Alugar carro direto com proprietário: vale mesmo a pena?

Alugar carro direto com proprietário pode parecer mais fácil, mas será que vale a pena? É seguro? E as locadoras? Entenda mais neste artigo.

Muitas pessoas escolhem alugar carro direto com o proprietário devido a facilidades e economia, além de menos burocracia para o serviço. Mas será que essa é uma opção que vale a pena?

Atualmente, ter um carro é muito mais do que luxo. Virou sinônimo de conforto e liberdade, porém comprar um veículo vem se tornando mais difícil financeiramente. Por isso, o aluguel é uma boa alternativa para quem precisa de um carro, seja para viajar, seja para trabalhar, mas não consegue ou não deseja investir na compra.

E quem tem um carro e o utiliza esporadicamente, costuma alugar para outras pessoas e assim garantir uma renda extra no fim do mês. Assim, o aluguel de carros particulares se tornou um bom mercado, atraindo proprietários de veículos e também empresas especializadas em aluguel de carros, inclusive para motoristas de aplicativos.

Pensando nisso, reunimos, neste artigo, as principais vantagens e desvantagens em alugar carro direto com o proprietário e qual o diferencial que uma locadora especializada pode fazer. Então continue a leitura!
 

Vantagens de alugar carro direto com proprietário


Vantagens de alugar carro direto com proprietário

Antes de alugar, o ideal é fazer uma boa pesquisa e saber se realmente o serviço é necessário. Em tempos de internet, tornou- se mais fácil buscar recorrer ao aluguel ou transporte de aplicativos.

Contudo, esse assunto costuma gerar dúvidas nos usuários, sobre qual dessas formas de alugar carros vale mais a pena.

Visando facilitar a vida dos usuários e o processo, há proprietários de carro que preferem receber pela locação de forma direta, sem o intermédio de empresas do setor.

Essa forma de alugar carros possibilita que qualquer pessoa possa fazer o serviço facilmente, para qualquer pessoa.

E além disso, há vantagens consideráveis, como:

  • processo mais rápido;
  • menos burocracia;
  • poucos condutores
  • os proprietários podem levar o carro até a pessoa.

Ou seja, é uma via de mão dupla de vantagens porque além de ser uma fonte rentável ao proprietário, apresenta vantagens para quem for alugar.
 

Desvantagens de alugar carro direto com proprietário


Apesar das vantagens e facilidades, como tudo na vida, há o outro lado da moeda, em que essa opção pode não ser vantajosa, em certos casos. Principalmente em relação à confiança com o proprietário e personalização do plano.

Veja agora quais são as principais desvantagens em alugar um carro direto com o proprietário.

  • não há como escolher o modelo do carro;
  • não conhece o proprietário;
  • proprietários não costumam aceitar reservas;
  • para quem vai alugar em cima da hora, não é uma boa opção;
  • sem a certeza de que o carro foi revisado ou há segurança;
  • problemas, como batidas, roubo podem ficar por conta do locatário.

Além dessas, há outras situações de desvantagens também para o locador. Como casos em que o locatário não entrega o veículo ou com prejuízos como batidas e falta de peças, por exemplo.

Por isso, antes de alugar um carro direto com proprietário, avalie se essa opção é viável para você, após analisar as vantagens e desvantagens aqui apresentadas.
 

Aluguel com locadoras é fácil


Aluguel com locadoras é fácil

Por outro lado, quem não deseja recorrer ao aluguel de carro direto com o proprietário porque não tem muita confiança, as locadoras de carros são a alternativa, já que são especializadas nesse serviço.

Ter um carro próprio, apesar de ser a vontade de muitas pessoas, costuma sair mais caro do que o planejado. Afinal é preciso pagar taxas como IPVA, emplacamento, seguro, revisão, vistoria além de gastos com peças e combustível.

Por isso, as ofertas de locadoras de veículos possibilitam que o usuário tenha um carro para viajar com a família, passear com os amigos ou até mesmo trabalhar, sem ter grandes gastos no fim do mês. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, esse aluguel é feito de forma fácil e segura.

Por ser uma forma mais flexível de locação, a modalidade dá ao locatário maior liberdade e poder de escolha do veículo, com opções de modelo e categoria que mais o agradam. Além disso, outras facilidades como a reserva antecipada e possibilidade de devolução flexível no momento e local que quiser motivam mais pessoas a buscarem as locadoras.

Portanto, o usuário tem total liberdade para viagens e negócios, sem se preocupar com itinerário diferente do seu. Outra facilidade das locadoras de veículos é que elas estão localizadas em pontos estratégicos nas cidades, como nas proximidades dos aeroportos. O que facilita bastante para quem procura a contratação do serviço.
 

Segurança


Outro ponto muito importante do aluguel em locadoras é a garantia de segurança. Porque as empresas sempre realizam revisões e manutenções nos veículos, para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Além de várias regras que elas precisam seguir à risca.

Então, o locatário não precisa ficar preocupado quando for viajar com um carro alugado, porque há a garantia de revisão. Além disso, há também o seguro que protege o veículo contra roubos e acidentes, isentando o cliente de arcar com esses custos.

Assim, com essa sensação de segurança, é mais confortável para o usuário alugar um veículo em uma empresa especializada e de confiança.

Porque na ocorrência de qualquer imprevisto sabe-se que a parceria entre a seguradora e a locadora realiza todos os procedimentos necessários. E assim, o locatário pode ter mais liberdade e tranquilidade para usar o carro, seja qual for a finalidade.

Portanto, na hora de escolher onde alugar um carro, não deixe de cogitar a locadora de carros, que é uma empresa voltada para prestar o serviço completo e com vantagens para o cliente, como as que você viu ao longo deste texto.
 

Personalização


Personalização

Normalmente, alugar carro direto com proprietário é mais restrito. Isso porque, geralmente, não há uma frota, mas sim um carro particular do dono. Por isso, pode ser que você não consiga alugar pelo tempo que precisa, ou renovar a sua reserva.

Já nas locadoras, isso não acontece, porque além de variados planos, as frotas permitem essa renovação. Na Foco Aluguel de Carros, por exemplo, você pode optar pelo tempo que precisar, desde diárias, planos mensais e até anuais.

Concluindo, neste artigo vimos que o aluguel de carro apresenta facilidades, tanto para quem vai alugar carro direto com proprietário ou para quem optar pela locadora. De todo modo, com ambos os serviços você terá um carro para usar, o que difere é a especialização, serviços completos, segurança, personalização e valores competitivos que as locadoras oferecem.
Postagem Anterior Próxima Postagem