Super foods: alimentos ricos em nutrientes para compor sua dieta

Eles são poderosos e estão se tornando cada vez mais populares. Entenda os benefícios e conheça 9 ingredientes naturais que você deveria consumir regularmente.

Super foods

Cada vez mais pessoas estão se preocupando em comer bem porque sabem que isso é importante para a saúde. Essas pessoas estão certas. Alguns alimentos saudáveis têm propriedades que podem não só prevenir, como até tratar doenças. É o caso dos super alimentos (ou super foods, no inglês).

Se você nunca ouviu falar sobre isso, precisa ler esse texto. O termo super food é um dos mais buscados nos navegadores de internet em todo o mundo e quem passou a comer mais desses alimentos relata que os benefícios são perceptíveis. Os principais são:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Aumento da disposição e diminuição da sensação de fadiga;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora na capacidade mental e cognitiva;
  • Prevenção do envelhecimento e tendência à longevidade;
  • Desintoxicação do corpo;
  • Pele e cabelos mais iluminados e bonitos;
  • Aceleração do metabolismo (o que pode ajudar a perder peso).

Ainda não entendeu como alguns alimentos podem ter todas essas propriedades? A gente explica. Os ingredientes classificados como super food têm alto valor nutricional, ou seja, concentram muitas vitaminas, fibras, antioxidantes, ácidos graxos e minerais em poucas calorias.

Essa abundância de nutrientes permite que o seu organismo fique nutrido com pequenas quantidades de comida. O consumo regular de alimentos enriquece de forma natural a sua dieta e ainda ajuda a prevenir e tratar doenças como diabetes, hipertensão, autoimunes, etc.

Que alimentos são esses?


Por se tratar de uma classificação nova e que ainda está sendo estudada, não existe uma lista oficial de quais são os super alimentos. No entanto, alguns são bem conhecidos por suas características nutricionais acima da média. Vale incluir na dieta:

  • Açaí - super brasileiro, o fruto é uma das melhores fontes naturais de antioxidantes, além de ter muito ferro e cálcio. As propagandas já dizem que o açaí dá muita energia e, além disso, é bom para a pele e previne o câncer e o envelhecimento;
  • Castanha do Pará - também brasileiríssima, essa castanha é rica em antioxidantes, magnésio, selênio, arginina e vitamina E. Por isso, é ótima para o coração, reduz a pressão alta e previne o câncer;
  • Óleo de coco extravirgem - é rico em antioxidantes e ácido láurico, que fortalece o sistema imunológico. Como também ajuda na saciedade é bom para perder peso e também é bom para a pele, para o cabelo, para as unhas, podendo ser usado em todo o corpo;
  • Sementes de chia - elas são ricas em fibras, ômega-3, antioxidantes, cálcio e proteínas de origem vegetal. Podem ser usadas em diversas receitas, doces e salgadas, aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar no funcionamento do intestino;
  • Brócolis - contém fibras, cálcio, antioxidantes e vitaminas A e C. Além de ser saudável e versátil, ajuda a prevenir o câncer;
  • Quinoa - tem fibras, vitaminas e proteínas. Ajuda a regular o colesterol, é boa para o intestino e ainda reduz as taxas de açúcar no sangue. Pode ser preparada em várias receitas, substituindo o arroz, por exemplo;
  • Mirtilo (ou blueberry) - rico em antioxidantes, essa frutinha também tem muita vitamina A e C, além de ser boa fonte de fibras. É boa para a pele, auxilia no processo de emagrecimento, melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos e ainda previne o envelhecimento, além de ser uma delícia;
  • Spirulina - essa alga é fonte de aminoácidos, minerais, proteínas e vitaminas, é um ótimo complemento para dietas veganas e vegetarianas. Também purifica o organismo, favorece a saciedade, dá disposição e é ótima para a recuperação muscular após a prática de exercícios físicos;Cacau - em sua forma in natura, o principal ingrediente do chocolate é rico em antioxidantes e flavonoides, que previnem o envelhecimento e melhoram o humor. As composições com mais de 70% já contam como super food.
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