tecnologia trabalha a favor do turismo

Conheça três maneiras em que a tecnologia trabalha a favor do turismo

A tecnologia alcançou dimensões antes inimagináveis, ela está presente em diversos setores econômicos e faz parte do cotidiano das pessoas, seja para auxiliar em trabalhos manuais, para a área da saúde ou mesmo para facilitar a comunicação e interação.

É preciso destacar que a tecnologia não se resume a computadores, tablets e smartphones, embora esses três aparelhos sejam bastante utilizados. Mas ela

O consumidor que se interessa por turismo, está cada vez mais exigente, ansiando ter novas e diferentes experiências. Ou muitas vezes buscando independência no que tange suas atividades turísticas.

É nesse cenário que as inovações tecnológicas estão inseridas no turismo.

Antigamente, para se realizar uma simples ligação era necessário ter uma telefonista, já nos tempos atuais isso é inconcebível, o avanço das tecnologias resultou na extinção desta e de muitas profissões, porque as pessoas querem ter independência.

Perceba o quanto o mundo mudou e muita coisa ainda está por vir neste sentido. Se nos sentimos avançados tecnologicamente hoje, amanhã podemos ser vistos pelos nosso filhos e netos como ultrapassados. O que mais falta acontecer (risos)?

Todavia, retornando ao assunto em questão, de que maneira a tecnologia vem influenciando no turismo? Essa é uma questão pertinente pois se relaciona com vivências e experiências com viagens, descobertas, aventuras e conhecimentos que um indivíduo leva para uma vida inteira, seja na memória ou através de fotos, opa, olha a “tec” aí, já se mostrando necessária.

Como usar a tecnologia no turismo

Contratações

Realizar uma reserva em um hotel ou pousada, comprar uma passagem ou pacote de viagem atualmente são ações que podem ser realizadas com dois cliques.

Pois a tecnologia e funcionalidade de aplicativos intuitivos permite ao turista comprar os preços, conhecer os estabelecimentos, ver fotos e finalizar a contratação a partir da palma da mão.

Serviços turísticos que podem ser contratados de um celular

  • reserva em hotel
  • compra de passagens aéreas ou térreas
  • contratação de pacote de viagem completo
  • contratação de guia turístico

Durante a viagem

É possível usar os mecanismos digitais para conhecer a história sobre o local que se está visitando, descobrir quais são os principais pontos turísticos e até mesmo se localizar.

A partir do Google Maps, por exemplo, quem pretende viajar consegue escolher qual é o melhor bairro para se hospedar, a partir do conhecimento dos pontos turísticos que visitar.

O que antes não era permitido, era necessário primeiro chegar até a cidade ou solicitar cadernos contendo as atrações turísticas que chegavam via correio.

Através do telefone também é possível encontrar restaurantes e localizar bares, ou realizar um pedido em aplicativo de delivery, caso esteja muito cansado da viagem.

Acessibilidade

As tecnologias assistivas que estão diretamente ligadas a melhoria na qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências físicas, também podem ser usadas para facilitar o acesso destas pessoas às atividades turísticas.

No Brasil há diversos museus com áudio descrição para que portadores de deficiência visual possam acessar as informações históricas presentes no local.

Assim como adaptações como rampa de acesso e vídeos com informações dadas por libras para deficientes auditivos.

Opções de lugares para viajar

Rio de Janeiro (RJ)
Ubatuba (SP)
Arraial do cabo (RJ)
Florianópolis (SC)
Ouro Preto (MG)
Olinda (PE)
Bonito (NT)

Conclusão

Como podemos perceber as tecnologias são de extrema importância, entretanto elas deve ser usadas com cautela, pois pessoas mal intencionadas também estão usando as redes sociais e muitas vezes aplicativos.

Por esta razão a pessoa que pretende contratar serviços de forma virtual deve procurar sempre por bons estabelecimentos, procurar referências e tirar todas as dúvidas pertinentes antes de realizar pagamentos.