Lentidão no vaso sanitário

Lentidão no vaso sanitário? Descubra o porquê!

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto um vaso sanitário que não funciona nas suas melhores condições. Isso porque esse tipo de problema leva a situações constrangedoras e desagradáveis.

Fora que, um vaso que desce os dejetos com lentidão já é um grande sinal de que entupimentos maiores estão por vir.    

É por isso que precisamos estar atentos para as motivações desse mal funcionamento. Não só para sabermos se é possível resolver o problema por nós mesmos, mas para estar prontos para chamar um profissional desentupidor. Ninguém quer passar por situações embaraçosas por causa do vaso entupido, não é?

Pouca água na caixa d’água

Com a aproximação de estações como o verão, o volume de água que abastece as casas tende a diminuir. Então, não é incomum que em alguns dias a caixa de água esteja mais vazia do que o normal.

Isso pode fazer com que a água chegue com pouca pressão já nos canos, dificultando a descarga de dejetos. Nesse tipo de caso, não há muito o que fazer: a caixa precisa encher novamente para que a descarga volte ao normal.

Portanto, encha um balde de água, despeje no vaso com pressão e tente novamente mais tarde. Se constatar que a descarga ainda está lenta, pode ser que haja outro tipo de problema.

Descarga com problema

A descarga também pode ser a fonte da lentidão. O sistema que permite a descarga está localizado na caixa acoplada do vaso sanitário. Dependendo do modelo do vaso, elas podem ser bem diferentes umas das outras.

Portanto, para que esse tipo de problema não fique mais complicado do que deveria ser, o ideal é chamar um profissional que entenda do assunto.

Ele saberá diagnosticar se a lentidão é proveniente do sistema da descarga e como poderá ser resolvido da forma correta.

Sistemas de descarga costumam possuir diversos mecanismos que se alinhados de forma incorreta podem até mesmo causar o vazamento da água do vaso.

Tubulações que precisam de manutenção

Seja no encanamento para o esgoto ou mesmo no encanamento que circula pela sua casa, manutenções são mais do que necessárias.

Porém, não são todas as pessoas que executam essas manutenções periodicamente. Isso pode acabar obstruindo com o tempo o encanamento.

Principalmente quando se trata de casas ou prédios mais velhos e que nunca passaram por manutenção dos canos.

Para diagnosticar se as suas tubulações estão em bom estado ou não, é necessário entrar em contato com um profissional especializado em desentupimento. Além de, claro, agendar uma manutenção no encanamento para que o problema não piore.

Pouca pressão da água

Existem alguns casos em que a água que vem diretamente da rua não tem pressão suficiente para a descarga funcionar de forma correta.

Quando juntamos isso e o primeiro problema que podemos encontrar, da caixa d’água com volume baixo, as coisas tendem a ficar ainda piores.

Para resolver esse tipo de problema, talvez seja necessário modificar a posição do banheiro, para que a água chegue até o encanamento com pressão suficiente.

Muito além disso, é necessário contratar um encanador profissional para identificar se a sua situação pode ser resolvida e quais as modificações necessárias.

Vaso entupido ou começando a entupir

Por fim, uma das últimas causas de uma descarga mais lenta pode ser um entupimento no vaso sanitário. Isso acontece muitas vezes por que objetos inapropriados foram descartados no vaso.

Já sabemos que o encanamento no Brasil não possui as melhores condições. Então o descarte de papel higiênico, plástico ou até mesmo comida pode ser fatal e causar entupimentos desastrosos.

É também possível que com o tempo de uso, os próprios dejetos humanos podem estar obstruindo a passagem do encanamento.

É claro que a obstrução pode estar se formando na parte dentro do encanamento. Já falamos sobre essa situação anteriormente. Mas é possível também que o entupimento esteja na própria bacia do vaso sanitário.

Obstrução na bacia

Quando descartamos itens de forma inapropriada no vaso sanitário, esses resíduos podem se acumular na parte de drenagem do vaso.

Com o passar do tempo, mais acúmulos vão acontecendo e a obstrução fica cada vez pior. Para que esse tipo de problema seja resolvido, é preciso fazer um desentupimento forçando os resíduos para fora do caminho.

Assim a água poderá escoar normalmente. Caso mesmo assim o entupimento continue, o ideal é chamar um profissional especializado em desentupimento de vaso sanitário.

Dessa forma o diagnóstico será feito corretamente e o problema será resolvido sem muita dor de cabeça.

O que fazer para não piorar a situação?

Ao constatar uma descarga mais lenta, as pessoas tendem a querer resolver o problema o mais rápido possível e por conta própria.

Com isso, acabam cometendo erros graves e que levam a piora de toda a situação. Portanto, vamos listar agora uma série de práticas para evitar ao notar uma descarga mais lenta.

  1. Não utilize produtos corrosivos para tentar desobstruir ou limpar o vaso sanitário;
  2. Não mexa no encanamento ou retire canos do lugar;
  3. Se você não souber com toda a certeza qual o motivo da lentidão, não confie apenas em vídeos do youtube para isso;
  4. Não mexa em engrenagens ou aparatos que você não saiba como funcionam.

Chegou a hora de chamar a Matrix!

Escolher o profissional certo para desentupir o seu encanamento só tem vantagens. E não é difícil encontrar o certo para você! Aqui estamos, a Matrix Desentupidora!

Nossos profissionais resolvem o seu problema rapidinho! Contamos com a ajuda de muitos desentupidores experientes no mercado e que diagnosticarão problemas e farão a limpeza e desentupimento da sua pia sem mais delongas.

O importante é que você chame a Matrix e deixe o resto com a gente. Somos uma empresa responsável e que leva desentupimento de qualidade para toda São Paulo.

Torne sua vida muito mais prática e sem entupimento chamando a Matrix Desentupidora.

Clique aqui e entre em contato com a gente!

Gostou das nossas dicas? A gente tem outras dicas úteis e interessantes para a boa manutenção da sua casa! Basta continuar acompanhando a gente.

São diversas publicações que te ensinam a cuidar ainda melhor do seu espaço. Mais uma forma da Matrix te ajudar a manter tudo no lugar!