Quanto tempo dura a impermeabilização de um sofá

Quanto tempo dura a impermeabilização de um sofá?

A procura por empresas que ofereçam serviços de limpeza e impermeabilização de um sofá ou tapete tem crescido nos últimos meses.

Essa procura pode ser justificada pelo grande número de produtos que além de fazer a limpeza, também são capazes de fazer a impermeabilização de um sofá, o que permite que ele mantenha sua qualidade, sua limpeza no dia a dia seja mais prática e também, a sua durabilidade seja maior.    

Muitos tecidos mancham com o passar do tempo e também é comum que líquidos, sujeira, poeira e outras coisas façam com que o sofá fique com aspecto de velho, mas, na verdade, pode ser só o acúmulo de sujeira.

Para evitar que isso aconteça, uma alternativa é realizar o processo de impermeabilização de um sofá, com isso ele ficará limpo por muito mais tempo, mais conservado e sem manchas.

Há uma grande variedade de empresa de limpeza que oferecem esse tipo de serviço, mas na hora de fazer a contratação, escolha uma que seja de confiança e tenha responsabilidade no que faz.

O que é a impermeabilização de um sofá?

O processo de impermeabilização de um sofá consiste em aplicar produtos apropriados e específicos, que irão fazer com que haja um fechamento entre as tramas que compõem o tecido.

A função principal de fazer a impermeabilização de um sofá é dar mais proteção ao tecido contra a absorção de líquidos, como sucos, água, leite, cerveja, vinhos e outros.

É comum que esse derramamento ocorra no dia a dia, ainda mais quem tem criança em casa ou até por causa de eventuais acidentes, ou distrações.

A impermeabilização de um sofá não só protege, como também proporciona maior durabilidade, tanto do sofá quanto da limpeza e faz com que ele mantenha a sua cor original por um período de tempo muito maior.

Impermeabilizar não causa alteração na textura do sofá, dessa forma o tecido não irá endurecer após o processo de aplicação do impermeabilizante.

Como faz para impermeabilizar um sofá?

A aplicação do produto é feita por profissionais devidamente capacitados e habilitados por alguma empresa de limpeza.

Esses profissionais fazem a pulverização do impermeabilizante em todo o tecido do sofá, geralmente esse processo pode demorar entre 2 e 3 horas para ser concluído.

A aplicação desse produto só é feita depois que o sofá está totalmente limpo e higienizado, seja através de uma limpeza a seco ou outra limpeza que seja equivalente.

Todos os tecidos podem ser impermeabilizados?

A maioria dos tecidos pode receber a aplicação do impermeabilizante, porém sobre tecidos de origem sintética como o PVC e o Poliuretano esse processo não é indicado.

Quanto tempo dura a impermeabilização de um sofá?

O tempo de duração da impermeabilização de um sofá pode variar de acordo com o local onde o sofá está e com a quantidade de pessoas que fazem uso dele por dia.

Em lugares com grande movimentação e que ele é usado com frequência, a impermeabilização pode durar até 2 anos.

Já em sofás de apartamentos, casas de família ou onde o seu uso é mais limitado, esse processo pode ter duração de 4 anos.

Quanto custa a impermeabilização de um sofá?

Os custos envolvidos no processo de impermeabilização de um sofá podem ser variados, pois, irá depender da empresa de limpeza que foi contratada e do tamanho do sofá.

Existem variados tamanhos de sofás, para 3 lugares, 2 lugares, sofá do tipo namoradeira, em formato de L, sofá de canto, do tipo retrátil e muitos outros.

De acordo com alguns dados de empresas que prestam esse serviço, o preço médio para impermeabilizar um sofá com capacidade para 2 lugares pode ser de cerca de 200 reais.

Quais são as vantagens da impermeabilização de um sofá?

As vantagens de fazer a impermeabilização do sofá são muitas, tanto para o estofado quanto para quem faz uso dele. Confira algumas das vantagens mais importantes em optar por fazer esse processo:

Maior durabilidade do estofado

A impermeabilização é capaz de dar uma vida útil muito maior ao estofado. Isso é possível porque o produto usado no processo tem a capacidade de inibir a proliferação de microrganismos, como o bolor e fungos, pois a umidade não é absorvida pelo tecido, como ocorre quando o tecido não é impermeabilizado, dessa forma o produto forma uma camada que protege o tecido.

É importante lembrar que o impermeabilizante não protege o sofá contra riscos de caneta e tinta, dessa forma é bom ter cuidado ao usar essas coisas no sofá.

Maior liberdade para os animais domésticos

Para os amantes dos animais, impermeabilizar pode ser uma ótima opção. Quem tem algum bichinho em casa, como gato ou cachorro, sabe que eles podem sujar o estofado, mesmo que seja sem querer, com sujeira das patas, pêlos e até mesmo um pouco de xixi.

Dessa forma, optar por fazer o processo de impermeabilização é excelente para conservar o sofá e deixar os animais mais à vontade para usarem o sofá.

A proteção contra o xixi dos animais pode não ser garantida, uma vez que a urina é um líquido ácido e pode romper a camada protetora formada pelo produto na malha do tecido.

Maior tranquilidade e segurança para as crianças

Com o sofá impermeabilizado, as crianças podem usá-lo sem que os adultos fiquem preocupados com as chances da criança derramar água, suco, leite ou qualquer outra coisa no estofado.

Caso ocorra da criança ou alguém derramar algum líquido, ou sujeira pastosa, como papa, é só fazer a remoção com um pano e deixar o pano até que todo o líquido seja absorvido.

Mais facilidade na hora de fazer a limpeza do estofado

Limpar um sofá impermeabilizado é muito mais simples do que limpar um que não é e requer bem menos esforço. Por ter uma camada protetora, a sujeira não consegue fixar nas tramas do tecido e com isso, basta apenas fazer uma aspiração com aspirador de pó e pronto, a sujeira será eliminada.

Posso fazer impermeabilização em outros móveis da minha casa?

A resposta é sim, além do sofá, você também pode impermeabilizar tapetes, cadeiras que tenham estofado, puffs, colchões de todos os tamanhos, poltronas e almofadas.

Por que devo impermeabilizar?

Veja alguns motivos para fazer a impermeabilização de um sofá:

  • Esse processo evita o aparecimento de manchas
  • Preserva a aparência do sofá por muito mais tempo
  • Torna a limpeza mais fácil e rápida
  • Torna o tecido do estofado mais resistente à mudança de cor causada pela exposição ao sol e muito mais.

Agora que você já conhece todos os benefícios que a impermeabilização de um sofá pode ter, não perca tempo e entre em contato com uma empresa de limpeza para realizar o agendamento do serviço.