Seu cachorro está fazendo xixi por toda a casa

Seu cachorro está fazendo xixi por toda a casa? Saiba como ensiná-lo a fazer no lugar certo

Aprenda algumas técnicas para ensinar o seu cão a fazer xixi no local correto.    

Uma das maiores preocupações dos tutores de cachorro, é evitar que o pet faça xixi em locais inadequados. Afinal, chegar em casa e encontrar uma poça de xixi no meio da sala não é nada agradável.  

Infelizmente, muitas pessoas encontram uma grande dificuldade em adestrar o cão nesse quesito e algumas chegam até a desistir depois de inúmeras tentativas sem sucesso.

No entanto, com o treinamento correto e uma rotina bem definida, é possível corrigir esse problema sem precisar tirar o conforto do pet.

Portanto, se você também possui essa mesma dificuldade com seu cão, leia este artigo! Nele, explicamos tudo o que você precisa fazer para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Antes de tudo, é importante deixar claro que qualquer tipo de adestramento exige muita paciência e persistência por parte do tutor.

Portanto, você não deve desistir se seu cachorro demorar um pouco mais para aprender ou tiver alguma recaída.

Dessa forma, para ajudar você a resolver esse dilema de uma vez por todas, selecionamos algumas dicas e técnicas bastante eficazes para treinar o seu amigo de quatro patas a fazer xixi no lugar certo. Confira!  

Defina um local para ser o “banheiro”

O primeiro passo para adestrar seu cão nesse quesito é escolher um cantinho para ser o banheiro dele. O ideal é que esse local seja um pouco distante da caminha e dos potes de água e de comida, para que o animal tenha um melhor entendimento.

Um método interessante é utilizar aqueles tapetes higiênicos com gel absorvente, que possuem a mesma finalidade das fraldas para bebês.

Eles são recomendados, pois são descartáveis e ajudam a manter a casa limpa e sem mau cheiro de urina.

Dessa forma, você deve criar o hábito de levar o pet para esse cantinho algumas vezes por dia e ficar com ele ali até ele fazer xixi, para que ele entenda que aquele é o “banheiro” dele.

Logo após ele fazer o xixi, uma boa dica é oferecer um petisco como recompensa, para incentivá-lo cada vez mais.

Contudo, é importante ressaltar que você não deve fazer desse acontecimento um evento e comemorar efusivamente quando o animal conseguir, visto que isso pode acabar assustando ele e tendo o efeito reverso.

Crie um comando para o xixi

Os cachorros são animais que gostam e possuem uma maior facilidade de aprendizado através de comandos. Eles ficam bem alegres quando conseguem entender ou acertar alguma tarefa e são agradados pelos seus tutores com alguma recompensa.

Sendo assim, da mesma forma que ensinamos alguns truques por comandos, como sentar, rolar e dar a patinha, o xixi também pode ser ensinado dessa maneira.

Para isso, defina uma palavra de comando — pode ser o próprio “xixi” dito com um tom mais forte ou até mesmo “tapete” — e pronuncie ela toda vez que o seu pet der indícios de que quer urinar.

Crie uma rotina para o cachorro

Da mesma forma que precisamos ter uma rotina diária estabelecida, os cachorros também precisam. Ou seja, é importante que o animal tenha um horário definido para se alimentar, brincar, dormir e principalmente para fazer suas necessidades.

Sendo assim, estipule um horário para que o cão possa fazer xixi no cantinho reservado para ser o banheiro dele. Lembrando sempre que os cães filhotes geralmente fazem xixi logo após comer, já os adultos costumam demorar cerca de 20 minutos.