Como combinar tons mais claros e tons mais escuros

Como combinar tons mais claros e tons mais escuros

Na hora de combinar cores muitas pessoas não sabem como fazer isso da melhor maneira, por isso muitas evitam o uso das cores e algumas acabam combinando de uma maneira que não é lisonjeira.

Essas dúvidas acontecem tanto entre cores completamente diferentes, quanto entre tons mais claros e mais escuros, sempre acaba dando medo de usar, com medo de errar no look.

Por isso, para te ajudar, iremos te falar como combinar os tons mais claros com os mais escuros, assim as cores irão combinar bem e seu look ficará maravilhoso, além de não precisar ter medo na hora de usar.

Como combinar tons diferentes

Ao combinar tons diferentes em um outfit você possui diversas alternativas, as técnicas para combinar as cores funcionam também. Mas para não errar mais iremos te dar algumas opções.

Monocromático

A forma mais básica de combinar tons diferentes será ao montar um look monocromático, já que não há como errar. Escolha as peças de uma certa cor e o tom é livre, você poderá combinar da forma que preferir.

O look monocromático é uma boa aposta para combinar tons diferentes pois te permite brincar com os tons, usar uma cor pastel e uma cor mais intensa, assim, não tem como errar.

Algumas das cores que estão em alta para os looks monocromáticos são o roxo/lilás, bege, verde e laranja. Essas cores compõem ótimos outfits, são uma forma sofisticada de usar as cores, além dessas o preto e o branco nunca saem de moda, mas é interessante apostar em tons iguais.

Para essa proposta o uso de conjuntos é uma ótima ideia, você pode usar um blazer e calça de alfaiataria no mesmo tom com uma camiseta e top em um tom mais claro.

Outra forma é variar os tons com os acessórios, assim a base do look fica toda de um tom só ou dois, enquanto os acessórios fazem as combinações entre os tons diferentes, mais claros ou escuros.

Complementares

Outra forma de combinar as cores é o uso de cores complementares, que podem estar dispostas no círculo cromático em completos opostos, como também em triângulo ou retângulo, tudo depende de quantas cores você pretende usar.

As cores complementares são as mais fáceis de combinar, já que basta escolher a cor contrária no círculo cromático. No entanto, pode ser complicado se você possui peças em tons diferentes, onde um é muito claro e o outro muito escuro.

Para usar cores complementares em tons diferentes você poderá fazer da forma mais simples que é combinando a roupa de grife com os acessórios na cor oposta, assim, você poderá ter tons diferentes sem se preocupar.

Mas você também poderá usar de forma inteligente as cores e escolher os tons certos, uma saída é usar uma das peças com uma cor neutra, seja cinza, branco ou preto. Isso cria um equilíbrio entre as cores diferentes.

Além disso, algumas cores combinam muito, mesmo que em tons diferentes, como o vermelho e o verde azulado, que podem compor um look em tons diferentes e ainda assim ficar incrível.

Você pode usar também o laranja com azul, independente dos tons escolhidos. O violeta bem vivo e combinado com um amarelo pastel é uma proposta genial, criando um equilíbrio perfeito.

Outra combinação interessante que pode ser ousada, mas você pode escolher as que irão compor o look e a terceira apenas para acessórios, como uma bolsa ou lenço. As cores são o violeta, laranja e verde.

Você pode fazer várias combinações divertidas com as cores e se tem medo de errar, combine apenas dois tons e complete o look com cores neutras. Assim, você pode combinar de uma forma bem interessante os tons claros e escuros.

Análogas

Mais uma forma de montar looks com cores diferentes é usando as cores análogas, que consiste em selecionar cores que estão muito próximas uma da outra, ou seja, são vizinhas no círculo cromático.

Nesse tipo de combinação é preciso ter um certo cuidado com os tons, nem todos irão combinar bem, já que as cores serão bem similares, por isso, a ideia é usar ou o mesmo tom, ou completamente opostos.

Opte por usar os tons mais distantes um do outro, assim você mantém o look mais coeso. Com essa tática você irá alcançar um look bem montado, com cores que fazem sentido e ainda assim são análogas.

Por isso, na hora de combinar cores análogas não tenha medo de variar os tons claros e escuros, eles irão ficar incríveis juntos, dando um equilíbrio ótimo entre as peças, não tenha medo de arriscar.

Você pode combinar um tom de amarelo bem mais escuro com um de laranja amarelado mais claro. Outra combinação forte é entre o violeta e o vermelho violeta, ambos nos tons mais claros e escuros.

Dessa forma você pode usar as formas de combinar as cores e também combinar os tons claros e escuros sem medo de errar, deixando seu look sofisticado e bem colorido.