades mais bem estruturadas quando falamos em centros para compras, visto que detém o maior polo têxtil de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil. Também não podemos deixar de lembrar que ela é referência em educação, possuindo ótimas opções de escolas particulares, públicas, de ensino técnico e profissionalizantes como Senai e Senac, além de excelentes universidades.

5. São José dos Campos, São Paulo

Essa cidade possui excelentes indicadores em quatro áreas essenciais para uma boa qualidade de vida, sendo destaque em segurança, saúde, educação e saneamento e sustentabilidade. Por estar a menos de 100 km de distância da capital paulista, essa cidade está localizada no Vale do Paraíba Paulista, concentrando uma parcela considerável do PIB brasileiro, com empresas como Embraer e o famoso ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

6. Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Considerado um dos melhores lugares para se viver, a capital do Mato Grosso do Sul, é uma ótima cidade para quem procura segurança, bem-estar e qualidade de vida. Sua principal vantagem é que mesmo possuindo uma estrutura parecida com a de metrópoles, o clima é bem interiorano e tranquilo. Dessa forma, garante comodidade, conforto e boa oferta de serviços sem afetar o bem-estar da população.

7. Ananindeua, Pará

Por fim, Ananindeua é uma cidade localizada na região metropolitana de Belém, sendo a segunda mais populosa do estado, abrigando cerca de 525 mil habitantes. Extremamente segura, a cidade investe constantemente em melhorias, como por exemplo o Projeto de combate à violência, que já reduziu cerca de 80% dos crimes violentos. Além disso, para quem trabalha em Belém, mas quer ter maior qualidade de vida, segurança e baixo custo de vida, essa é a cidade ideal.

Então, agora que você sabe quais são algumas das melhores cidades para morar em relação à segurança e qualidade de vida, já pode escolher sua melhor opção. Lembre-se de avaliar tudo com muita calma e criar um bom planejamento de mudança. Afinal, se deixar para tomar as decisões com pressa pode até mesmo se arrepender de sua escolha.