4 coisas que você precisa saber antes de alugar um salão de festas

Organizar um evento nem sempre é uma tarefa fácil. São tantos detalhes para realizar uma festa inesquecível que alguns itens podem passar batido durante o planejamento.

Apesar do espaço para festas ser um dos elementos essenciais que precisa ser decidido antes de começar a pensar no restante da organização, é necessário que você seja cauteloso com essa decisão, afinal, tudo tem que sair perfeito, a começar pelo espaço.

Por isso, neste post reunimos 4 dicas essenciais com tudo o que você precisa ter em mente antes de alugar um salão de festas. Confira!

Conheça o lugar e avalie a estrutura

Para começar, é necessário que você veja o espaço antes de fechar o contrato, isso é essencial para avaliar a estrutura do ambiente. É preciso que todo o conjunto estrutural do salão de festas possa abarcar tudo o que requer para a realização do seu evento.

Isso inclui:

  • Espaço para os convidados se deslocarem confortavelmente;
  • Ambiente da cozinha bem organizada;
  • Sanitários bem dispostos e de preferência mais de um no local;
  • Salas privadas
  • Sistema de energia com geradores;
  • Estacionamento;
  • E sistema de iluminação adequada.

Pode parecer muita coisa, mas esses itens são os básicos que espaços para eventos precisam oferecer. Isso porque para uma festa ser realizada com tranquilidade, esses itens estruturais precisam funcionar em ordem.

Por isso, conheça bem o espaço e cuidado com falsas promessas de proprietários. Se possível, faça visitas no local durante a realização de algum evento, assim, você consegue ter em mente em como se dará a organização durante a sua festa.

Pagamento e disponibilidades

O valor de um salão de festas pode variar de acordo com a época do ano, o volume de procura por datas, a quantidade de serviços que o local oferece e até mesmo a região da qual ele se encontra.

O ideal é que você procure por um espaço para festas com no mínimo 6 meses de antecedência da data escolhida. Isso é recomendado porque quanto mais perto da data, mais difícil encontrar disponibilidade, principalmente em épocas muito concorridas como final do ano e feriados.

Normalmente, pede-se uma porcentagem do valor para reserva, podendo chegar até 50% e o restante sendo pago no dia do evento.

Gostou de um salão de festas? Leia com atenção o contrato. Verifique tudo o que o local está oferecendo, bem como nos seus deveres como locatário.

Isso pode evitar dores de cabeça futuras.

Se o salão não apresentar um serviço do qual estava no contrato, você pode e deve recorrer, mas certifique-se de que tudo estava descrito no contrato.

Segurança nunca é demais

É importante se certificar da segurança do local, principalmente se a sua festa não terá a opção de serviços de guardas e portaria.

Ao visitar o espaço, verifique a redondeza, se as saídas de emergência estão bem localizadas e sinalizadas, se há institores de incêndio, se os portões de entrada possuem travas etc.

É como diz aquele velho ditado “é melhor prevenir-se do que remediar”. Claro que quando se planeja uma festa, ninguém quer que coisas ruins aconteçam, mas imprevistos sempre podem surgir.

Se você percebeu alguma irregularidade pode informar ao proprietário antes de assinar o contrato e exigir que faça esses reparos para sua segurança e de seus convidados.

Acessibilidade é importante

Por mais que muitas pessoas achem que não precisam disso, um local acessível é essencial para que os convidados se sintam mais confortáveis durante a festa.

A acessibilidade inclui a facilidade na locomoção dos convidados, como rampas, corrimãos, piso antiderrapante, e outros serviços também, como estacionamento perto do salão de festas entre outros.

É importante que o espaço para eventos que você contratar seja minimamente acessível, para que tudo se realize da melhor forma possível.

Dica bônus: Jamais alugue um espaço sem contrato

Essa é uma dica de ouro, que todas as pessoas que planejam festas e eventos deveriam seguir: nunca alugue um salão de festas sem exigir um contrato.

Isso porque é o contrato que irá te resguardar dos possíveis problemas que você poderá ter com o espaço, com o proprietário e/ou com a infraestrutura.

Certifique-se de que todos os serviços oferecidos pelo salão estejam descritos no contrato e que os combinados sejam formalizados por ambas as partes em anexos do acordo. 

Assim, você poderá dormir tranquilamente sabendo que existem leis que respaldam problemas e eventuais quebras de contrato.

Conclusão

Escolher um salão de festas é um dos primeiros passos para organizar seu evento, e por isso, ele precisa atender à todas as suas expectativas. Não basta ser apenas “bonito”, é preciso que ofereça qualidade e comprometimento.

Seguindo essas dicas, você estará pronto para alugar o melhor lugar e transformar a sua festa no melhor dia da sua vida!

E aí, animado para começar a organizar seu evento?

4 coisas que você precisa saber antes de alugar um salão de festas