Quando é hora de você começar a investir?

Os investimentos financeiros estão caindo nos gostos do brasileiro. Mesmo que o perfil do investidor brasileiro seja mais conservador, há já uma boa parcela de quem investe em ativos mais arriscados.

A Bolsa de Valores fechou dobrou de 2019 para 2020, chegando a 3,17 milhões de investidores.

Com tantos potenciais investidores, é preciso entender como começar e qual é o melhor momento para começar a investir.

Um investidor precisa entender o básico, como por exemplo, quanto rende a previdência privada, como investir no Tesouro Direto, como investir no mercado de ações, entre outros.

Por que investir?

Uma das premissas básicas do investidor é que o dinheiro é um facilitador para a conquista de objetivos. Muitos brasileiros ainda encaram os investimentos como algo inútil para o seu tipo de vida, já que eles veem o dinheiro como grande vilão.

E isso está totalmente errado! O dinheiro facilita a conquista dos seus sonhos, pense nisso! A partir do momento que você consegue poupar um percentual da sua renda e realiza um investimento simples, o dinheiro pode render sem que você tenha que trabalhar.

Isso é mais seguro e rentável do que guardar o dinheiro em casa ou parado na sua conta corrente.  

Qual é o melhor momento para investir?

Assim como em tantas coisas na nossa vida, não há a hora certa para investir, o melhor momento para investir sempre é o agora, o hoje.

Se você ficar adiando o seu primeiro investimento, você está se prejudicando, impedindo de começar a ver o seu dinheiro render.

Quando falamos de investimento, obviamente reiteramos que é importante conhecer o mercado para entender como ele funciona.

Agora, se você for esperar para dominar o assunto, você nunca irá investir porque sempre terá algo a estudar.

Então, é importante investir hoje, fazer pequenos investimentos, buscar ativos de menor risco e começar a aprender sobre o mercado financeiro.

Comece com pouco dinheiro, busque estudar bastante sobre o assunto e vá pouco a pouco se tornar um investidor de sucesso.

Confira algumas dicas e sinais para começar a investir o seu dinheiro o quanto antes:

Regule o seu orçamento

A primeira dica para investir com segurança é regular o seu orçamento. É fundamental equilibrar as contas para começar a investir.

Dessa maneira, você terá a certeza de que pagará as suas contas e definirá um percentual para investimentos que não lhe fazem falta.

Hoje em dia, é possível começar a investir com apenas R$ 30 no Tesouro Direto, então não é preciso ganhar bem para começar a investir.

Como falamos acima, comece com pouco, ajustando sempre os investimentos com o seu orçamento.

Tenha objetivos claros

A segunda dica para começar a investir é ter objetivos claros. Os investimentos servem para facilitar a conquista dos seus sonhos, mas para isso é fundamental saber o que você quer conquistar.

Então, para investir com sabedoria defina os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Isso também será importante para que você possa planejar os seus investimentos e escolher os melhores ativos para cada objetivo.

Dessa maneira, você irá otimizar os seus investimentos, potencializando a rentabilidade para que você fique mais perto de conquistar o que você almeja.

Tenha metas e seja disciplinado

Para conquistar o objetivo, planeje metas e tenha disciplina para cumpri-las. Para que você tenha sucesso como investidor, será preciso ter comprometimento com os seus sonhos e seguir as suas metas à risca.

É importante frisar que para ter sucesso com investimentos e realmente garantir uma boa rentabilidade, ter constância é fundamental.

Se você consegue se disciplinar e investir todo mês, ter metas de começar a aumentar o seu percentual de investimentos e ampliar sua carteira de ativos, com toda certeza, você terá muito mais sucesso em suas aplicações.

Estude e conte com consultoria especializada

Outra dica essencial para ter sucesso no mundo dos investimentos é estudar bastante. Adquirir educação financeira e expertise sobre investimentos é essencial para conquistar os seus sonhos.

Essa é a melhor maneira de controlar o seu orçamento, fazer o seu dinheiro trabalhar para você e se tornar um investidor de sucesso.

O estudo sobre investimentos será fundamental para que você possa definir os seus ativos e diversifique a sua carteira.

Outro ponto importante é contar com consultoria especializada. Então, escolha uma corretora que conte com suporte de consultores especializados que possam lhe ajudar a fazer os melhores investimentos para o seu perfil.

Não há nenhum mistério em começar a investir, mas muitas pessoas ainda têm medo, afinal todo investimento possui riscos.

Acredito que seguindo as nossas dicas você terá mais segurança para começar a realizar investimentos e futuramente ser uma pessoa bem-sucedida.

Não fique mais esperando dominar tudo sobre investimentos, comece a investir hoje. Essa é a melhor maneira de encurtar o caminho para realizar os maiores sonhos da sua vida.

de você começar a investir