Como descobrir maus tratos sobre idosos

A violência contra idosos é uma triste realidade do Brasil. Pessoas mais velhas acabam se tornando debilitadas e muitas vezes vulnerável a agressões e maus tratos por parte de familiares, vizinhos ou cuidadores. Estar atento aos sinais de que o idoso da sua família não está tendo a qualidade de vida que merece é muito importante para proteger sua integridade.

maus tratos sobre idosos

São muitas as formas de mau trato que um idoso pode sofrer. Seja abuso financeiro, violência psicológica ou negligência nos cuidados, qualquer ação que comprometa a integridade física ou emocional de uma pessoa da terceira idade pode ser considerado mau trato. Como infelizmente muitas vezes o agressor faz parte da família, acaba se dificultando para o idoso se livrar da situação de violência.

Neste artigo, citamos algumas formas de identificar sinais de maus tratos. Se para você, que tem desconfianças, é mais difícil de conseguir uma prova cabal da violência, saiba que o serviço de detetive particular é muito útil e eficaz para desvendar esse tipo de crime.

Falta de apetite ou perda de peso


A rejeição à comida pode ser sinal de sofrimento emocional e abuso verbal. A perda de peso, acompanhada da perda de apetite, pode significar que o idoso está sendo privado de alimentos. Se você se atentar que a possível vítima está mudando para pior sua relação com a comida, é hora de abrir os olhos.

Hematomas frequentes


A pele de pessoas idosas é mais sensível e elas são mais suscetíveis a quedas e escoriações, mas a frequência deste tipo de ferimento deve ser observada.

Sinais físicos são os mais óbvios e urgentes. Para identificar ferimentos ou hematomas frequentes, acompanhe o banho ou troca de roupas do idoso sempre que possível. Se você encontrar machucados sem explicação ou qualquer sinal de dor por parte da possível vítima, não deixe de investigar as causas.

Mudanças de comportamento e humor


Idosos, vítimas de maus tratos podem apresentar sinais comportamentais como:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Maior timidez;
  • Maior irritabilidade;
  • Ficarem mais introspectivos.

Se atentar a essa mudança de comportamento de maneira analítica é a melhor forma de investigar a situação. Observe se o idoso ainda mantém relações com amigos ou com outras pessoas com quem costumava se relacionar. O isolamento e o afastamento de pessoas queridas podem significar que algo não está certo.

Má higiene


Uma higiene precária pode ser um forte indício de maus tratos em idosos, mas isso pode ser mascarado com o tempo. Para tanto, busque ter um convívio mais diário e próximo com a possível vítima de violência.

Verifique se o idoso está constantemente sujo, trocando com baixa frequência de roupas ou dormindo, ou vivendo em um ambiente precário, úmido, com muita poeira ou desorganização.

Baixa salubridade no espaço onde o idoso vive pode significar que a integridade do idoso está comprometida. Busque verificar como funciona a rotina de limpeza da casa onde ele mora para poder identificar sinais de negligência.

Em casos de identificação de maus tratos a idosos, a primeira medida, sem dúvidas, é afastá-lo do agressor. Como esse tipo de violência pode ser cometida por qualquer pessoa, mesmo que ela faça parte da família, é importante denunciar o caso ao Conselho Tutelar e à Polícia Civil. Lembre-se que o Estatuto do Idoso garante a assistência para idosos, vítimas de maus tratos.
Postagem Anterior Próxima Postagem