Seu cão está com diarreia? Veja o que fazer

Conheça as principais causas e saiba o que você precisa fazer diante do problema. É importante ficar atento para identificar a hora de procurar ajuda profissional.

Seu cão está com diarreia

Assim como acontece com os humanos, o seu cão provavelmente terá diarreia algumas vezes na vida. O problema pode ser um indicativo de que o animal comeu demais ou ingeriu algum alimento estragado. No entanto, também pode ser um sinal de algo mais grave, como uma virose ou infecção por bactérias.

Na maioria dos casos, não há motivo para alarme. No entanto, é importante que o tutor esteja bastante atento, pois pode ser uma emergência veterinária e, nesse caso, o tempo de ação pode fazer a diferença na hora de resolver o problema.

Se o seu pet é filhote ou idoso, é ainda mais importante conversar com um especialista para saber o que ele recomenda que seja feito, mesmo que em casa.

Preste atenção no cocô


Em todos os casos de diarreia, a melhor forma de tentar descobrir pistas da causa e também avaliar a gravidade do problema é examinando as fezes do animal. Essa pode ser uma tarefa desagradável, mas faz parte de ser um tutor responsável.

A consistência e a coloração do cocô podem dizer muito sobre o que está acontecendo, e mesmo que você vá procurar um veterinário, essa será uma das primeiras coisas que ele vai te perguntar.

O formato, o tamanho e a presença de pedaços de alimentos ou parasitas nas fezes também podem ajudar a identificar a causa do problema. Se as fezes têm sangue, procure ajuda imediatamente.

Perceba o comportamento do animal


Também é importante ficar ainda mais atento ao comportamento de um cachorro que está com diarreia, pois a frequência e a maneira como ele defeca também podem dar pistas importantes sobre a gravidade e sobre o motivo do problema.

Se o seu cachorro defeca várias vezes e faz muito esforço, ele pode, por exemplo, estar sofrendo com um processo inflamatório. É importante também observar se o animal sinaliza estar sentindo dor enquanto defeca ou mesmo quando não está fazendo isso.

Aliás, é essencial observar sempre se o animal apresenta qualquer outro sintoma. Não é incomum, por exemplo, que o animal vomite ou tenha febre, o que também deve servir de alerta de que você precisa procurar ajuda profissional o quanto antes.

Reforce a hidratação


Durante a diarreia, a oferta de água precisa ser intensificada várias vezes e em pequenas quantidades para que o animal não fique desidratado.

Pode ser uma boa ideia oferecer também bebidas isotônicas, como as que usamos para praticar esportes, pois elas também ajudam a repor eletrólitos e minerais. Água de coco também costuma ser bem-aceita pelos cachorros e é recomendada.

Saiba que o jejum pode ajudar


Quando estão com diarreia, é comum que os cachorros recusem o alimento, e esse é outro fato que merece atenção, especialmente se o problema persistir por mais de alguns dias, pois o animal pode ficar desnutrido e ainda mais fraco.

No entanto, a melhor receita caseira para parar a diarreia é justamente suspender a oferta de alimentos por 24h até 48h. Isso é necessário para ajudar o animal a limpar o organismo e eliminar totalmente aquilo que está fazendo mal. Essa receita só é válida para cachorros saudáveis, vacinados e que não apresentem qualquer outro sintoma.

Após o jejum, a recomendação é preparar uma comida mais leve, para reintroduzir a alimentação aos poucos. Arroz branco e batatas cozidas, sem tempero e sem óleo, podem ser boas opções. Frango sem tempero e sem pele também.

Previna o problema


A melhor receita para qualquer problema é a prevenção. Portanto, mantenha o seu cachorro sempre vacinado e vermifugado. É importante também garantir que ele tenha uma dieta rica e balanceada, independente se vai optar pela ração ou por uma alimentação natural.

Também não é recomendado oferecer aos cachorros o resto de nossas comidas, pois muitos dos nossos temperos não são bem digeridos pelo organismo deles. Certifique-se, ainda, de que o seu pet não tenha acesso a produtos que podem ser tóxicos.
Postagem Anterior Próxima Postagem