Closet aberto

Closet aberto: quais seus benefícios e como ter o seu?

Estiloso, prático e funcional são algumas características do closet aberto. Não à toa, ele está conquistando um grande número de pessoas. Saiba mais sobre o modelo!      

O setor de móveis e decoração apresenta, com frequência, produtos novos. As tendências podem ser acompanhadas nas redes sociais, que ajudam a compreender o que está fazendo sucesso no momento.

O guarda-roupa sem portas, também conhecido como closet aberto, é um exemplo disso. Ele pode ser usado em diversas decorações, transitando entre o quarto boho com paleta de tons terrosos e o quarto minimalista que segue uma cartela mais acinzentada. Isso porque ele é versátil e apresenta diversas vantagens no dia a dia.

Reunimos algumas dicas simples e eficientes para você adquirir um modelo que atenda às suas necessidades. Confira as informações abaixo para saber mais sobre essa tendência e conheça os principais benefícios de usar um closet aberto.

5 vantagens do closet aberto

Novas opções de closet, com estrutura e materiais diferenciados, surgiram ao longo dos anos. O closet aberto não tem portas, por exemplo.

Essa característica deixa o móvel em evidência e ele passa a ter uma posição ainda mais importante na decoração do quarto. Veja as vantagens do modelo.

Ambiente integrado

O guarda-roupa tradicional tem um grande impacto visual por causa das portas. Essa característica pode deixar a decoração muito séria e inflexível.

Uma das grandes vantagens do closet aberto é a sua integração com o ambiente: o design mais leve faz toda a diferença na decoração.

Praticidade

Outra característica marcante do closet aberto é a praticidade. Afinal, todos os itens podem ser rapidamente visualizados.

Assim, fica mais fácil escolher as roupas e os acessórios para sair de casa. Portanto, esse tipo de closet é um grande aliado das pessoas com rotinas agitadas.

Versatilidade

O closet aberto pode fazer parte de quartos pequenos e grandes, com decorações rústicas ou refinadas. A versatilidade do modelo chama a atenção.

Opções feitas de ferro criam um resultado moderno e minimalista, enquanto modelos de paletes são excelentes escolhas para decorações rústicas ou que seguem o estilo boho.

Ventilação

Quem tem armários tradicionais sabe: é necessário deixar as portas abertas para que as roupas recebam mais ventilação.

Desse modo, é possível evitar que as peças fiquem com um cheiro desagradável. A boa notícia é que isso não é necessário com o closet aberto, porque ele recebe ventilação constante.

Custo-benefício

A relação custo-benefício desse modelo também é muito vantajosa. Afinal, a estrutura ampla e a ausência de portas barateia o processo de produção. Por isso, é possível encontrar modelos com preços altamente competitivos.

Tenha o seu próprio closet aberto

Hoje em dia, existem diversos modelos de closet aberto que estão disponíveis nas lojas de decoração. Para escolher um modelo adequado às suas necessidades, veja a quantidade de prateleiras, gavetas e araras que o móvel possui. Dessa forma, você consegue saber se ele comporta todos os seus itens.

Nem sempre é fácil encontrar um móvel que atenda a todas as nossas necessidades. Nesses casos, você pode contratar um marceneiro e encomendar um móvel totalmente personalizado.

Algumas pessoas usam mais prateleiras, enquanto outras precisam de muito espaço para os cabides. Então, a vantagem de encomendar um móvel é, justamente, personalizá-lo da maneira mais prática para a sua rotina.

Também é possível criar um closet aberto usando diferentes móveis individuais. Araras e cômodas são alguns itens indispensáveis.

Prateleiras e nichos completam a decoração, que se torna ainda mais versátil, uma vez que as peças podem ser separadas e dispostas de diferentes maneiras.

Estética faz toda diferença

O armário precisa estar em harmonia com a decoração do quarto, independentemente de ser fechado ou aberto.

Por isso, é importante escolher um móvel que combine com os outros itens, como a cama e a escrivaninha. Para isso, analise fatores como matéria-prima, design e cartela de cores.

Uma decoração minimalista com tons sóbrios não combina com um closet de palete, por exemplo. Entretanto, o palete é uma escolha certeira para quem segue uma decoração boho, com lenços estampados e mantas coloridas. Na dúvida, opte por um móvel em madeira.