Social commerce

Social commerce: aposte na integração do seu comércio com as redes sociais

Plataformas se tornaram em um excelente meio para angariar vendas e ainda engajar o seu público, sempre mantendo o negócio em evidência      

Estratégias não faltam para alavancar as vendas em e-commerce. Com o marketing digital, é possível explorar várias vertentes com foco na atração e fidelização dos clientes.

Entre elas, está o social commerce, ou seja, a integração do seu negócio com as redes sociais. Trata-se de um investimento certeiro que aumenta a rentabilidade, engaja o seu público e ainda mantém a sua marca sempre em evidência.

Força das redes sociais

Você já ouviu falar no antigo e famoso marketing boca a boca? Pois hoje ele se propaga via redes sociais. Como as pessoas acessam com muita frequência o Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok, YouTube, Linkedin, entre outras, nada melhor do que manter presença nesses locais.

O social commerce é uma ferramenta de marketing poderosa para o seu comércio ser localizado com facilidade, podendo receber avaliações do público, ampliando o fã-clube e, claro, aumentando as vendas.

Trata-se do comércio realizado nas redes sociais, incluindo também o WhatsApp e o Pinterest. Além das vendas, o social commerce também contribui com a interação com o seu público-alvo, proporcionando uma troca de experiências.

Principais vantagens do social commerce

A partir do momento em que a sua marca tem presença nas redes sociais e está próxima dos clientes, ela gera autoridade e transmite mais confiança, com melhora considerável no relacionamento com os clientes.

Mantendo uma boa presença nas redes sociais e sendo bem avaliada, a sua loja conseguirá melhores vendas e ainda terá mais chance de fidelizar os clientes. Afinal, o social commerce se fundamenta na atração dos consumidores.

Portanto, invista em artes atrativas, bons conteúdos, anúncios pagos e também em grupos ou marketplace, como do Facebook.

É importante sempre fazer uma pesquisa antes de escolher a rede social ideal, porque ela deve estar sintonizada com o seu público.

Por exemplo, se a sua loja tem como foco jovens de 25 a 30 anos, o Instagram pode ser uma boa investida. Se atende a pessoas com mais de 40 anos, o Facebook é uma opção adequada; e assim por diante.

Dessa maneira, conhecer o perfil do seu público é importantíssimo no social commerce, sempre valorizando postagens que tenham informações relevantes, que falem a mesma linguagem do seu público e que resolvam as dores dos seus clientes.

Inclusive, vender por meio das redes sociais é uma das grandes vantagens do social commerce. Você pode criar a sua loja virtual no Facebook ou Instagram, cadastrando imagens, descrições e até mesmo linkar com o seu e-commerce. Ou seja, trata-se de um meio a mais para vender, sempre oferecendo diferentes meios de pagamento.

Recomendações para um bom social commerce

Para obter sucesso nas redes sociais, vale a pena seguir algumas dicas imperdíveis, sempre de olho tanto nas vendas como na maior visibilidade dos seus produtos.

Selecione os melhores produtos

É importante selecionar seus melhores produtos, focando nas mercadorias que geram maior lucro. Preze sempre pela clareza nas informações, optando por layouts leves e despoluídos, e trate as imagens com o mesmo cuidado das descrições escritas.

Busque as ferramentas certas para cada estratégia

Essa dica é referente ao uso da rede social correta para o seu negócio. Não adianta sair anunciando sem um planejamento prévio.

Estude em que rede o seu público mais fica, edite as imagens, vídeos, faça gestão das mídias sociais e analise os resultados.

Busque parcerias com influenciadores digitais

Parcerias com influenciadores digitais que têm afinidade com o seu negócio ajudam a alavancar as vendas. A estratégia é recomendada porque a opinião desses profissionais só perde para o ponto de vista de amigos e familiares, ou seja, é relevante para o público. Contudo, é preciso escolher corretamente quem irá fazer o marketing de influência.

Fique atento à reputação da sua marca

A última dica, e não menos importante, é sempre ficar atento à reputação da sua marca, fazendo constantes análises.

Nesse quesito, contar com bons prestadores de serviços é fundamental, seja na elaboração do seu e-commerce, seja na criação das campanhas.

Certamente o social commerce é uma excelente estratégia para movimentar o seu negócio em qualquer época do ano, se mostrando um investimento certeiro e com ótimos resultados.