Faiança

Faiança: você conhece esse material presente em jogos de jantar?

Apesar de parecida com a porcelana, a faiança tem suas diferenças sem perder seu charme.      

Os jogos de jantar podem ser feitos de vários materiais. Cerâmica, porcelana, louça e até faiança. Este nome pode parecer estranho para você, no entanto, estar presente nos utensílios que possui em sua cozinha.

Todos são feitos de argila ou barro, mas o processo de produção, e a temperatura utilizada nele, são diferentes. O mesmo acontece com o acabamento dos aparelhos de jantar de faiança.

Entenda mais sobre este material e sua diferença em relação aos outros.

O que é a faiança

A faiança também é uma cerâmica branca, mas com menor quantidade de caulim em comparação com as porcelanas.

Ela é produzida em uma temperatura de cozimento mais baixa, entre 900 graus e 1280 graus. Apesar de ser resistente, é bastante porosa, o que exige um acabamento do material.

Para evitar que a faiança absorva os líquidos e manche, é feito um processo de esmaltação, que dão um tom creme ou marfim a elas.

Conforme o uso e o passar do tempo, é natural ganhar um aspecto craquelado, resultado desta casca de esmalte.

Diferenças em relação aos outros materiais

Dentre as principais diferenças, em comparação com a louça, a porcelana e a cerâmica, estão:

Não contém quartzo

Algumas pessoas confundem a faiança com um tipo de porcelana. No entanto, não podemos dizer que se trata do mesmo material.

Ambas são um tipo de cerâmica, mas com bastante diferenças. A começar pelo fato de porcelanas terem quartzo e maior quantidade de caulim em sua composição.

Menos delicada

A faiança não é tão delicada quanto as porcelanas. Pode quebrar, mas não sofre rachaduras com impactos pequenos.

Os detalhes que aparecem com o tempo são resultados do craquelamento do esmalte, mas não indicam que a peça está estragada.

Permite mais cores

Como o material recebe a esmaltação, as peças de faiança são encontradas com variados detalhes decorativos.

Além de receberem cores mais vibrantes ou acabamento metálico, também aceitam bem os desenhos. Então, se busca algo mais colorido e detalhado, a faiança cai superbem.

Comum na Itália e Portugal

Apesar de serem encontradas em todo o mundo, os jogos de jantar de faiança são mais comuns na Itália e em Portugal. Inclusive, seu nome se deve a sua origem, na cidade italiana de Faenza.

Craquela com o tempo

A necessidade de uma camada de esmaltação, para proteger o material mais poroso, tem consequências. Assim, após algum tempo de uso, é natural notar alguns riscos nos pratos e demais peças do jogo de jantar.

Não são sinais de quebra, mas sim de uso, resultado do desgaste do esmalte.

Temperatura de cozimento mais baixa

Em comparação com a porcelana, a louça e a cerâmica, a temperatura de cozimento da argila é inferior. Para uma peça de porcelana de qualidade, é recomendado o cozimento acima dos 1.260 graus, para a faiança, é possível apostar em 900 graus a até 1280 graus.

Matéria-prima menos pura

Apesar de conter matéria-prima menos pura, com rochas como pegmatito e granito presentes, a faiança ainda é uma peça elegante.

A diferença em comparação com a porcelana e até mesmo a louça (conhecidas por sua delicadeza) está em não conter o feldspato puro ou o quartzo em sua composição.

Vale a pena investir na faiança

Se dedicar alguns minutos para conferir seus jogos de jantar, existem grandes chances de encontrar os de faiança. Muitas pessoas desconhecem o material e quase nem percebem as diferenças quando comparam com a porcelana.

Até porque, o mais visível são as rachaduras no esmalte, que só aparecem com o tempo de uso. De qualquer forma, vale a pena sim, investir nos aparelhos de jantar feitos em faiança.

Eles são belos, resistentes e custam um pouco menos.