O que são implantes dentários?

O implante dentário é um procedimento cirúrgico eficaz, realizado com equipamentos de alta tecnologia, sendo um procedimento dividido em duas etapas.

A primeira etapa para a colocação de um implante dentário é a fixação de um pino de titânio no osso da gengiva, substituindo a raiz do dente do que foi perdido.

Essa colocação dependerá de diversos fatores, que serão abordados ao longo desse texto. Após a fixação do pino de titânio, a segunda etapa do procedimento consiste na colocação de uma prótese de titânio, substituindo o dente perdido.

O titânio é o material utilizado para fabricação do pino por ser um metal biocompatível com o corpo e que não enferruja, fazendo com que essa junção de fatores dê aos implantes dentários uma aparência natural, harmônica com o restante do rosto do paciente.

Além disso, o titânio faz com que os implantes dentários sejam resistentes à mastigação, sem a necessidade de substituição.

O titânio é o único metal que apresenta biocompatibilidade com o organismo, se adequando a estrutura óssea como se fosse o próprio dente perdido.

Para esclarecer um pouco mais sobre o que são os implantes dentários, iremos detalhar a seguir quais são as etapas envolvidas na colocação de um implante e por fim, expor a importância que esse procedimento possui para recuperar a autoestima e reabilitar a vida de pacientes que sofreram a perda de um ou mais dentes.

Implante dentário – Entenda as etapas do procedimento.

Avaliação diagnóstica

O diagnóstico do paciente é fundamental para avaliar a possibilidade de colocação do implante, sendo essencial para avaliar se a estrutura óssea da gengiva do paciente será capaz de comportar a inserção do pino de titânio, suportando o implante.

Para obter o diagnóstico, o cirurgião dentista poderá solicitar radiografias e tomografias. Assim, será possível avaliar o tipo de implante que será colocado e planejar a cirurgia.

Dependendo das condições do paciente, o cirurgião dentista pode solicitar que o mesmo realize um tratamento prévio, corrigindo alterações na arcada dentária e possibilitando o planejamento da cirurgia de implantes.

Passo inicial da cirurgia

A primeira etapa da cirurgia consiste na colocação do pino de titânio, com a cirurgia sendo realizada com aplicação de anestesia local e sendo totalmente indolor.

A duração da cirurgia pode variar de acordo com o número de implantes que serão colocados e da estrutura óssea da arcada dentária do paciente, tendo duração aproximada de 30 a 40 minutos.

Cicatrização

Após a colocação dos pinos de titânio na estrutura óssea da gengiva, é necessário aguardar até a total cicatrização dos implantes para seguir ao próximo passo da cirurgia.

O tempo de cicatrização pode variar entre três a seis meses, com o paciente podendo utilizar uma prótese provisória ao longo desse período, para suprir questões estéticas.

A colocação da prótese

Após completa cicatrização, a prótese do implante será elaborada pelo cirurgião  a partir de moldes, baseados nos dentes do paciente, para que a prótese possua uma aparência natural.

A prótese será fixada sobre o implante, reabrindo a região onde foi colocado o pino de  titânio, encaixando a prótese nele.

Acompanhamento e pós-operatório

Durante o processo pós-operatório é essencial manter uma higiene bucal adequada, evitando que ocorram infecções ao redor do implante.

Quando não ocorre a higienização correta, pode ocorrer a inflamação da gengiva e dos tecidos ao redor do implante.

Outro fator essencial para o sucesso do pós-operatório, o paciente deve fazer o correto das medicações prescritas, mantendo-se em repouso ao longo de todo o período determinado.

Por fim, após a conclusão do procedimento e da colocação das próteses, é fundamental realizar o acompanhamento periódico com um dentista, fazendo a retirada e limpeza da prótese de tempos em tempos.

Além disso, é importante acompanhar a adaptação do implante e da prótese à estrutura óssea da gengiva.

Quanto custa um implante dentário ?

O preço do implante dentário poderá variar de acordo com o seu tipo e com a experiência do cirurgião dentista, com valores que variam de R$1.200,00 a R$2.500,00.

Por fim, é importante ressaltar que esse valor muitas vezes está atrelado apenas à colocação do parafuso, sem considerar as próteses.

O que são implantes dentários