Eternos

Eternos – Novo filme da Marvel recebe é o pior do MCU em termos de avaliação crítica

Sendo mais uma das produções que fazem parte do aclamado Universo Cinematográfico da Marvel (UCM no Brasil, MCU no original), Os Eternos está sendo super aguardado pelos fãs e tinha uma promessa de ser aclamado pelos críticos, fato esse que não ocorreu, se tornando até então o filme da Marvel com a pior nota no Rotten Tomatoes, site agregador de críticas de cinema e televisão.

Até a publicação deste texto o filme está com apenas 63% de aprovação dos críticos, percentual que o deixa abaixo de Thor: O Mundo Sombrio, filme de 2013 que possui 66% de aprovação. Os Eternos se destaca positivamente por ser a produção Marvel mais diferente das demais já produzidas, mas pelo visto isso não consegue apagar todo aspecto ruim que o longa possui.

De acordo com Scott Mendelson, crítico da Forbes, o filme dos Eternos “tenta se parecer apenas com um filme de super-heróis qualquer, mas nem consegue se sair bem nessa missão… sendo bem otimista é quase como se a Marvel tivesse resolvido brincar na caixa de areia do DCEU (termo não oficial para referir-se ao Universo Estendido da DC Comics), encostando nos arquétipos de super-heróis genéricos”.

Outro crítico, David Ehrlich, do IndieWire, tentou explicar seus motivos de também não ter curtido muito essa produção. “A escala é tão gigante, cósmica, que acaba tornando os Vingadores apenas um pontinho. Então, porque continuam sendo apenas alguns desajustados, vestindo roupas com tecido sintético, que ficam lutando contra uma computação gráfica ruim durante 3 horas?”

O que sabemos sobre Os Eternos?

Os Eternos se passa pouco tempo depois dos acontecimentos de Vingadores: Ultimato, onde acompanhamos um grupo de heróis, os imortais conhecidos como os Eternos, seres que vigiam a Terra há mais de 7 mil anos e tem a missão de combater os Deviantes, garantindo assim a segurança da raça humana.

O que mais precisamos saber sobre Os Eternos antes do seu lançamento nos cinemas?

Com direção de Chloé Zhao, vencedora do Oscar, Os Eternos acompanha um time de heróis que fazem parte da fase 4 do UCM. Por conta de ser a primeira desse grupo no cinema, a Marvel terá muito a explorar de sua história, tendo como base os quadrinhos.

O filme estreia no dia 5 de novembro de 2021 e, para que possamos nos preparar e entendermos melhor a trama, separamos alguns fatos importantes na lista abaixo:

Origem

Seres com superpoderes e criados pelos Celestiais, criaturas que no passado vieram à Terra e conduziram experimentos nos seres primitivos que aqui habitavam, gerando assim 3 novas espécies, dentre elas os Eternos.

Mas o que ocorreu com as outras duas espécies foi uma divisão entre os que enxergavam os Eternos como heróis e outros que os viam como vilões.

Os Eternos e a missão de proteger os humanos dos Deviantes

O fato deles serem chamados de Eternos é que eles não podem envelhecer e nem morrer. Já os Deviantes tem uma definição vinda dos quadrinhos que diz que eles são “uma falha destrutiva e em constante mudança”.

Mesmo vivendo longe dos humanos por muito tempo, os Eternos receberam a missão de proteger a raça humana dos Deviantes. E foi durante todo esse isolamento que o grupo de heróis desenvolveu habilidades necessárias para a proteção do povo da Terra.

Seus poderes

Sendo todos da mesma espécie, cada membro do grupo dos Eternos possui um poder e habilidade semelhante aos demais. Mas com o tempo cada um conseguiu aprimorar uma habilidade melhor do que os demais, como por exemplo o Makkari, que é o mais rápido e Gilgamesh, o mais forte.

Interação com os demais heróis da Marvel

As HQs já mostraram diversas interações dos Eternos com os demais heróis da Marvel, como na vez em que o vilão Apocalypse derrotou Ikaris numa batalha ou quando o grupo ajudou o Thor a apagá-los da memória.

Neil Gaiman foi responsável por reviver os Eternos

Os Eternos surgiu pela primeira vez na década de 1970, tendo sua publicação cancelada no ano de 1978. Houve em 1985 uma primeira tentativa de trazer os heróis novamente às HQs mas foi somente em 2006, pelas mãos do escritor Neil Gaiman, que os heróis tiveram uma nova versão com grande aceitação do público.

Nessa versão os Eternos são pessoas normais que esquecem qual sua origem, tendo que relembrar a tempo para conseguir proteger São Francisco de um ataque dos Celestiais.