Comprar imóvel para reformar vale a pena

Comprar imóvel para reformar vale a pena?

Quer comprar um imóvel para reformar? Será que isso vale a pena? Entenda os pontos a serem observados para fazer o investimento certo

Quem está interessado em ótimas oportunidades no mercado imobiliário provavelmente já considerou a ideia de adquirir um imóvel para reformar.

Tomando os cuidados necessários e tendo bastante atenção aos detalhes, esse tipo de negociação pode trazer muitos benefícios, tanto para quem pensa em residir, quanto para revenda.

O importante é que você em mente o que intuito com o imóvel. Se a ideia é fazer uma reforma simples para vender o imóvel, você terá um gasto menor.

Agora, se a intenção é morar no lugar, a obra provavelmente vai sair um pouco mais cara, mas certamente proporcionara conforto para sua família.

São diversas as dúvidas na cabeça de quem está pensando em compra um imóvel para reformar.

Por esse motivo, elaboramos esse post e te contamos os benefícios de adquirir para reformar e no que atentar-se para fazer um excelente negócio.

Quais os benefícios de comprar um imóvel para reformar?

Se compararmos a aquisição de um imóvel para reformar com um novo ou na planta, podemos imediatamente ver um preço mais atrativo.

Seja com uma imobiliária ou com uma construtora.

Para garantir que a compra compense, é necessário entender um pouco mais do assunto e aprender a reconhecer as boas oportunidades. Nessa hora, ter a ajuda de um especialista é essencial.

Os principais benefícios de comprar para reformar são:

  • Personalização;
  • Valorização ao longo do tempo;
  • Planta diferenciada e com bastante espaçosa;
  • Menor valor de compra;
  • Reaproveitamento da estrutura.

1- Menor valor de aquisição

Um imóvel que precisa de reformas normalmente tem um preço mais atrativo do que os outros. Ademais, tem a possibilidade de negociar com o proprietário melhores condições, levando em conta a idade do imóvel e suas condições.

Nessa hora, possuir a avaliação de profissionais é essencial para verificar se não existem adversidades estruturais no local ou a necessidade de uma reforma muito custosa.

2- Reaproveitamento da estrutura

Os apartamentos e casas mais antigos normalmente têm uma estrutura mais resistente e ótimas matérias-primas. Portanto, avalie o quanto da estrutura pode ser reutilizada para gastar menos.

Quando mais tiver condições de ser mantido, melhor.

3- Personalização

Ao adquirir um imóvel para reformar, você abre muitas possibilidades para personalizar os espaços conforme suas necessidades.

Com o auxilio de engenheiros e arquitetos, você pode mudar os cômodos, reaproveitar os itens atuais e até misturar o seu estilo com os acabamentos antigos.

4- Planta diferenciada e espaçosa

Quando observamos os imóveis construídos há pouco tempo, podemos perceber que os imóveis antigos geralmente são maiores, com cômodos espaçosos.

Para quem está buscando um imóvel novo e grande, provavelmente comprar e reformar seja uma ótima opção.

5- Valorização ao longo do tempo

Toda boa reforma tem a capacidade de valorizar um imóvel. Com uma estrutura consistente, ambientes bem planejados e decoração modernas, o imóvel reformado tem todas as características para ser valorizado na hora da venda.

Uma reforma bem feita valoriza o imóvel aproximadamente 30%, e em alguns casos a valorização consegue ser ainda maior, dependendo dos materiais utilizados e dos serviços feitos.

6- O que analisar ao comprar uma casa para reformar?

O processo de aquisição de um imóvel para reformar é relativamente simples. A grande diferença entre esse tipo de negócio e os demais está na série de cuidados para tomar uma boa decisão.

Estes são os principais pontos que você precisa analisar ao buscar o seu imóvel pensando na reforma:

  • Localização: Os imóveis mais antigos normalmente ficam localizados em locais centrais e bem estruturados. Vá até a região em diferentes horários do dia para entender como é o fluxo de pessoas, o trânsito, a segurança e as formas de acesso;
  • Tempo disponível para esperar: Ao visitar os imóveis e ponderar as reformas que vão precisar, recorde-se de que um ponto importante é comparar o tempo necessário para as obras e sua disponibilidade para aguardar. Se estiver que se mudar com urgência, talvez valha a pena buscar uma residência mais conservada;
  • Estado do imóvel: Após olhar para o bairro, é o momento de analisar as condições de dentro e de fora do imóvel. Atente-se na estrutura geral e nas instalações hidráulicas e elétricas. No caso de uma reforma dessas instalações, o custo é bem maior e requer uma obra mais complicada;
  • Legislação: Antes de selar o negócio é necessário conferir se a sua reforma é autorizada pelas normas da Prefeitura Municipal. Portanto, busque saber sobre as regras antes de planejar a reforma do seu imóvel.