Quais móveis usar em sala de estar pequena

Quais móveis usar em sala de estar pequena?

Veja como deixar o espaço organizado e aconchegante    

A sala de estar é um dos lugares preferidos de muita gente, porque serve para aproveitar momentos de lazer e de descanso, para dividir o dia com a família ou ainda para pôr o papo em dia com os amigos.

Para tanto, é preciso que o ambiente seja confortável e acolhedor. Como fazer isso em uma sala de estar pequena?

Ao contrário do que se pode imaginar à primeira vista, é super viável unir conforto e beleza mesmo em ambientes reduzidos. Uma dica é resgatar a funcionalidade de móveis e objetos, como um sofá retrátil.

Hoje você vai aprender a decorar uma sala de estar pequena utilizando os conceitos de praticidade e organização.

Primeiros passos

Um dos piores erros que se pode cometer na hora de decorar um espaço é não ter a noção exata das dimensões do ambiente – e isso vale tanto para espaços grandes quanto para os pequenos.

Não dá para investir num móvel enorme se ele vai impedir a circulação de pessoas, nem para colocar um móvel pequeno demais num lugar com espaço sobrando. A questão é encontrar sempre a proporcionalidade ideal para cada lugar.

No caso de uma sala de estar com dimensões pequenas, é preciso medir com precisão as paredes e espaços vazios para saber que tipo de móvel usar e quais os tamanhos adequados de cada um deles – seja do sofá, da rack, do tapete e até mesmo da TV.

Além da proporção dos móveis em relação ao espaço, outro aspecto que deve ser considerado é a pintura.

Exatamente por conta do tamanho reduzido, é preferível utilizar tons mais claros e neutros, como o branco e tons pastel, por gerar uma sensação de amplitude maior.

A próxima etapa é a decoração. Nesta fase, o ideal é buscar móveis funcionais que ofereçam o conforto necessário e tenham o tamanho ideal para a sua sala de estar, como veremos a seguir.

Sofá retrátil

Uma boa ideia em lugares reduzidos é investir em móveis que sejam funcionais. No caso de um sofá retrátil, a praticidade vem da possibilidade de ele servir como assento e como cama, caso você receba alguma visita e não tenha um colchão extra na hora.

Rack ou aparador

Para apoiar a TV ou ainda para organizar os livros e suas coleções pessoais, nada como uma rack ou aparador. O móvel não precisa ser muito grande e mesmo assim traz uma sensação de organização para qualquer ambiente.

Mesa de centro

Se sua sala, mesmo pequena, oferecer um espaço entre a TV e o sofá, você pode colocar uma mesinha ao centro, como um apoio para aquele lanche enquanto você assiste sua série favorita.

Só é preciso mantê-la sempre limpa, evitando o surgimento de visitas indesejáveis, como moscas e formigas.

Prateleiras

Outra opção para quem tem pouco espaço é optar por distribuir algumas prateleiras nas paredes para poder organizar seus materiais e itens de decoração.

O mais indicado é colocar em uma parede lateral ou ainda em espaços com pouca interferência, como ao lado da TV ou na parede atrás do sofá.

Estante vazada

Essa dica vai para quem vive em ambientes integrados e divide a sala com outros cômodos, como quarto ou cozinha.

Nesses casos, uma estante vazada dá conta do recado porque distingue os espaços sem a necessidade de divisórias, como portas e paredes.

Puffs

Se você tem um sofá pequeno, uma sugestão para poder oferecer mais assentos é acrescentar puffs à sua sala.

Existem modelos bem versáteis e compactos que servem ainda como apoio a alguns objetos, como revistas, vaso de planta ou porta-retrato. É um móvel funcional e interessante para lugares menores.