As fases de construção de uma obra

Além da utilização de materiais de qualidade, como é o caso do tijolo ecológico, também é necessário que a atenção esteja voltada para todas as fases da construção de uma obra. Cada uma delas exerce um papel fundamental para a estruturação do ambiente e, consequentemente, a sua finalização da forma como foi planejada.

As fases de construção de uma obra

As obras residenciais exigem ainda mais atenção, principalmente porque passam por dezenas de fases antes de sua conclusão. Por isso, prestar atenção a partir de sua base e dos serviços preliminares fará uma grande diferença. Veja, abaixo, quais são as fases mais importantes.

Estruturação da obra


A parte de estruturação de uma obra é extremamente importante para garantir que todos os pilares estejam firmados ao longo de sua construção. Sendo assim, a utilização de tijolos ecológicos pode ser uma alternativa para trazer maior conformidade para o ambiente e permitir que não haja falhas na execução do projeto.

É necessário que o projeto seja criado levando em consideração a sustentação e a estabilidade do ambiente. Além disso, é importante saber que é a estrutura que garante toda a qualidade da construção, fazendo com que um conjunto de elementos combinados traga maior durabilidade e segurança aos moradores.

A estrutura de uma casa é constituída pela fundação, pilares, vigas e lajes. Nenhuma dessas partes deve ser negligenciada, principalmente por causa do valor de cada uma delas para sustentar a estrutura como um todo. Sendo assim, a utilização de materiais de qualidade é essencial.

Sobre as etapas essenciais da estruturação, temos:

Fundação: a fundação é a estrutura responsável pela transmissão de cargas de construção em direção ao solo;
Pilares: possui forma quadrada ou retangular, além de uma coluna com forma cilíndrica, transmitindo cargas de vigas e lajes para as fundações;
Vigas: são colocadas acima dos pilares, em posição horizontal, responsáveis por transferir o peso da laje para os demais elementos;
Laje: superfície plana e horizontal, capaz de constituir um pavimento ou teto de uma construção.

Adição de alvenaria


A alvenaria constitui a segunda etapa da construção de uma obra residencial. Ela também se mostra extremamente importante, podendo ser realizada de maneira convencional ou estrutural. A primeira delas é feita com concreto armado e sua função primordial é a vedação por meio da construção de paredes.

Ainda sobre a alvenaria convencional, é necessário lembrar que ela permite a separação dos ambientes, além da possibilidade de fechar vãos entre vigas e pilares expostos no ambiente.

No entanto, a alvenaria estrutural pode ser vista como a própria estrutura de toda a obra, deixando de lado as armações de ferro e, também, de aço. Ela utiliza medidas padrão de todos os elementos da construção, podendo ser blocos de concreto. Suas principais funções estão relacionadas com vedação e estrutura.

É importante que essa etapa seja priorizada dentro da obra residencial, evitando possíveis problemas na estrutura no futuro. A vedação é necessária para que haja uma maior proteção das paredes e de outros componentes, seja a curto ou a longo prazo.

Cobertura


A fase de cobertura é a terceira. A sua principal função é a de proteger toda a edificação contra as águas pluviais, o vento, o sol ou qualquer outro agente que possa deteriorar os materiais utilizados nos arredores. Essa fase precisa de um grande destaque porque irá interferir, diretamente, no funcionamento a longo prazo da estrutura.

Além disso, a cobertura também serve para contribuir para o conforto termo acústico dos moradores. Há muitos tipos de materiais para construção das coberturas, podendo escolher o que mais combinar com o resto da decoração. O concreto, fibrocimento, alumínio e cerâmica são os mais procurados para essa etapa.

Após a finalização do telhado, é importante adicionar um sistema de captação de água bastante eficiente. Por isso, escolha calhas, rufos e rincões de material resistente, capazes de conduzir a água da chuva para um ambiente previamente definido pelo projeto arquitetônico. As peças podem ser de PVC, concreto, chapa galvanizada ou fibrocimento.

Lembre-se sempre de garantir uma boa fiscalização para a sua obra. Dessa maneira, as chances de se deparar com algum erro são muito menores. Ficar atento a cada uma das etapas irá garantir uma menor dor de cabeça e, principalmente, gastos desnecessários com reparos no futuro.

Acabamento da obra


Por fim, chegamos a uma das partes mais relevantes e que requer maior atenção em toda a obra: o acabamento. Essa é a fase final e, portanto, merece receber um pouco mais de destaque. Muitos serviços serão finalizados nesta etapa, como assentamento, revestimento de pisos, paredes e forros.

Também é importante lembrar que os acabamentos se referem à passagem de fiação e finalização de instalações elétricas. Conte sempre com profissionais de confiança, que possam trazer os melhores tipos de materiais e técnicas para garantir maior segurança e funcionamento de todos os componentes instalados na sua nova casa.

Esta é uma fase que deve ser vista, principalmente, pelos seus detalhes. Geralmente, será a fase mais cara da obra. No entanto, com a nova moda de materiais orgânicos para a construção, você poderá economizar um bom dinheiro, mas sem perder a característica mais importante: a qualidade.

Também será necessário que o morador tenha um pouco de paciência, pois para que todos os detalhes sejam devidamente processados, é preciso algum tempo. Tudo será revisado, evitando que a tinta fique fora do lugar ou que manche o revestimento da casa. Sendo assim, lembre-se de fazer uma limpeza após a finalização da construção.

Atente-se a esse detalhe nas obras residenciais


Assim como ter profissionais qualificados trabalhando ao seu lado em uma construção, também é preciso estar atento aos materiais utilizados em qualquer uma das etapas. Por isso, sempre busque encontrar tijolos ecológicos da Eco Máquinas para ajudar a reduzir os impactos no ambiente e, também, ter um material de alta durabilidade e boa sustentação.

Todas as escolhas estarão diretamente ligadas com a alta produtividade dos profissionais, bem como a toda a solidez da construção. Isso fará com que haja influências, também, no tempo e dinheiro a serem investidos na sua obra. Sendo assim, atente-se a todos os detalhes e, principalmente, à qualidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem