Conheça todos os personagens que já foram o Robin nas HQs

Conheça todos os personagens que já foram o Robin nas HQs

Muitos que gostam das histórias do Batman podem achar que o Robin sempre teve por trás da máscara a mesma pessoa. Mas esse manto foi utilizado por muitos ao longo dos anos e a partir de agora você conhecerá quem são esses personagens que já foram o Robin nas HQs.

DICK GRAYSON

Primeiro e mais conhecido Robin, Richard “Dick” Grayson é um antigo acrobata que se apresentava em circos com seus pais quando criança. Os Graysons Voadores, como eram conhecidos pelo público, sofreram um trágico acidente durante uma das apresentações e com isso os pais de Dick vieram a óbito.

Bruce Wayne, que chegou a fazer uma investigação sobre o acidente, resolveu adotar o pequeno Dick, pois ele sabe mais do que ninguém o que é a dor da perda dos pais quando criança. Durante a sua estadia com Bruce, o jovem foi treinado e assim vestiu o traje de Robin.

Se tornando um herói cada vez mais independente, ele passou pelos Jovens Titãs e acabou se transformando no Asa Noturna, atuando sozinho no combate ao crime.

JASON TODD

Esse com certeza é o Robin mais cercado de polêmicas de todos. Chegando logo depois que Dick largou o manto, sua primeira aparição nas HQs foi numa tentativa de levar as rodas do Batmóvel para casa.

Ao ver essa cena, Bruce se sensibiliza e tenta mudar o comportamento daquele jovem, o treinando e ensinando como fez com Dick, passando assim o traje de Robin para ele.

Mas as polêmicas começaram devido a sua personalidade ser mais violenta e instável que o Robin anterior, o que não agradou muito aos fãs. Essa polêmica levou a DC a ter uma ideia bem fora dos padrões. Eram os anos 80 e eles abriram uma votação por telefone para que o público respondesse: O novo Robin deve morrer ou continuar vivo?

E não é que o público escolheu a morte como melhor opção? Com isso conhecemos uma história marcante, na HQ “Morte na Família”, onde Jason foi assassinado pelo Coringa, antes que Batman o pudesse salvar.

Mas, como muitas vezes vemos nas HQs, descobrimos anos mais tarde que após sua morte, Ra’s al Ghul levou o corpo de Jason para o Poço de Lázaro e assim o ressuscitou. Seu retorno foi repleto de uma sede de vingança contra o seu assassino, o Coringa, mas também contra o Batman, a quem Jason julga ter lhe abandonado para ser morto.

TIM DRAKE

Com o trauma da morte de Jason, Batman atuou por vários anos sozinho, até se deparar com o talvez mais inteligente de todos os que viriam a ser o Robin.

Tim Drake era um rapaz que já acompanhava o que Batman e Robin faziam por Gotham, tendo uma participação mais do que importante durante um caso envolvendo o vilão Cruzado Encapuzado, sendo o responsável por descobrir a sua identidade secreta.

Isso impressionou Bruce Wayne e assim ele foi convidado para ser o novo Robin. Sendo muito inteligente e com muita habilidade para lutar, Tim foi um Robin que o público adorou e dessa vez não tivemos polêmicas envolvidas.

Além disso, ele recebeu um treinamento a parte oferecido pelo Asa Noturna, Dick Grayson, quando o mesmo estava na equipe dos Jovens Titãs. Usando um uniforme com maior predominância da cor vermelha, ele adotou com o tempo a alcunha de Robin Vermelho.

STEPHANIE BROWN

Stephanie foi a primeira mulher que vimos vestindo o manto do Robin, sem contar a Carrie Kelley, que apareceu na saga “O Cavaleiro das Trevas”, mas levando-se em consideração apenas a cronologia oficial.

Namorada de Tim Drake, ela atuava como uma vigilante chamada “Salteadora” pelas ruas de Gotham. Durante um breve período ao qual seu namorado Robin resolveu largar o traje, ela resolveu assumi-lo. Sendo demitida pouco tempo depois pelo Batman por conta de sua imprudência e falta de respeito pela sua liderança.

DAMIAN WAYNE

Chegamos ao nosso Robin atual, o primeiro que possui ligação de sangue com o homem morcego! Considerado por muitos o mais arrogante que vestiu o manto do Robin, Damian é filho de um relacionamento de Bruce com a filha de Ra’s al Ghul, Talia, sendo treinado pela famosa Liga dos Assassinos e criado durante muitos anos longe do seu pai, que nem sabia de sua existência.

Por conta dessa criação e treinamento, Damian era um jovem extremamente violento e sem remorsos quando precisava matar. Durante sua adolescência ele foi levado até seu pai e deixado sob sua tutela. Mas uma tragédia viria a abalar o jovem emocionalmente, quando acompanhamos no arco “Crise Final” a morte do Batman.

Alfred então o presenteia com o manto de Robin, lhe explicando que sua primeira missão seria o resgate do primeiro Robin, Dick. Mas o futuro nos presenteou com o retorno de Bruce Wayne e assim eles formam a dupla dinâmica que conhecemos hoje em dia nas HQs.