Jejum Intermitente

As vantagens empolgantes do Jejum Intermitente

Se você é um fã de dieta e aptidão física, sem dúvida já ouviu falar em jejum intermitente. Este é um plano de alimentação que alterna entre os períodos de jejum e de alimentação.

Você já faz isso, mesmo que nunca tenha ouvido falar em jejum intermitente. Você provavelmente dorme a noite toda sem se levantar para um lanche.

Os populares planos de jejum intermitente prolongam o período sem comida em graus variados.

O cronograma mais comum limita a alimentação a algumas horas por dia. Você poderia almoçar tarde junto com o jantar no seu horário regular. Você limitaria sua alimentação a uma janela de 4-5 horas.

Existem outros horários, mas o acima é o mais popular.

Se você estiver entusiasmado, você poderia tentar alternar um dia de refeição com um dia de jejum. A água é o único item permitido nos dias de jejum.

Outras pessoas optam por limitar sua alimentação a uma janela de 8 horas. A decisão é sua.

O jejum intermitente  tem vários benefícios para a saúde

1. Reduz os efeitos nocivos dos oxidantes. O metabolismo celular normal produz radicais livres. Estas moléculas altamente reativas causam danos em seu corpo.

Os antioxidantes são uma classe de nutrientes que neutralizam estes efeitos. O jejum intermitente reduz a presença de radicais livres, resultando em menos danos oxidativos.

* Os danos oxidativos também são suspeitos de ser um elemento do envelhecimento. O dano do estresse oxidativo eventualmente se soma, e o organismo por fim morre.

2. Reduz a inflamação. A inflamação está nos noticiários diariamente. A inflamação sistêmica é causada pelo sistema imunológico.

Esta inflamação de baixo grau raramente é notada, mas está implicada em muitas doenças crônicas. Hipertensão arterial, artrite e asma são três exemplos.

Lúpus e doença inflamatória intestinal também são causadas pela inflamação.

* Os alimentos que ingerimos são os principais contribuintes para a inflamação. Ao passar um período mais longo sem alimentos, você pode reduzir a quantidade de inflamação em seu corpo.

3. Possivelmente, aumenta sua expectativa de vida. Já foi provado que aumenta o tempo de vida útil dos roedores. O mais certo de aumentar a vida útil de qualquer mamífero é reduzir sua ingestão de calorias.

Os estudos não têm sido feitos há tempo suficiente para mostrar se o efeito é encontrado em humanos, mas os cientistas conseguiram dobrar a vida útil de ratos e camundongos reduzindo sua ingestão de alimentos.

4. Reduz a obesidade e a hipertensão. Se você só comer por algumas horas por dia, comerá menos. Quando você come menos, você pesa menos.

A hipertensão também é reduzida pelo jejum intermitente. Isto é provavelmente devido a uma combinação de perda de peso e redução da inflamação.

* A obesidade está relacionada como um fator que contribui para muitas doenças. Ter seu peso sob controle é um objetivo importante.

5. A redução do número de vezes que você come a cada dia reduz a quantidade de insulina liberada por seu pâncreas. Isto ajuda a melhorar a sensibilidade insulínica.

Mais uma vez, acredita-se que a perda de peso também seja um fator.

Ao reduzir a hipertensão, inflamação e problemas de açúcar no sangue, a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas é muito menor. O jejum intermitente pode ser tão poderoso.

O jejum intermitente tem provado proporcionar inúmeros benefícios à saúde. Entretanto, ainda é necessário escolher seus alimentos com sabedoria.

A qualidade de sua dieta ainda é importante. Nenhuma dieta transformará rosquinhas e batatas fritas em alimentos saudáveis. Você ainda tem a responsabilidade de comer bem.

Recomendamos adicionar ao jejum, um remédio para emagrecer aprovado pela ANVISA, que é natural e seguro – a Sibutramina é a mais recomendada.

O jejum intermitente pode ser uma maneira eficaz de combater o envelhecimento e muitas doenças. É claro que ainda é necessário seguir o conselho de seu médico. 

Comece devagar. Tente pular o café da manhã e qualquer petisco matinal por uma semana. Na semana seguinte, desista também de seus lanches noturnos. Você será um lanche intermitente mais rápido antes de se dar conta.