Simulado de prova teórica no Detran RJ

Simulado de prova teórica no Detran RJ

Hoje, o assunto é o simulado do Detran RJ. Já que estamos falando de um dos estados mais populosos do país, é importante, separarmos um artigo apenas para isso.

De fato, o Detran do Rio de Janeiro é gigantesco. Trata-se, de fato, de um dos estados com a maior quantidade de condutores do Brasil.

Sendo assim, para garantir que esses condutores estejam aptos a portar uma CNH, é necessários avaliá-los. E isso se dá por meio de diversas provas. Mas a que é comum a todos é a prova teórica.

Por ser tão importante, muitos buscam praticá-la. E isso se dá por meio dos simulados. E é deles que falaremos hoje.

Além disso, falaremos, um pouco, do próprio Departamento de transito. Especificamente do Detran do Rio de Janeiro. Fique com a gente para saber mais e tenha uma boa leitura.

​Do Que Se Trata o Detran?

Antes de falarmos do simulado do Detran, do Rio de Janeiro (ou do próprio simulado), é importante que falemos do próprio Detran. Afinal, ele é uma figura sempre presente na vida dos condutores. Seja qual for a sua categoria.

Detran é a sigla para Departamento Estadual de Trânsito. Logo, sua atuação é dentro das Unidades federativas. É importante destacar, contudo que ele mantém o seu nome mesmo dentro do DF.

Apesar de não se tratar de um estado, mas do Distrito Federal.

Ele é classificado como um órgão. Porém, em algumas localidades, pode assumir a função de autarquia. Mas isso não influencia, na prática, suas responsabilidades ou sua autoridade.

É importante destacar que as prerrogativas de todos os Detrans são as mesmas. E que todos são regidos pelas mesmas legislações. Logo, a divisão em estados é, apenas, para facilitar a administração.

​Qual É a Função do Detran?

O Detran se ocupa de fiscalizar e viabilizar o trânsito de transportes terrestres, no estado onde está alocado. Desde motocicletas e motonetas até veículos pesados como caminhões.

É importante destacar que qualquer veículo com motor (seja ele elétrico ou a explosão) precisa de autorização do Detran para circular. Muito embora, muitos veículos caseiros, como bicicletas adaptadas, não o façam.

Para esses e outros casos de infrações, o Detran é encarregado de aplicar e recolher multas de trânsito. Essas servem para manter a estrutura do Detran e cobrir parte das despesas decorrentes das infrações.

Nem todas as despesas são cobertas, pois a arrecadação é menor que os danos causados.

Além disso, o Detran se encarrega da emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seja ela sua primeira habilitação ou a renovação.

Também cuida de mudanças nela, como acréscimo de categorias ou mudanças de endereço, por exemplo.

Por fim, o Detran fornece diversos documentos ao condutor. Além da já citada CNH, temos os Renavam e o Renach, por exemplo.

O Detran não atua sozinho. No âmbito nacional, ele está assistido pelo Denatran e pelo Conatran. E, nos municípios, atuam, também, os Ciretrans.

​Para Que Serve o Simulado do Detran?

Dentre as várias etapas para a obtenção (ou renovação) da CNH, está a prova teórica do Detran. Na verdade, ela é um ponto bastante importante e comum em todo o país.

Isso porque o conteúdo da prova não se resume à teoria de como dirigir. Sendo assim, não é, somente, uma preparação para a prova prática, a qual acaba por ganhar maior atenção dos condutores.

Dentre os conteúdos da prova, encontramos noções de ética no trânsito e de consciência ambiental. Isso visando formar um condutor apto a conviver nesse novo ambiente onde será inserido.

Além disso, uma parte muito importante é que a prova teórica abarca todo o Código de Trânsito Brasileiro. Dessa maneira, o novo condutor saberá, exatamente, como dirigir em qualquer parte do país.

O conhecimento dessa legislação também evoca outro ponto importante. Como é necessário conhecer o CTB para passar na prova, o condutor não pode alegar desconhecimento quando abordado após cometer uma infração.

Isso pois, no Brasil, o desconhecimento da lei é inescusável. Ou seja, a partir do momento que uma atividade (dirigir, no caso), você deve conhecer todos os regulamentos para a execução dessa. E, caso não conheça, ainda, estará sujeito a eles.

Também são abordados primeiros socorros. Assim, em caso de emergência, o condutor saberá como proceder. Nessa parte, o controle de eventuais incêndios, quando possível, também é abordado.

Por fim, uma parte muito importante abordada na prova teórica são noções básicas de mecânica. Elas não se prestam, contudo a ensinar a pessoa a consertar o próprio carro.

Mas a atuar na prevenção e evitar multas por pane seca ou mau estado de conservação.

Sendo uma prova tão importante, é bom que se treine para ela. Por isso, a importância do simulado. Em qualquer estado da Federação.

​Simulado Detran RJ

O site do Detran do Rio de Janeiro se mostra bastante completo. Na verdade, se olharmos os seus pares, nas demais Unidades Federativas, essa é a tendência dos sites do Detran.

Mas, para além da acessibilidade e clareza de informações, o site desse Detran, em específico, entrega ainda mais. Ele permite que você faça o simulado da prova teórica do órgão.

Esse se encontra facilmente localizável no sítio eletrônico. E, também, é destinado tanto para quem está em busca da sua primeira habilitação quanto para quem deseja renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Isso pois ambas as provas são iguais.

Lembramos que o simulado é gratuito e pode ser feito quantas vezes o condutor julgar necessárias. Isso para que esse se sinta, completamente, preparado para fazer a prova teórica.

Além disso, é possível encontrar, sem problemas, simulados online em outros sites. Esses são gratuitos e são bastante semelhantes aos praticados no site do Detran.

Porém, deve-se atentar ao site que os está se oferecendo. Procure sites gratuitos e confiáveis. Na dúvida, não os acesse. E prefira o simulado oficial, no site do órgão.

O importante é que o futuro condutor realize os simulados, pois é um direito dele praticar a prova teórica. Além de ajudá-lo a passar, eles desempenham um importante papel na formação de novos condutores.