Ter um limite de crédito alto é muito útil em diversos momentos, mas o banco deve perceber que o cliente “merece”.
Ter um cartão com limite alto é o sonho de muitos brasileiros. Ele pode ajudar a comprar um eletrodoméstico mais caro, a reformar a casa e a fazer a viagem dos sonhos.
No entanto, mesmo tendo o cartão há muito tempo, muitos clientes não recebem aumento de crédito. Para ter um bom limite, o cliente precisa criar uma boa reputação financeira com o banco. Veja algumas dicas para melhorá-la:
O que o banco considera para aumentar o limite de crédito de um cliente?
Uma instituição financeira não aumenta o crédito aleatoriamente. Antes de concedê-lo, os seguintes critérios são avaliados:
- renda pessoal: quanto o cliente recebe por mês;
- capacidade de pagamento: se ele será capaz de pagar a fatura mensalmente;
- comprometimento de renda: o limite não deve ser alto a ponto de comprometer a renda do consumidor;
- histórico de pagamentos: o banco avalia se o cliente paga suas contas pontualmente, incluindo a fatura do cartão.
O que fazer para aumentar o limite do crédito?
Veja algumas dicas para manter uma boa reputação financeira e ver seu crédito subir:
Mantenha o nome limpo
Antes de o banco conceder crédito a um cliente, ele analisa todo o seu histórico de pagamentos. Uma forma de o banco aumentar o limite do cartão é percebendo que o consumidor é capaz de pagar a fatura em dia. Essa análise é feita observando o score de crédito nos birôs.
Quando o consumidor paga suas contas com pontualidade, a pontuação costuma ser bem alta. Mas, por outro lado, quando ele deixa de pagar uma fatura ou a posterga para o mês seguinte, por exemplo, os pontos caem.
Quanto mais ele paga suas contas, mais demonstra ao banco que é capaz de honrar seus compromissos financeiros. Com isso, ele tem mais facilidade em ceder um crédito maior.
Atualize a sua renda
O banco disponibiliza o crédito com base na renda mensal informada pelo consumidor. Se ele recebe um aumento de salário, por exemplo, precisa informar à instituição financeira. Assim, ela se sente mais segura para atualizar o limite.
Utilize o cartão com frequência
Para atualizar o limite, o banco precisa perceber que o crédito é utilizado com frequência. Caso ele seja pouco utilizado, a instituição entenderá que o crédito atual é suficiente e, portanto, não verá necessidade de aumentá-lo.
Para estimular o aumento do limite, o consumidor pode começar a pagar o máximo possível de contas com o crédito — pelo menos, até metade de seu limite mensal.
O problema é que essa atitude pode comprometer a renda, já que é fácil perder o controle das contas. Por isso, o ideal é que o consumidor utilize o crédito já tendo o dinheiro para pagá-lo.
Ele pode guardar o valor na poupança e pagar assim que a fatura for fechada. É um método para utilizar o crédito e manter o nome limpo.
Não atrase o pagamento da fatura
Tão importante quanto manter o nome limpo é pagar a tarifa do cartão em dia. Isso mostra o compromisso que o cliente tem em honrar os pagamentos com a instituição.
Então, evite pagar após o vencimento. Além de comprometer o seu crédito, ainda terá que pagar juros.
Outro problema grave é quando o consumidor, por não conseguir pagar a fatura por completo, acaba deixando para o mês seguinte.
Além dos juros, ele ainda pode ter a fatura parcelada pelo Banco Central (o que inclui juros altos por mês) e entrar no crédito rotativo — o que, no fim das contas, só compromete a reputação financeira do consumidor com o banco.