Como decorar o lavabo

Como decorar o lavabo?

O uso de espelhos e velas aromáticas faz toda a diferença.      

Um dos menores cômodos da casa, o lavabo é comumente chamado de “banheiro de visitas”. E, de fato, ele acaba exercendo essa função por, geralmente, ficar próximo à entrada ou à sala de estar, sendo de fácil acesso para os seus convidados.

A principal diferença entre o lavabo e o banheiro convencional é que o primeiro não tem chuveiro e, por isso mesmo, acaba tendo um tamanho um tanto quanto reduzido.

Ao mesmo tempo, esse espaço também exige um cuidado especial na decoração, como a presença de um jogo de toalha e um espelho largo.

Saiba como deixar o seu lavabo bem mais bonito, funcional e muito mais apresentável com as dicas a seguir.

Dicas para decorar o seu lavabo

Dê preferência a cores e tons claros

Na hora de decorar qualquer tipo de ambiente, uma coisa é certa: o uso de cores claras, como o branco, oferece uma sensação de amplitude.

Por já ser um cômodo com dimensões reduzidas, vale a pena apostar no uso de cores mais claras no seu lavabo.

Elas podem aparecer no piso, na pia, na privada, na bancada, etc.. Isso não significa que você deva dispensar outras cores.

Na verdade, a escolha dos tons usados em todo o espaço e os móveis vai depender mais do seu estilo pessoal e da casa — a diferença é que os tons claros dão uma sensação de espaço extra.

Aplique papel de parede

Para quem está disposto a inovar ou mesmo quem quer sair do monocromático, o uso de papéis de parede é uma solução e tanto, mesmo em lugares como o lavabo. E aqui não há aquele risco com vapores, já que ele não tem chuveiro.

Agora, se você ainda fica inseguro por ser um lugar úmido, a sugestão é fazer a aplicação na parede que não tenha entradas hidráulicas, como as que ligam o vaso e a pia.

O papel de parede dá uma renovada no ambiente e deixará seu lavabo muito mais personalizado.

Invista na iluminação

Se engana quem pensa que iluminação se resume a ter uma lâmpada no teto. Em se tratando de um lavabo, uma boa iluminação pode dar um ar de aconchego e proximidade que atrai qualquer visitante — mesmo que seja só para dar aquela checada no visual.

Você pode usar luminárias pendentes, pequenas lâmpadas de LED ou arandelas ao lado do espelho, o que vai dar um efeito bem bacana de iluminação indireta.

Tenha um espelho

Outro fator que contribui para dar a sensação de amplitude ao ambiente é o espelho. Ele pode aparecer a partir da bancada da pia até o teto (numa peça única revestindo a parede) ou mesmo em modelos com molduras redondas, ovais, retangulares ou quadradas.

Independente do tamanho e do modelo do seu espelho, uma dica é sempre colocá-lo de modo que o vaso sanitário não seja diretamente refletido (algo que pode gerar certo constrangimento).

Uma solução é posicionar o vaso na mesma parede da pia e do espelho, dando uma ideia de continuidade.

Dê seu toque pessoal

A decoração do lavabo também pode ficar ainda mais bonita com uma boa organização visual de alguns objetos. O uso de velas aromáticas e de um difusor perfumado traz um ar de leveza ao ambiente.

As plantas podem ser substituídas por peças artificiais, evitando a necessidade da presença de luz solar nem de água.

Por último, mas não menos importante, disponibilize uma boa e macia toalha — tanto pode ser uma toalha de rosto quanto uma de lavabo, o importante é que a peça esteja em bom estado e, de preferência, levemente perfumada.

Com todas essas dicas, fica muito mais fácil deixar o seu lavabo ainda mais agradável e bonito na hora de receber visitas.