5 dicas para uma comunicação empresarial eficaz

Comunicar e dar mensagens claras para os colaboradores é essencial e é preciso ter estratégia para o negócio

dicas para uma comunicação empresarial eficaz

Investir em comunicação empresarial é essencial para que os negócios decolem, afinal, os processos, pessoas e ferramentas precisam estar alinhadas à cultura organizacional. A comunicação dentro de uma organização é um grande problema de muitos locais e é preciso estratégias para diminuir ruídos e tornar fluído esse aspecto tão importante.

O quanto seu negócio está investindo em comunicação empresarial? Confira 5 dicas para implementar agora mesmo!

O que é comunicação empresarial?


A comunicação empresarial é a forma de transmissão de informações dentro de uma empresa para seus públicos. Passar mensagens para as pessoas é crucial e, portanto, essa é uma estratégia necessária para o bom andamento das rotinas e visualização de resultados.

É pela comunicação empresarial que uma organização repassa suas estratégias, passa informações, dissemina a cultura organizacional e investe em ações para melhorar a imagem e resultados da empresa. Uma boa comunicação interna nas empresas dá diversos benefícios, como:

  • Alinhamento estratégico;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Aumento do engajamento e motivação;
  • Aumento de produtividade e entrega de resultados;
  • Colabora na atração e retenção de talentos;
  • Melhora a imagem organizacional para o mercado.

Como se desenvolver em comunicação empresarial?


Diversas são as ações possíveis de serem realizadas dentro de um negócio para que a comunicação empresarial se desenvolva. É importante entender que esse é um planejamento contínuo e não uma ação com começo, meio e fim e deve ser personalizado para sua realidade. Dito isso, confira algumas dicas que separamos para você!

1. Conheça seus colaboradores


Para criar qualquer que seja a estratégia em uma organização é preciso conhecer o público que vai recebê-la, portanto, conhecer suas pessoas é fundamental.

A comunicação é a troca entre empresas e colaboradores, então, não adianta ter estratégias que não pensem em quem vai fazer parte do processo, certo? Entenda as necessidades do seu público interno, desejos, dores, faça pesquisas e saiba com quem você está falando.

2. Invista em diferentes canais de comunicação


Para que as informações sejam repassadas de forma correta entre as pessoas é preciso que existam canais internos para que elas circulem. Não ter locais em que as mensagens são repassadas gera as temidas conversas de corredor e os problemas de comunicação entre todos.

Portanto, para que sua organização possa informar corretamente o público interno, é preciso investir em canais e ações de comunicação exclusivos da empresa.

Esse tipo de ação pode acontecer através de muitas ferramentas como jornal mural, TV corporativa, newsletter, chatbot interno, intranet, canais de comunicação corporativos, entre outros. O importante é que essas ferramentas estejam disponíveis para todos para que a informação seja realmente repassada.

3. Elimine os ruídos de comunicação


Um dos principais problemas da comunicação empresarial são os ruídos internos que impedem que as informações sejam passadas corretamente. É preciso identificar quais são para trabalhar para minimizar danos. Esses ruídos podem ser:

  • Físicos: como volumes altos, ruídos externos ou qualquer que seja a ação que está fora do controle da empresa.
  • Fisiológicos: dores de cabeça, cansaço, problemas físicos e qualquer que seja a necessidade que gera falha de comunicação entre os colaboradores.
  • Psicólogo: vem da falta de engajamento e motivação que faz com as pessoas estejam presente fisicamente, mas não mentalmente em suas tarefas e rotinas.

É claro que, além deles, há os clássicos problemas de fofocas, desinformação, especulações e diversas ações que precisam ser controladas para manter saudável o ambiente.

4. Tenha cultura do feedback


Estimular a cultura do feedback é essencial para fortalecer a comunicação empresarial, afinal, é através desse momento que o colaborador entende no que está falhando ou no que está performando bem.

Esse tipo de estímulo e comunicação faz com que as pessoas se enxerguem melhor dentro do ambiente e saibam para onde ir.

5. Incentive as interações


As trocas e interações são muito importantes dentro do ambiente e é necessário que elas sejam incentivadas. Seja entre os grupos e, principalmente, entre líderes e liderados, as pessoas precisam ter um diálogo harmônico dentro do ambiente organizacional.

É importante que exista uma comunicação aberta entre colaboradores e líderes e que os gestores saibam escutar e ouvir opiniões daqueles que são essenciais para o andamento dos processos.

O quanto sua comunicação empresarial tem sido eficiente em seu negócio? Aproveite nossas dicas e trace seu plano de ações!
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