empréstimo consignado

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO O QUE É? VALE A PENA?

O empréstimo consignado é a linha de crédito em que o valor das parcelas e descontado mensalmente no contracheque do contratante. O que é empréstimo consignado?

Com a garantia do pagamento das parcelas, pelo desconto automático, as instituições financeiras conseguem uma taxa de juros amigável e melhores em ralação aos demais créditos

Com isso, o consignado se torna uma das linhas preferidas das instituições pela garantia do recebimento do valor cedido ao contratante, não havendo risco de inadimplência.

O significado do nome empréstimo consignado está atrelado diretamente a sua maior característica, o fato deste ser descontado automaticamente na folha de pagamento do seu contratante.

Desta forma, ao contrário das outras modalidades de empréstimo, o contratante não efetua os pagamentos mensalmente por conta própria, estes são automaticamente descontados do contracheque, holerite ou benefício do INSS.

Como funciona um empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é popular entre os aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores sob o regime CLT. Isso porque esse grupo é capaz de comprovar renda fixa mensal.

Pela garantia que as instituições tem do recebimento, o consignado é considerado um dos créditos mais baratos do mercado com taxas de juros mais baixas que as demais linhas.

Se você decidiu contratar, procure uma instituição financeira capaz de suprir suas necessidades e lhe oferecer taxas de juros atrativa.

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Essa modalidade pode ser contratada somente por pessoas que possuem renda fixa mensal, por isso o empréstimo consignado ficou popular entre os seguintes grupos:

  • trabalhadores com carteira assinada;
  • aposentados;
  • pensionistas;
  • servidores públicos;
  • militares das forças armadas.

Como contratar o crédito consignado?

É necessário as seguintes documentações para realizar seu empréstimo:

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de residência atual;
  • comprovante de renda atual.

Empréstimo pelo cartão de credito vale a pena?

Então, após a escolha da instituição o cliente solicita o montante do empréstimo que deseja e autoriza o emprestador a descontar as parcelas mensais para a quitação do empréstimo.

O desconto passa a ser efetuado automaticamente mês a mês na folha de pagamento do funcionário. Isso quer dizer que uma parte da renda fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do tomador do crédito.

Já no empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS, a parcela é descontada mensalmente do seu benefício previdenciário.

Temos que lembrar que o valor não poderá ultrapassar o valor máximo disponível que é a margem consignável, ou seja o valor máximo do salário que pode ser contratado.

A Margem Consignável corresponde ao valor máximo que pode ser descontado de sua folha de pagamento. Também vale ressaltar que o simples fato de solicitar o contrato, não da a garantia de ter seu pedido atendido.

Pelo motivo de que a Instituição financeira realizará a sua análise de crédito, investigando o perfil financeiro do contratante antes de liberar o valor solicitado.

Conclusão

A criação desta modalidade de empréstimo pode ser considerada um alívio no bolso da população no geral, principalmente para os negativados que antes eram excluídos da concessão de crédito, caso não pegassem uma carta de anuência e limpassem o nome, sendo a categoria que essencialmente pode ser considerada como a mais necessitada deste tipo de auxílio.

Representa um grande avanço na área financeira por oferecer taxas mais baixas, já pré-estabelecidas, prazos mais longos e menos burocracia, sendo grande atrativo para os momentos de urgência.

O Mundo do Consignado vem ganhando notoriedade ao longo dos tempos este crédito oferece qualidades mais atrativas que os demais, então além de não exigir fiador conta com sua taxa de juros lá em baixo, além de prazos e limites diferenciados por isso se estiver precisando procure sua instituição financeira.